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- Design e envelhecimento humano : conceitos aplicados à pessoa idosaPublication . Carvalho, David; Paiva, Bartolomeu Adalberto FigueiredoBaseados no crescente envelhecimento populacional e no Design orientado para a inclusão, pretendemos contribuir para a reflexão sobre as necessidades da população idosa, mais concretamente sobre a inovação transposta para equipamentos de apoio a pessoas de idade avançada. O envelhecimento da pessoa representa uma conquistada da sociedade, e simultaneamente um desafio: o envelhecimento e um problema complexo que, estando para além da estrita dimensão temporal, envolve aspetos biológicos, psicológicos e sociais. Nesta linha, e para que não consideremos a pessoa idosa como alguém impedida de cumprir um conjunto de ações essenciais, devemos criar condições e ferramentas que favoreçam a sua independência física e emocional, orientada para a ideia de um envelhecimento ativo, no qual, as limitações naturais e funcionais não resultem na redução significativa da qualidade de vida. O Designer, enquanto gerador de soluções orientadas para colmatar necessidades humanas, constitui assim o mote desta reflexão, centrada na aplicação de conceitos de Design ao quotidiano da pessoa idosa – contribuindo, deste modo, para esse desígnio ético e social de participação na sua inclusão, através da criação de objetos e tecnologias que propiciem sentimentos de segurança e bem-estar nos seus utilizadores e naqueles que consigo (con)vivem.
- Design e arquitetura escolares : currículo ocultoPublication . Paiva, Bartolomeu Adalberto FigueiredoA educação, enquanto conceito e condição fundamentais à transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos seus recursos e contextos de referência um universo potencial que, projetando a escola para além da sua vocação meramente academizante, a legima enquanto endade promotora de uma pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto - aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas, estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de ensinar, educar e formar.
- Design, paisagem e patrimônio cultural : o estudo de caso da Praça da Copaíba na cidade BauruPublication . Barcellos, Ekaterina E. I.; Fabio, Deborah R.; Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo; Paschoarelli, Luis C.; Botura Jr, GaldenoroO presente estudo pretende analisar o perfil do projeto urbano encontrado na unidade morfológica da Praça da Copaíba, na cidade de Bauru, e refletir sobre a sua dimensão patrimonial e cultural. Para tanto, avalia as questões ligadas às problemáticas urbanas e educativas decorrentes da proposta de utilização do espaço aberto e de uso coletivo. A investigação descritiva comparativa deve determinar qual o nível de participação e influência do Design existente nesse espaço público que valoriza e qualifica o signo: a Praça como um patrimônio físico imaterial, simbólico e cultural para a Centenária Árvore e seu espaço representativo. Por fim, o estudo traça um comparativo com aspectos do Programa Polis, de revitalização e ressignificação patrimonial e cultural, desenvolvido em Portugal, elegendo como elemento de comparação um de seus parques: o Parque Verde do Mondego, em Coimbra.
- Arquitetura, Design e Futuro: dimensão didática de espaços e objetos escolares/Architecture, design and future - educational dimension of school premises and objectsPublication . Paiva, Bartolomeu Adalberto FigueiredoA temática1 do II Seminário Internacional de Educação Artística da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti suscita, pela sua pertinência e atualidade, a possibilidade de desvelarmos o papel integrado da arquitetura e do design, não como núcleo disciplinar do currículo, mas antes como existência concreta que, na relação com os seus utilizadores e/ou fruidores, se converta em contributo para uma formação inteira que, despojada da materialidade das coisas, se afirme no universo subjetivo das aprendizagens que marcam o presente e o futuro de cada aprendente.
