Loading...
Person
da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa, Ana Luísa
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Variação linguística e ensino de português, língua não materna: o caso dos pronomes átonosPublication . Costa, Ana LuísaPara o desenvolvimento de níveis superiores de proficiência comunicativa em PLNM, é crucial promover a consciência linguística da variação geográfica, social e situacional. As aprendizagens linguísticas a desenvolver devem, para isso, ter em consideração a complexidade de «regras variáveis» (Vieira, 2008). Uma oficina gramatical e tarefas de leitura exemplificam atividades metalinguísticas que podem apoiar um percurso de consciencialização do funcionamento de pronomes átonos.
- Que gramática ensinar? – Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridadePublication . Costa, Ana Luísa; Sequeira, Ana Pires
- Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da gramáticaPublication . Costa, Ana Luísa; Batalha, JoanaCom o presente artigo, propomos contribuir para uma clarificação conceptual do campo da investigação em didática da gramática, aprofundando a refl exão em torno das fronteiras entre linguística e ensino da língua. Esta reflexão será ilustrada pela consideração de dois percursos de investigação sobre relações entre gramática e competência de escrita, por um lado, e entre gramática e competência de leitura, por outro. Dos resultados destes trabalhos – que disponibilizam informação sobre o conhecimento linguístico em estabilização em idade escolar – emergem ainda dois desafios cruciais para a investigação em didática da gramática: o problema da validação das propostas didáticas decorrentes da investigação e o problema da disseminação dos resultados. Nas considerações finais, debatem-se estes problemas à luz de uma perspetiva de trabalho em permanente interação entre três polos: investigação, ensino e aprendizagem da língua e formação de professores.