Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

da Silva Rodrigues, Maria do Rosário

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Integração didática dos portáteis Magalhães numa sala de 1º CEB
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Moreira, António
    Num contexto em que os alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico dispunham de computadores portáteis (os Magalhães) decidimos levar a cabo um estudo de caso com caraterísticas etnográficas, no ano letivo de 2009/2010, na sala de aula de um professor deste ciclo de ensino, habitual utilizador das TIC, com o objetivo de tentar inferir sobre os reflexos da integração educativa das TIC, não só nos resultados escolares dos alunos, mas também no desenvolvimento das suas competências tecnológicas. O sucesso dos resultados obtidos pelos alunos permite-nos pensar que deviam ser criadas condições de acesso a computadores de baixo custo para os alunos cujos professores desejassem desenvolver um trabalho assíduo e regular de utilização didática das tecnologias. Esta recomendação torna-se particularmente pertinente para os alunos pertencentes a agregados familiares mais desfavorecidos onde este pequeno computador é, muitas vezes, o único meio de contribuir para que o fosso digital não se agrave.
  • Uma história coletiva, a web 2.0 e os computadores Magalhães
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Moreira, António; Grácio, João
    Este artigo surge na sequência de um estudo de caso com caráter etnográfico efetuado numa sala de 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB). O professor da turma em estudo é um convicto utilizador das TIC com os seus alunos porque acredita na melhoria das suas aprendizagens quando alia uma metodologia orientada para projetos à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Um dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo foi um livro coletivo com participação de todos os alunos e onde as TIC desempenharam papéis relevantes e diversificados em todo o processo de trabalho. Neste artigo pretendemos refletir sobre este projeto, sobre o modo como foi organizado, como nele foram integradas as TIC e sobre o desenvolvimento de competências dos alunos.