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Ribeiro da Silva, Cláudia

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  • Retention in school: could student’s affective engagement play an essential role in its prevention?
    Publication . Silva, Cláudia Ribeiro da; Veiga, Feliciano; Pinto, Élia Silva; Ferreira, Isabel
    Introduction: In Portugal, the retention in school presents worrying figures. The indicator "Direct Paths to Success", created by the Ministry of Education, shows that the majority of students who did not finish secondary school in 2019 was because they failed a year or had a negative score in at least one of the national exams. Out of a universe of 456,368 students, only 201,937 (44%) had the so-called "direct success path". (Source: http://infoescolas.mec.pt/ 02/2019) Objetives: The main goal of this study is to inquire if the students who had been held back were the ones who showed at the beginning of the school year less emotional commitment in comparison with students that moved forward. Methods: The sample comprises 330 students from the 10th grade of a secondary school in Lisbon, and the data were collected using a scale proposed by Veiga (2013, 2014, 2016) – Student’s Engagement in School (EAE-E4D), at the end of the first school term. Results: Considerable differences emerged between the two groups in all the items of the affective dimension. The group retained had the worst results. Conclusion: The students’ affective engagement is crucial for academic success, and school should promote it through strategies that can provide their well-being and prevent retention.
  • Avaliação direta e indireta dos níveis de atividade física dos alunos de fisioterapia
    Publication . Bustorff-Silva, Maria do Carmo; Mendes, Jéssica; Horta, Luís; Carvalho, Maria Beatriz; Cunha, Rita; Alves Lopes, António; Silva, Cláudia Ribeiro da
    Introdução e Objetivos: A promoção da atividade física (AF) é um dos principais objetivos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da World Physiotherapy (World Physio) no âmbito da prevenção de doenças não transmissíveis e a implementação de hábitos de vida saudáveis. Em Portugal reforçou-se este objetivo com o Programa Nacional de Atividade Física (PNAF), destacando que os profissionais de saúde terem um papel privilegiado na promoção de AF. Encontra-se descrito na literatura que os níveis de AF se alteraram ao longo do ciclo de vida, nomeadamente com a entrada no Ensino Superior, existindo um elevado nível de sedentarismo entre os estudantes em Portugal. Tendo isto em consideração desenvolvemos um estudo descritivo com o objetivo de recolher e analisar os níveis de AF nos alunos do primeiro ano de Licenciatura de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) no ano letivo 2020/21, e identificar os seus possíveis condicionantes, entre eles o contexto pandémico que foi vivido ao longo deste ano. Material e Métodos: A metodologia consistiu na avaliação dos indivíduos, ao longo de uma semana, através de medidas diretas de AF, utilizando o acelerómetro e indiretas, através da utilização do IPAQ-SF. Para avaliação dos possíveis condicionantes da AF foram utilizados dois questionários, o NEWS-CFA e o WHOQOL-Bref. Resultados: Nos indivíduos avaliados (N=12), a maioria apresenta um peso normal, segundo os parâmetros definidos pela OMS, e cumprem também as recomendações internacionais de AF, quando avaliada através do IPAQ-SF. O IPAQ-SF e o acelerómetro apresentam uma correlação positiva, revelando o IPAQ valores de MET/Minutos por Semana Totais mais elevados comparativamente aos valores recolhidos pelo acelerómetro. Relativamente à WHOQOL-Bref o domínio Psicológico foi o que se revelou mais comprometido nesta amostra. Conclusões: Como principais conclusões do nosso estudo destacamos que 66,7% dos estudantes apresentam um peso normal dentro dos parâmetros definidos pela OMS e que 58,7% dos participantes cumprem as recomendações internacionais de AF quando avaliada através do IPAQ-SF. Observámos também que o IPAQ-SF apresentou valores de MET/Minutos por Semana Totais mais elevados comparativamente aos valores recolhidos pelo acelerómetro. No entanto são necessários mais estudos, pois devido ao número reduzido da amostra não foi possível identificar o impacto dos possíveis condicionantes da AF.
  • Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
    Publication . Ribeiro da Silva, Cláudia; Veiga, Feliciano; Pinto, Élia; Ribas, Ana
    O envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objectivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afectiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of Parental Suport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, percepcionados pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de percepção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais.
