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  • Modos de inserção profissional dos licenciados em gestão de recursos humanos: um estudo de caso
    Publication . Almeida, António José
    Neste texto dá-se conta do processo de inserção profissional dos diplomados em GRH pela ESCE/IPS, entre os anos lectivos de 1999/00 e 2004/05. Os dados recolhidos permitem concluir que existe uma relativa facilidade em obter um emprego, uma inserção na precariedade e uma satisfação generalizada com as diferentes dimensões do emprego, à excepção da remuneração.
  • A profissionalização da gestão de recursos humanos: composição sociográfica de um grupo profissional em construção
    Publication . Almeida, António José
    Fortemente marcado por uma lógica instrumental e normativa, o campo da gestão de recursos humanos quer enquanto disciplina científica quer enquanto prática profissional tem sido utilizado, não raras vezes, para legitimar, no quadro das relações de trabalho, os interesses dominantes. Este passado histórico está na base da crise de confiança que atravessa o campo profissional cuja superação implica uma nova abordagem paradigmática capaz de reconhecer o carácter contingencial da gestão de recursos humanos. A análise da literatura disponível mostra‑nos as ambiguidades que atravessam o campo da gestão de recursos humanos as quais, no caso português, se mostram particularmente presentes dado o défice de reflexão crítica sobre os seus fundamentos teóricos e sobre as práticas profissionais em uso bem como a relativa juventude e a incipiente estruturação de um grupo profissional em crise de crescimento.
  • Contributos da sociologia para a compreensão dos processos de profissionalização
    Publication . Almeida, António José
    A Sociologia das Profissões tem vindo a merecer uma atenção cada vez maior dado o seu contributo para a compreensão das formas de estruturação social ao questionar os processos através dos quais diferentes grupos profissionais procuram conquistar ou manter um determinado estatuto social. Com este artigo procuramos dar conta daqueles que são os principais contributos teórico-metodológicos que nos podem auxiliar no estudo das profissões a partir de uma perspectiva capaz de dar conta das dinâmicas associadas aos processos sociais de construção dos grupos profissionais.