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  • Análise bibliométrica de Gambling utilizando métricas da WoS e VOSviewer
    Publication . Tinoco, Rui; Oliveira, Lúcia; Ribeiro, Andreia
    Enquadramento: O Gambling é uma área de estudo complexa que implica diferentes olhares e perspetivas disciplinares. Diversos estudos bibliométricos encontraram uma preponderância na área da investigação da tomada de decisão, entre outras áreas. Pretende‑se contextualizar essa preponderância, ao mesmo tempo que se atualiza tendências de investigação na área. Métodos: Conduziu‑se uma análise bibliométrica usando a base de dados Web of Science, onde se obteve um total de 4262 artigos publicados num intervalo (2019‑ 21 de março de 2022). Utilizou‑se a análise de resultados da WoS para realizar uma descrição dos resultados. Exportou‑se posteriormente esta mesma análise para o VOSviewer, por forma a identificar‑se campos de trabalho e tendências de investigação. Resultados: No que concerne a resultados, destacamos a existência de três grandes clusters de palavras‑chave correspondendo a gambling no geral; gambling disorder e decision making. Um quarto cluster emergiu, com menor representatividade, correspondendo a temas como addiction e metanálises. No que diz respeito a temas emergentes, identificámos palavras‑chave com tempo médio de publicação mais recente como: loot boxes; adolescents, covid‑19; stress; internet; gambling harm; internet gaming disorder, entre outros. Conclusões: Os resultados corroboram a tendência da literatura de aproximar os comportamentos relacionados com o gambling de outras patologias aditivas, nomeadamente o Substance Abuse, o uso problemático da internet e o gaming. Registamos ainda a temática do COVID‑19 como emergente quer em termos de palavras‑chave registadas quer ainda no que concerne aos artigos. Surgiram, na análise das palavras‑chave, três grandes clusters: um relacionado com o gambling e o problem gambling; um outro relacionado com o gambling disorder e um último em que o termo decision making assume um papel central. As palavras‑chave com mais impacto e com tempo de publicação mais recente foram COVID‑19, mas também algumas dimensões da internet, videojogos e as loot boxes em que a temática do gaming e o gambling se podem cruzar.
  • Análise bibliométrica do conceito de "Loot Box" utilizndo métricas da Scopus e VOSviewer
    Publication . Tinoco, Rui; Braga, Ana Sofia; Rodrigues, Letícia
    Este artigo realiza uma análise bibliométrica do conceito de loot box. Tendo em linha de conta este objetivo, procedemos a uma pesquisa deste termo na Scopus, no intervalo temporal 2018‑2022. Procuramos caracterizar a pesquisa considerando os autores, as suas filiações, as revistas mais relevantes, e ainda, identificar os temas que se apresentam com maior frequência nos artigos mais citados. Num segundo momento, a pesquisa foi analisada através do VOSviewer de Van Eck e Waltman (2010; 2022). No tipo de análise acoplamento bibliográfico (bibliographic coupling), as categorias propostas pelo programa foram mapeadas muito próximas e foi difícil distingui‑las entre si. Procuramos perceber os temas dos artigos com mais impacto, que confirmaram a inscrição da investigação sobre as loot boxes no gaming e gambling, e na forma como se configuram entre as pessoas mais novas. No que respeita a outras áreas, mais minoritárias no material em análise, regista‑se o interesse em caracterizar algumas variáveis dos compradores de loot boxes, o enquadramento das loot boxes como uma microtransação ou as relações que podem tecer com as apostas em eSports. Na análise de coocorrência (co‑occurrence) de palavras‑chave, identificaram‑se palavras com tempo de publicação mais recente que podem estar na origem de futuras tendências de investigação. Realçam‑se aqui palavras como child, adolescent, male, female e consumer protection. Estas palavras podem indicar uma preocupação com a utilização diferencial das loot boxes, conforme o estádio de desenvolvimento ou o género, bem como a necessida￾de de regulamentar esta área. Este campo de estudo ainda tem dimensões mais reduzidas, relativamente a outros conceitos que geram milhares e mesmo dezenas de milhares de resultados, no entanto, o presente trabalho configura algumas sistematizações sobre este tema. Em termos de sugestão de trabalho, futuros, o cruzamento deste campo de investigação com as apostas a dinheiro nos eSports e as microtransações poderão fornecer insights interessantes sobre este fenómeno.