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- Projeto SIENHA – Rede europeia estratégica e inovadora para a educação no envelhecimento saudávelPublication . Martins, Maria Elisabete; Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Rosado, Maria Da Lapa; Guimarães, Isabel; Paquete, Patrícia; Almeida, Patrícia; Lopes, António M F; Carrillo, Elena; Vilaró, Jordi; Tuomi, Sirpa; Jarvinen, Sari; Kozakiewicz, Mariusz; Kedziora-Kornatowska, Kornelia; Hoxha, Adnan; Pekaric, Jasmin; Gruneberg, ChristianIntrodução e Objetivos: Os desafios em saúde relacionados com o envelhecimento da população, que a Europa enfrenta, obrigam a mudança das medidas e políticas sociais e de saúde nos seus estados-membros. O paradigma de Envelhecimento Saudável (ES) exige a inovação dos ambientes educacionais, sociais e de saúde e a preparação dos seus profissionais, nomeadamente os Fisioterapeutas, para a atuação com foco na promoção e da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida. Assim torna-se essencial promover o ES no espaço europeu através do desenvolvimento de competências dos estudantes, profissionais de saúde e de serviço social. Material e Métodos: Com esse objetivo estabeleceu-se um projeto de cooperação académica multilateral, com a duração de 36 meses, com a participação de sete Instituições de Ensino Superior (IES), financiado pelo programa ERASMUS+, constituído pelos seguintes produtos intelectuais: identificação de um quadro de competências profissionais em ES; desenvolvimento de um currículo em ES; desenvolvimento de um toolkit de inovação e investigação em ES. Resultados: Prevê-se assim no período de vigência do projeto, a criação de um currículo educativo, centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida, dirigido à comunidade educativa das IES parceiras, onde se incluem os cursos da ESSAlcoitão. Os conteúdos desenvolvidos podem ser adaptados a vários níveis de educação para assegurar a sustentabilidade e impacto. Tem como objetivo a longo prazo o desenvolvimento de um mestrado conjunto pelas IES parceiras. Conclusões: O projeto SIENHA poderá contribuir assim para: (i) a expansão do conhecimento sobre o envelhecimento saudável; (ii) O desenvolvimento contínuo de competências de estudantes, professores e profissionais; (iii) Inovação, desenvolvimento e a utilização das tecnologias para suportar a promoção da saúde na Europa; (iv) O desenvolvimento da investigação aplicada em contexto internacional, e a transferência efetiva da teoria na prática; (v) O intercâmbio de conhecimentos entre os setores sociais e os cuidados de saúde europeus para o desenvolvimento de práticas de qualidade.
- Projecto para a prevenção das consequências da inatividade e do isolamento social em jovens no contexto da Pandemia COVID-19Publication . Azevedo, Vitor Hugo; Canhoto, Tiago; Martins, Ricardo; Amaro, João; Gouveia, Joana; Gouveia, Catarina; Alves Lopes, António; Geurtsen, Meike; Wijchen, Joost vanIntrodução e Objetivos: A atividade física, é definida como qualquer movimento corporal produzido por músculo esquelético (Caspersen et al.,1985) que requer dispêndio de energia (Piggin, 2020). O contexto pandémico (COVID-19) promoveu uma diminuição da atividade física moderada a vigorosa, aumentando o sedentarismo e o isolamento social. Com o objetivo de prevenir as consequências da inatividade e do isolamento, foi criado por alunos de várias instituições internacionais o projecto QuaranTrain (quarantrain.org). Material e Métodos: Para ser incluído neste projecto, foi desenhado um programa, com o intuito de promover e guiar a prática de atividade física em casa, em 5 dimensões diferentes: flexibilidade, capacidade aeróbia, força, controlo ventilatório e técnicas de relaxamento. Foram também incluídas no programa 3 outras dimensões, entre elas: nutrição, saúde mental/autogestão emocional e recomendações da atividade física. Foi criada informação escrita e vídeos educativos que foram implementados no website internacional do projecto (quarantrain.org). No mesmo é possível ao utilizador, após a auto-avaliação determinar o seu nivel, construir o seu programa de exercício de diferentes intensidades categorizando-os por cores (verde, amarelo e vermelho). O programa foi divulgado entre os alunos da ESSAlcoitão durante o ano de 2021, tendo sido criado um questionário online para a avaliação de satisfação dos utilizadores com dimensões relacionadas com o objectivo, design/layout, conteúdos e usabilidade. Resultados: Obteve-se 32 respostas ao questionário distribuído pelos 4 anos dos cursos da ESSA (1º Ano - 18,8%, 2º Ano - 25%, 3º Ano - 43%, 4º Ano - 12,5%), onde foi reportado um grau satisfação elevado relativo ao objectivo do projecto (71%) e design/layout (71%) e moderado relativamente aos conteúdos (59%) e usabilidade (59%). Conclusões: Programas de educação são de extrema importância para a promoção de um estilo de vida saudável e na gestão da saúde de cada indivíduo. Assim a criação e implementação e utilização deste tipo de estratégias por alunos de licenciatura poderá ter interesse no contexto académico e profissional.