  • O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar
    Publication . Henriques, Andreia; Silva, Cláudia Ribeiro da; Reis, Helena
    O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (R Pearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.
  • Influência de um ano académico atípico nos níveis de atividade física de alunos de Fisioterapia do 1º ano
    Publication . Teles, Clara; Ramalho, Ana; Marçal, Telmo; Bernardino, João; Gameiro, Joana; Alves Lopes, António; Ribeiro da Silva, Cláudia
    Introdução: Portugal é um dos países da União Europeia com menor taxa de Atividade Física (AF), com apenas 40% da população ativa. Durante o período universitário, ocorre uma coincidência de aumento da autonomia e tomada de decisão dos alunos e mudanças de hábitos de vida, geralmente associadas à diminuição da prática de AF. Em termos percentuais, 30% dos estudantes universitários são considerados fisicamente inativos. São poucos os estudos sobre os níveis de AF em alunos do ensino superior, nomeadamente no curso de Fisioterapia, e menos ainda que relacionem esta temática com as medidas de contenção impostas, devido à pandemia do COVID-19. Objetivo: Descrição e comparação dos níveis de AF dos alunos matriculados no 1.º ano do Curso de Fisioterapia, no ano letivo 2019/2020. Entender se há diferenças na prática de AF, em diferentes épocas do ano letivo, uma delas é o período de lockdown. Métodos: os dados foram recolhidos por meio do “Questionário Internacional de Atividade Física” (IPAQ). Foi dividido em 3 momentos (período letivo sem avaliações, período de exames e lockdown), sendo um estudo longitudinal. Resultados: Os estudantes de fisioterapia parecem ser ativos quanto ao parâmetro de frequência de AF. Com o lockdown, houve aumento do nível de AF em 20% dos alunos em relação ao período letivo sem avaliações, com 14,3% sendo elevado para nível alto de AF. Destaca-se a grande percentagem de alunos (42,9%) que mantêm nível alto de AF. Houve diferença significativa do 1º para o 2º momento, no nível do IPAQ, com diminuição da AF (p = 0,03) no período de exames. Discussão: No período de exames, embora a carga horária seja menor, parece ter havido uma diminuição dos níveis de AF. No lockdown presume-se que os aspetos foram retirados, o que em uma situação normal comprometeria a prática da AF, levando a melhores resultados em algumas das variáveis. O lockdown não parece ter tido um impacto negativo na AF. Conclusão: O objetivo deste estudo foi alcançado, estabelecendo um ponto de partida para a avaliação dos níveis de AF, em estudantes universitários, no período do COVID-19. Como a amostra é composta por futuros profissionais de saúde, é importante que eles sejam os primeiros a adotar um estilo de vida ativo, promovendo-o assim.
  • Burnout in the pharmaceutical activity: the impact of COVID-19
    Publication . Santos, Pedro Machado dos; Silva, Cláudia Ribeiro da; Costa, Diana; Torre, Carla
    Importance: Pharmacists are among the healthcare professionals involved in the response to the COVID-19 pandemic, maintaining essential services. In the context of restrictions and reorganization of human resources, as a result of policies recently applied to the health sector, following international guidelines, and given the scarcity of data on burnout in pharmaceutical activity, it was considered highly relevant to promote a nationwide survey aiming to collect more complete evidence on the burnout syndrome and to understand how pharmacists have viewed their work and the people they worked closely with. Objectives: The study aimed to assess the occurrence of pharmacist burnout and determine outcomes for each of its dimensions; identify potentially associated characteristics; and determine profiles and critical limits. Design: A cross-sectional observational study conducted by a multidisciplinary panel from the Portuguese Pharmaceutical Society (PPS). Professionals from community and hospital pharmacies who were at the forefront of the COVID-19 response were involved in (i) confirming the need and pertinence for conducting this research, (ii) identifying the main factors leading to pharmaceutical emotional distress (“burnout”), and (iii) disseminating the survey. The questionnaire was designed for digital voluntary, confidential, and anonymous participation and divided into four segments of data collection: (i) demographics, (ii) employment and workplace characterization, (iii) pandemic impact on labor activity, and (iv) burnout assessment (as described ahead). Setting: An electronic survey was addressed to all PPS members, and an account was created solely to manage the questionnaire data for the research team. The web-based and user-friendly platform Google Forms supported the data capture and provided an intuitive interface for validated data entry. Participants: In a population of 15,565 pharmacists (members of the PPS), the minimum recommended sample size (Epi Info software), with a 5% margin of error and a 99.9% confidence interval, should be 1,012 individuals. A total of 1,362 pharmacists participated in the study. Of these, 91.4% (n = 1,246) were involved in direct patient care activity and 7.7% (n = 106) in non-direct patient care activity.