- Design social : inclusão, civilidade e educaçãoPublication . Paiva, Bartolomeu Adalberto FigueiredoA vida em sociedade e o reconhecimento dos múltplos entendimentos sobre design e sobre a sua partcipação neste complexo mundo em transformação obrigam a reconhecê-lo no universo patrimonial do quotdiano coletvo, seja no campo das materialidades objetvas ou nas justfcações conceptuais que encontram fundamento no layout refexivo de cada um. Convicção que remete para a consciencialização do design e da sua partcipação na construção do universo dos nossos objetos, contextos e comportamentos – o que o legitma enquanto currículo oculto e valor cultural das nossas vidas e o destaca face à perceção (in)formada do mundo em que vivemos. O universo infndável de aplicações do design e o desejo reiterado de coisas novas por parte da sociedade tem consttuído argumento e razão para o desenvolvimento de soluções múltplas aplicadas a uma mesma necessidade – fenómeno que tem propiciado a democratzação do design e nesse sentdo, a sua afrmação enquanto fenómeno eminentemente pedagógico e social. Na senda do seu desenvolvimento acelerado e da proliferação da oferta em design, vem-se colocando a problemátca da sua aceitação intergeracional, já que os novos códigos aplicados aos objetos e contextos divergem das lógicas de usabilidade das gerações anteriores. Importa por isso acentuar a preocupação didátca dos designers em estabelecer princípios conducentes a regular e democratzar a interpretação e utlização inclusivas de novos recursos e, nesse sentdo, afrmar-se como veículo de alfabetzação interdisciplinar, de natureza teórica e de aplicação concreta, neste nosso mundo em que a virtualidade se converteu em realidade (in)tangível.As problemátcas aduzidas legitmam a refexão sobre o papel ancestral do design no desenvolvimento comportamental das sociedades, no seu sentdo restrito ou mais abrangente, com infuência clara nos processos de formação e de socialização – sendo disso exemplo a apropriação que cada indivíduo faz do design e o aplica a si próprio como sinal ou condição distntva, ou ainda, enquanto recurso para a produção de espaço público centrado em objetos e contextos indutores de convivialidade e aproximação social. Em síntese, importa que o design partcipe na construção de um pensamento social que, mediado pelo designer, redunde na produção e transformação de comportamentos qualifcadores de uma relação social inscrita num complexo núcleo de materialidades e imaterialidades nas quais convergem a ciência, a arte e a tecnologia – tríade à qual não deve ser diversa a função pedagógica e didátca da escola, no quadro interdisciplinar da educação artstca e tecnológica.
- Design e urbanidade : cumplicidades do programa PolisPublication . Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo; Duarte, Rui Barreiros; Silva, Fernando José Carneiro Moreira daA presente tese insere-se na área científica de Design, e pretende contribuir para um (re)conhecimento e compreensão aprofundados da sua participação disciplinar na qualificação e valorização de contextos patrimoniais e culturais de cidades portuguesas, tendo como pano de fundo os novos paradigmas e modelos de comportamento sócio- -urbano e, concomitantemente, as novas manifestações de urbanidade. Fundados na estrutura temática da tese, recuperamos a matriz conceptual de urbanidade, numa perspectiva centrada no quadro evolutivo das complexidades urbanas, tendo por objecto fundamental a reflexão sobre a cidade física e social, na qual se fundamentam valores históricos, simbólicos e culturais. Convocamos o design, como disciplina central desta investigação, e dissertamos sobre o seu papel socializante no quadro do respeito pela cidade nas suas múltiplas dimensões, designadamente, na responsabilidade pela inclusão, na criatividade e inovação e na defesa da identidade cultural, a que associamos os contributos da sociologia, do ambiente e da educação. Em complementaridade aos núcleos teórico-conceptuais e visando-se o aprofundamento do campo de estudo, procedemos a uma abordagem transversal ao Programa Polis, tendente a clarificar o seu alcance e influência na qualificação urbana e valorização ambiental das urbes portuguesas, tendo subjacentes a participação e contributos do design. A complexidade de que se revestem os âmbitos e as perspectivas enunciadas encontra eco numa visão aparentemente não consciencializada dos cidadãos relativamente aos espaços e objectos determinados pelo design, problemática que justifica a investigação e a produção de novo conhecimento sobre o seu estatuto participativo e a sua dimensão cultural(izante) em espaço público. Metodologicamente, embora o estudo constitua essencialmente uma abordagem de tipo qualitativo, recorre também a informação quantitativa complementar, pelo que remete para uma metodologia mista não-intervencionista − dinâmica metodológica que, associada a múltiplos contextos e participantes, justificam a inclusão dos paradigmas construtivista e da complexidade no quadro desta investigação, que se assume ainda como um estudo de caso na variante multicaso. A conclusão geral do estudo permite considerar que o Programa Polis promoveu a requalificação do património urbano e contribuiu para a revalorização ambiental e usufruição de um expressivo número de lugares de cidades portuguesas. Essa evidência decorre do envolvimento de múltiplas entidades e agentes que potenciaram o carácter multidisciplinar das intervenções, destacando-se neste âmbito o design, o qual concorreu para novas estéticas e funcionalidades do espaço público - factores que induziram a novos usos e apropriações, reforçaram a identidade das cidades, favoreceram a qualidade de vida dos cidadãos e propiciaram a fundação de novas urbanidades.