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Advisor(s)
Abstract(s)
A educação, enquanto conceito e condição fundamentais à
transformação do homem nas suas múlplas dimensões, encontra nos
seus recursos e contextos de referência um universo potencial que,
projetando a escola para além da sua vocação meramente
academizante, a legima enquanto endade promotora de uma
pedagogia cultural. O design e a arquitetura, enquanto áreas
concomitantes da própria realidade escolar, vêm afirmando novas formas
de expressão estéca e funcional e inaugurando novas perspevas
didácas decorrentes da fusão entre ulizador, contexto e objeto -
aspetos essenciais à redefinição do gosto e ao dever de parcipação cívica
do indivíduo no quadro da (re)invenção e humanização dos espaços e
objetos de usufruição comuns. No pressuposto das ideias expressas, vimos
situar factos e refler sobre a possibilidade da escola se declarar como
centro de conhecimento, cultura e lazer com preocupações ecológicas,
estécas e cívicas, e na qual o design e a arquitetura se afirmem como
currículo oculto – parcipando assim nesse desígnio integrador de
ensinar, educar e formar.
Description
Keywords
Design Arquitetura Escola Currículo Oculto Design Architecture School Unknown Curriculum
Citation
Publisher
[Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Artes Aplicadas]