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Análise bibliométrica do conceito de "Loot Box" utilizndo métricas da Scopus e VOSviewer

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Este artigo realiza uma análise bibliométrica do conceito de loot box. Tendo em linha de conta este objetivo, procedemos a uma pesquisa deste termo na Scopus, no intervalo temporal 2018‑2022. Procuramos caracterizar a pesquisa considerando os autores, as suas filiações, as revistas mais relevantes, e ainda, identificar os temas que se apresentam com maior frequência nos artigos mais citados. Num segundo momento, a pesquisa foi analisada através do VOSviewer de Van Eck e Waltman (2010; 2022). No tipo de análise acoplamento bibliográfico (bibliographic coupling), as categorias propostas pelo programa foram mapeadas muito próximas e foi difícil distingui‑las entre si. Procuramos perceber os temas dos artigos com mais impacto, que confirmaram a inscrição da investigação sobre as loot boxes no gaming e gambling, e na forma como se configuram entre as pessoas mais novas. No que respeita a outras áreas, mais minoritárias no material em análise, regista‑se o interesse em caracterizar algumas variáveis dos compradores de loot boxes, o enquadramento das loot boxes como uma microtransação ou as relações que podem tecer com as apostas em eSports. Na análise de coocorrência (co‑occurrence) de palavras‑chave, identificaram‑se palavras com tempo de publicação mais recente que podem estar na origem de futuras tendências de investigação. Realçam‑se aqui palavras como child, adolescent, male, female e consumer protection. Estas palavras podem indicar uma preocupação com a utilização diferencial das loot boxes, conforme o estádio de desenvolvimento ou o género, bem como a necessida￾de de regulamentar esta área. Este campo de estudo ainda tem dimensões mais reduzidas, relativamente a outros conceitos que geram milhares e mesmo dezenas de milhares de resultados, no entanto, o presente trabalho configura algumas sistematizações sobre este tema. Em termos de sugestão de trabalho, futuros, o cruzamento deste campo de investigação com as apostas a dinheiro nos eSports e as microtransações poderão fornecer insights interessantes sobre este fenómeno.
This article performs a bibliometric analysis of the loot box concept. Taking this objective into account, we carried out a search for this term in Scopus, in the 2018‑2022 time frame. We sought to characterize the research considering the authors, their affiliations, and the most relevant journals, and also identify the themes that appear most frequently in the most cited articles. Secondly, the research was analysed using VOSviewer by Van Eck and Waltman (2010; 2022). In the bibliographic coupling type of analysis, the categories proposed by the program were mapped very closely and it was difficult to distinguish them from each other. We sought to understand the themes of the articles with the most impact, which confirmed the inclusion of research on loot boxes in gaming and gambling, and the way in which these variables are configured among younger people. With regard to other areas, more in the minority of the material under analysis, there is an interest in characterizing some variables of loot box buyers, the framing of loot boxes as a microtransaction or the relationships it can form with eSports betting. In the co‑occurrence analysis of keywords, words with a more recent publication time were identified that may be the origin of future research trends. Words such as “child”, “adolescent”, “male”, “female” and “consumer protection” stand out here. These words may indicate a concern about the differential use of loot boxes, depending on the stage of development or gender, as well as the need to regulate this area. This field of study still has smaller dimensions, compared to other concepts that generate thousands and even tens of thousands of results, however, the present work configures some first systematizations on this topic. In terms of suggestions for future work, the intersection of this field of research with cash betting on eSports and microtransactions could provide interesting insights into this phenomenon.

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Análise bibliométrica VOSviewer Loot box Jogo problemático Artigo de revisão Bibliometric analysis VOSviewer Loot box Problem gaming and gambling

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