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- O enfermeiro no pré-hospitalar: cuidar para a curaPublication . Mota, Mauro; Cunha, Madalena; Reis Santos, MargaridaIntrodução: A presença de enfermeiros no contexto pré-hospitalar português remonta ao ano de 1981. Em 2007, constituíram-se as Ambulâncias Suporte Imediato de Vida do Instituto Nacional de Emergência Médica, onde os enfermeiros assumem a função de team leaders. Esta reflexão tem como objetivo analisar o papel dos enfermeiros no socorro pré-hospitalar. Desenvolvimento: O contexto pré-hospitalar imprime fortes desafios à Enfermagem e à sua identidade profissional. Os enfermeiros conduzem as suas intervenções e tomam as suas decisões de acordo com a melhor evidência científica, seguindo protocolos terapêuticos predefinidos. Enquanto lideres da equipa de socorro, são responsáveis pela gestão dos diferentes intervenientes que prestam assistência no pré-hospitalar, garantindo a segurança dos cuidados de saúde. As pessoas socorridas no pré-hospitalar depositam no enfermeiro as esperanças não só de garantir a sua sobrevivência, como também, de que no decorrer do socorro, o cuidar, intimamente ligado à génese da Enfermagem, seja também salvaguardado. A produção e disseminação de conhecimento científico contribuirá para a otimização de todas as práticas autónomas e interdependentes. Conclusões: O papel do enfermeiro do pré-hospitalar assenta em três pontos fundamentais: administração de cuidados de Enfermagem no processo de cura/saúde; implementação de metodologias de gestão do risco e desenvolvimento de estratégias de gestão para a segurança do socorro; promoção de investigação no âmbito da prestação de cuidados de emergência que contribuam para a melhoria dos cuidados de Enfermagem prestados. A disseminação do conhecimento que corrobora as práticas vigentes no contexto pré-hospitalar contribuirá para que se perceba a importância da participação de enfermeiros no quadro da emergência e para a afirmação da imprescindibilidade e insubstituibilidade da sua intervenção no pré-hospitalar.
- Nurse managers in mental health units: from activities to time managementPublication . Alferes, Luísa Paula da Silva Pires; Martins, MM; Reis Santos, Margarida; Teixeira, Manuela; Poeira, Ana Filipa da Silva; Pires, Regina; Asseiro Alferes, Rui PauloObjective: to understand the use of time by nurse managers in psychiatry and mental health units, as they carry out their daily tasks. Methods: cross-sectional study, carried out by 48 managers from public psychiatric units and from the social sector. Data collection was made through an online questionnaire that is part of the Scale of Perception of Nurse Manager Work, including 43 items separated in five functional domains of nurse managers. The responses were in a Likert scale: does not take time, takes little time, takes some time, takes much time. Results: the activities inherent to ethical and legal professional practices and to the management of care and of human resources required more time from the manager when compared to policy interventions, and consulting and professional development. Conclusion: the managers recognize that managing time implies organization, planning work, and establishing priorities in the tasks to be developed.
- Atitude dos enfermeiros gestores face à morte: repercussões da pandemia por COVID-19Publication . Passos Teixeira Cardoso, Maria Filomena; Martins, MM; Ribeiro, Olga; Sousa Cruz Pereira, Virgínia Lucinda; Pires, Regina; Reis Santos, MargaridaObjetivo: analisar as atitudes dos enfermeiros gestores face à morte, antes e após o período crítico da pandemia por COVID-19. Método: estudo quantitativo, transversal e comparativo, realizado em uma instituição hospitalar do Norte de Portugal. A coleta de dados ocorreu através de questionário, que integrava a Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes acerca da Morte, em dois momentos. O primeiro ocorreu em 2018, com participação de 28 enfermeiros gestores, e o segundo, em 2020, com 21 enfermeiros gestores. Resultados: globalmente, os participantes manifestaram maior concordância com as atitudes “aceitação neutral/neutralidade” e “medo”. Embora algumas das cinco dimensões das atitudes não tenham apresentado diferenças significativas entre o primeiro e segundo momento, constatou-se que em relação à “aceitação como aproximação”, a média obtida no momento, após o período crítico da pandemia por COVID-19, foi superior. Conclusão: a partir dos resultados emerge a importância de se investir na preparação dos enfermeiros gestores para lidar com a morte e o processo de morrer, com uma dupla intencionalidade: minimizar o seu sofrimento e assegurar a otimização do acompanhamento e apoio aos enfermeiros da equipe que lidera.