  • Tradução e adaptação transcultural da Scale for the Assessment and Rating of Ataxia, para Português Europeu
    Publication . Martins, Maria Elisabete; Santos, Hugo; Silva, Cláudia Ribeiro da; Tavares, Luiza; Noronha, Miguel; Dias, Matilde; Calegare, Vinícius; Carvalho, Sara; Cova, Raquel; Cruz, Rafael; Martins, David; Pais, Rodrigo; Campos, Vitor; Aquino, Mariana; Borisova, Ekaterina; Silva, Ana; Moreira, Mariana; Cohen, Marta
    Introdução: A escala Scale for the Assessment and Rating of Ataxia (SARA) é um instrumento valioso para a avaliação dos sinais e sintomas da ataxia e classificação da gravidade. Objetivos: Contribuir para a tradução, adaptação transcultural da SARA para a população portuguesa e criar e validar um manual de aplicação para os profissionais de saúde. Material e Métodos: Este estudo incluiu duas etapas distintas: a primeira consistiu na tradução e adaptação cultural e a segunda consistiu na criação e validação de um manual de aplicação, composto por duas secções: audiovisual e textual, de forma a facilitar e padronizar a aplicação da escala SARA. Resultados: Na primeira etapa obteve-se uma versão final da SARA traduzida e adaptada para o português europeu, com 100% de concordância entre os peritos; na segunda etapa, os 26 peritos consideraram o manual de aplicação claro, compreensível e importante, para a prática clínica dos profissionais de saúde. Conclusão: A versão portuguesa da SARA revelou equivalência semântica, conceptual e de conteúdo com a escala original e, o manual de aplicação revelou clareza, compreensão e importância. Sugere-se a realização de futuros estudos que analisem as propriedades psicométricas da SARA, de forma a possibilitar a sua disponibilização para a prática clínica dos profissionais de saúde.
  • O Rivermead Mobility Index é o instrumento de medida mais completo para avaliar a mobilidade funcional no AVC: scoping review e revisão sistemática
    Publication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Brandão, Rita; Baleia, Isabel; Santos, Beatriz; Gonçalves, Inês; Peixoto, Isabel; Costa, Sara; Albuquerque, Teresa; Silva, Cláudia Ribeiro da
    ntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de incapacidade a longo prazo da população mundial. As alterações estruturais e funcionais consequentes da condição contribuem para a redução da mobilidade funcional (MF), tornando-se fundamental a sua avaliação com instrumentos de medida (IM) adequados e fundamentados, permitindo uma prática clínica mais objetiva e rigorosa. Objetivos: Investigar qual(is) o(s) instrumento(s) de medida mais completo(s), do ponto de vista das categorias da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) abrangidas que, segundo a literatura, avalia(m) a MF no indivíduo adulto com sequelas de AVC, e rever na literatura as propriedades psicométricas desse(s) instrumento(s). Material e Métodos: Realizou-se duas pesquisas bibliográficas nas bases de dados PubMed, EBSCO, CENTRAL, PEDro, Web of Science, Science Direct e Wiley Online Library. O estudo foi dividido em duas partes principais, nomeadamente a elaboração de uma Scoping Review dos IM que avaliam a MF e uma Revisão Sistemática das propriedades psicométricas do IM com mais correspondências com a CIF. Resultados: Na Scoping Review foram incluídos 120 estudos, o Rivermead Mobility Index (RMI) foi o IM que apresentou mais correspondências com as categorias CIF incluídas na definição de MF. Na Revisão Sistemática, dos 11 estudos encontrados, verificou-se bons resultados na validade, fidedignidade e sensibilidade do RMI. Conclusões: O RMI mostra ser o IM mais completo na correspondência com as categorias CIF incluídas na definição de MF. Recomenda-se a utilização do RMI como IM da MF em utentes com AVC, pelas boas propriedades psicométricas que apresentam.