Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- VIVÊNCIAS E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS QUE INGRESSARAM DURANTE A COVID-19Publication . Canal, Cláudia; Almeida, Leandro S.A permanência e a evasão no ensino superior envolvem diversas variáveis e tiveram outras adicionadas no decurso da pandemia por COVID-19. Neste artigo, objetivou-se analisar os motivos apresentados por universitários que ingressaram nos anos de 2020-2021 para, apesar de haverem cogitado desistir do curso, permaneceram com o intuito de concluir a sua formação. Participaram 32 universitários de uma instituição federal brasileira, respondendo individualmente a uma entrevista semiestruturada. As categorias de análise do conteúdo das entrevistas incluem fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais mencionados pelos estudantes, permitindo reflexões para ações das instituições de ensino superior, principalmente no período pós-pandemia, com finalidade de reduzir a evasão e ampliar a permanência nos cursos de graduação.
- PERCEPÇÕES DE ATORES ESCOLARES SOBRE ESTUDANTES ADOLESCENTESPublication . Gonçalves, Eliane; Canal, CláudiaA percepção de atores escolares sobre estudantes adolescentes interfere no percurso escolar destes, impactando negativamente o seu processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi descrever concepções de educandos dos anos finais do ensino fundamental, suas respectivas mães e profissionais escolares acerca de adolescentes estudantes no ambiente escolar. A pesquisa foi qualitativa e descritiva, tendo sido entrevistados 36 participantes envolvidos no contexto escolar dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram percepções da adolescência como fase problemática, sem identificação dos potenciais de desenvolvimento nesse período, além de apontarem o desinteresse de estudantes como causador de problemas no desempenho desvinculado das práticas escolares. Considera-se nesse estudo a urgência de disseminar conhecimentos para desmistificar essas concepções apresentadas.