- Conceção do programa de intervenção em enfermagem " melhorar competências com os outrosPublication . Loureiro, Cândida; Reis Santos, Margarida; Frederico-Ferreira, ManuelaCONTEXTO: A literatura tem evidenciado os programas de treino como uma importante estratégia para o desenvolvimento das competências sociais. Apesar da educação para a saúde ser uma atividade francamente desenvolvida pelos enfermeiros, existem ainda poucos estudos que documentem a conceção de programas de treino de competências sociais como intervenção realizada por enfermeiros. OBJETIVO: Criar um programa de intervenção para adolescentes, de forma a modi!car e/ou melhorar as competências sociais assertividade, autocontrolo, cooperação e empatia, dando resposta a di!culdades previamente identi!cadas. METODOLOGIA: Da presente investigação !zeram parte dois estudos preliminares e complementares, seguindo uma lógica sequencial temporal. O primeiro (quantitativo) permitiu a identi!cação de dé!ces nas competências sociais dos adolescentes. O segundo (qualitativo) permitiu identi!car quais os fatores que contribuem para a existência dos dé!ces. Da análise e discussão desses resultados e de uma revisão teórica aprofundada construiu-se um programa de intervenção especí!co e adequado ao tipo de população de!nida como população alvo – adolescentes. RESULTADOS: O programa ‘Melhorar competências com os outros’. CONCLUSÕES: Pode a!rmar-se que este estudo contribui para o aprofundamento teórico dos modelos cognitivo-comportamentais no âmbito da intervenção de enfermagem com adolescentes, baseado numa abordagem humanista e que permite a aplicação do conhecimento na ação. Estes programas têm elementos-chave para a sua elaboração e as competências pessoais/pro!ssionais dos enfermeiros englobam as características relativas ao formador particularmente, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental.
- Planejamento organizacional no contexto de pandemia por COVID-19: implicações para a gestão em enfermagemPublication . Almeida Ventura-Silva, João Miguel; Ribeiro, Olga; Reis Santos, Margarida; Alves Faria, Ana da Conceição; Vandresen, LaraObjetivo: refletir sobre o planejamento organizacional no contexto da pandemia por COVID-19 e as implicações para a gestão em enfermagem. Método: estudo téoricoreflexivo, realizado entre os dias 01 e 09 de junho de 2020 e baseado nos documentos emanados pela Direção Geral da Saúde de Portugal para o planejamento organizacional no contexto hospitalar, durante o período de 03 de março a 03 de junho de 2020. Resultados: foram identificados nove documentos do tipo normas ou orientações emitidas pela Direção Geral da Saúde, referentes às medidas para controle da pandemia da COVID-19, sendo possível a organização dos dados em duas macrocategorias: estruturas, materiais e procedimentos e exercício profissional dos enfermeiros, com enfoque no papel do enfermeiro gestor. Conclusão: a Direção-Geral da Saúde de Portugal, através da disseminação de documentos orientadores, permitiu um planejamento organizacional, ajustado às necessidades dos pacientes com COVID-19. O enfermeiro gestor teve de reorganizar a gestão de estruturas e materiais, assim como a gestão dos enfermeiros para cumprir as orientações emanadas e continuar a assegurar cuidados de qualidade aos pacientes internados em sua unidade
- Famílias de idosos com mobilidade reduzida : implicações na dependênciaPublication . Pimenta, Susana; Martins, MM; Monteiro, Clara; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia