Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- PASSE.pro - Manual do dinamizador da dimensão curricular do secundárioPublication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, NunoO PASSE pretende, através de uma visão integrada e multifacetada do que é o comportamento e as escolhas alimentares, propor uma série de linhas de intervenção para o nível secundário – isto é, englobando o 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Existe uma série de constrangimentos que se põem à aplicação de um programa de promoção da saúde nestes níveis de escolaridade, que passamos a nomear: elevada carga horária e baixa disponibilidade dos professores; disparidade de disciplinas, áreas curriculares e percursos de aprendizagem dos próprios alunos com exames que determinam o futuro próximo.
- A gestão das técnicas de dinâmica de grupo em contextos de promoção da saúde: um mapeamento de competênciasPublication . Tinoco, Rui; Sousa, Nuno Pereira de; Cláudio, DéboraO presente artigo pretende sistematizar aspectos no trabalho de educação e promoção da saúde, nomeadamente quando se trata de intervenções em grupo. Num primeiro momento, realçamos a importância da adopção de um modelo da psicologia da saúde que conceptualize os comportamentos sobre os quais pretendemos intervir. De seguida sublinhamos a importância de se saber adaptar dinâmicas de grupo e jogos aos objectivos anteriormente delineados. Entramos de seguida em diversos aspectos que reputamos como cruciais no trabalho com grupos: as competências de dinamizador; as técnicas de aumento de expressividade do grupo, assim como a importância de se manter uma continuidade na intervenção. Chama-se igualmente a atenção para a importância das súmulas e de momentos de reflexão, quer sejam elas realizadas no meio de uma actividade, no seu fim ou ainda para sistematizar aprendizagens em momentos chave da intervenção. Finalmente, chamamos a atenção para a importância de se pensar um programa integrado, em que a intervenção em contexto de sala de aula é complementado por outras dimensões na comunidade.
- Vivências de si na toxicodependência – análise qualitativa de relatos de heroinómanos recolhidos em contexto institucionalPublication . Tinoco, Rui; Fernandes, LuísO estudo que aqui apresentamos foi elaborado a partir da análise de conteúdo de entrevistas efectuadas a heroinómanos em processo de tratamento. Procurámos explorar o modo como os participantes experienciaram os actos e atitudes tomados ao longo do seu percurso de consumidores. Detectámos, assim, diversos momentos que parecem ser decisivos na ocorrência de trajectórias de afastamento ou, pelo contrário, de maior envolvimento com actividades desviantes. É à definição desses momentos, tendo por base um dispositivo metodológico proposto por Foucault (1986), que dedicaremos a maior parte do nosso texto.