- Promoção de experiências de internacionalização em alunos do curso de fisioterapiaPublication . Alves Lopes, AntónioIntrodução e Objetivos: No âmbito do projeto de internacionalização da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão), são desenvolvidos ao longo do percurso académico dos alunos, um conjunto de atividades, que permitem de uma maneira sequencial e progressiva expô-los ao contexto internacional. Material e Métodos: Durante o ano letivo de 2020/21, a ESSAlcoitão em parceria com 3 instituições dos Países Baixos, implementou um projeto envolvendo alunos do 1ª Ano do Curso de Fisioterapia. Nesse projeto é solicitado aos alunos, que o longo de 3 meses, realizem pelos menos 2 reuniões online com um parceiro internacional para discutir tópicos relacionados com a realidade do ensino e a prática dos Fisioterapeutas. Como resultado do mesmo, os alunos submetem uma reflexão individual acerca dos pontos mais relevantes que foram identificados nesse processo de partilha. Em cada uma das instituições participantes existe um docente responsável por preparar, dar suporte e avaliar as reflexões dos alunos. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos foi utilizado um questionário online (22questões), com várias dimensões (preparação, realização, avaliação e opinião global) avaliado com uma escala de Likert (concordância) onde se obteve uma taxa de resposta de 98% (n= 61). Relativamente às respostas, 93.4 % consideraram que a preparação da atividade foi adequada e que os materiais de suporte eram adequados (85.2%). Relativamente às reuniões com os pares internacionais, 70.2% referiu que foi fácil a comunicação durante as reuniões e que foram atingidos os objetivos propostos para a mesma (91.2%). No que diz respeito ao impacto da atividade, 91.8% consideraram que atividade contribui para compreender melhor o contexto internacional do ensino e prática dos fisioterapeutas, reforçando que mesma deverá continuar a ser realizada no âmbito do curso (88.5%). Conclusões: Face aos resultados, parece-nos assim importante a realização deste tipo de atividades pois permite aos alunos uma exposição precoce ao contexto internacional, que poderá facilitar o desenvolvimento de competências que lhes permitam desempenhar um papel profissional mais ativo e global.
- Influência de um ano académico atípico nos níveis de atividade física de alunos de Fisioterapia do 1º anoPublication . Teles, C; Ramalho, A; Gameiro, J; Bernardino, J; Marçal, T; Silva, CR; Alves Lopes, AntónioIntrodução: Portugal, é um dos países da União Europeia com menor taxa de Atividade Física (AF), sendo que, apenas 40% da população é ativa. O longo do ciclo de vida, no período universitário, existe a coincidência do aumento de autonomia e de tomada de decisão dos jovens, e de mudanças nos hábitos de vida, normalmente associado a uma diminuição da prática de AF. Em termos percentuais, 30% dos estudantes universitários são considerados fisicamente inativos. São escassos os estudos sobre a atividade física (AF) em alunos do ensino superior, nomeadamente do curso de Fisioterapia, sendo ainda mais escassos estudos que relacionem este tema com as medidas de confinamento impostas, devido à pandemia COVID-19. Objetivo: Descrição e comparação dos níveis de AF dos alunos matriculados no 1º ano de Licenciatura em Fisioterapia, numa Escola Superior de Saúde, no ano letivo 2019/2020. Verificar se existem diferenças na prática de AF, em momentos distintos do ano letivo, sendo, um destes, o período de quarentena. Metodologia: Os dados foram recolhidos através do questionário “International Physical Activity Questionnaire” (IPAQ), na sua versão curta. Questionário em formato online foi partilhado em 3 momentos (período letivo sem avaliações, período de exames, aulas online/isolamento social), tratando-se de um estudo longitudinal com cortes transversais. Resultados: Os estudantes de Fisioterapia, parecem ser ativos no que respeita ao parâmetro da frequência de AF. Com as aulas online, houve um aumento do nível atividade física medido pelo IPAQ em 20% dos alunos comparativamente com o período letivo sem avaliações, sendo que 14,3% passaram para um nível alto de AF. A elevada percentagem de alunos (42,9%) que mantiveram um nível de AF alta deve ser salientada dado o efeito teto. Houve uma diferença significativa do 1º para o 2º momento, no nível do IPAQ, havendo uma diminuição significativa da AF (p = 0,03) com o período dos exames. Discussão: Em situação de confinamento, presume-se terem sido retirados aspetos, que numa situação normal comprometeriam a prática de AF, levando a melhores resultados em algumas das variáveis em estudo. Assim, o período de confinamento aparenta não ter tido um impacto negativo na AF. Conclusão: O objetivo deste estudo foi atingido, estabelecendo um ponto de partida para a avaliação dos níveis de AF, em estudantes universitários, no período de COVID-19. Sugerimos a realização de estudos com amostras maiores e utilização de instrumentos de avaliação mais objetivos. Sendo a amostra composta por futuros profissionais de saúde, é importante que estes sejam os primeiros a adotar um estilo de vida ativo, promovendo-o desse modo.
- Avaliação direta e indireta dos níveis de atividade física dos alunos de fisioterapiaPublication . Bustorff-Silva, Maria do Carmo; Mendes, Jéssica; Horta, Luís; Carvalho, Maria Beatriz; Cunha, Rita; Alves Lopes, António; Silva, Cláudia Ribeiro daIntrodução e Objetivos: A promoção da atividade física (AF) é um dos principais objetivos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da World Physiotherapy (World Physio) no âmbito da prevenção de doenças não transmissíveis e a implementação de hábitos de vida saudáveis. Em Portugal reforçou-se este objetivo com o Programa Nacional de Atividade Física (PNAF), destacando que os profissionais de saúde terem um papel privilegiado na promoção de AF. Encontra-se descrito na literatura que os níveis de AF se alteraram ao longo do ciclo de vida, nomeadamente com a entrada no Ensino Superior, existindo um elevado nível de sedentarismo entre os estudantes em Portugal. Tendo isto em consideração desenvolvemos um estudo descritivo com o objetivo de recolher e analisar os níveis de AF nos alunos do primeiro ano de Licenciatura de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) no ano letivo 2020/21, e identificar os seus possíveis condicionantes, entre eles o contexto pandémico que foi vivido ao longo deste ano. Material e Métodos: A metodologia consistiu na avaliação dos indivíduos, ao longo de uma semana, através de medidas diretas de AF, utilizando o acelerómetro e indiretas, através da utilização do IPAQ-SF. Para avaliação dos possíveis condicionantes da AF foram utilizados dois questionários, o NEWS-CFA e o WHOQOL-Bref. Resultados: Nos indivíduos avaliados (N=12), a maioria apresenta um peso normal, segundo os parâmetros definidos pela OMS, e cumprem também as recomendações internacionais de AF, quando avaliada através do IPAQ-SF. O IPAQ-SF e o acelerómetro apresentam uma correlação positiva, revelando o IPAQ valores de MET/Minutos por Semana Totais mais elevados comparativamente aos valores recolhidos pelo acelerómetro. Relativamente à WHOQOL-Bref o domínio Psicológico foi o que se revelou mais comprometido nesta amostra. Conclusões: Como principais conclusões do nosso estudo destacamos que 66,7% dos estudantes apresentam um peso normal dentro dos parâmetros definidos pela OMS e que 58,7% dos participantes cumprem as recomendações internacionais de AF quando avaliada através do IPAQ-SF. Observámos também que o IPAQ-SF apresentou valores de MET/Minutos por Semana Totais mais elevados comparativamente aos valores recolhidos pelo acelerómetro. No entanto são necessários mais estudos, pois devido ao número reduzido da amostra não foi possível identificar o impacto dos possíveis condicionantes da AF.