Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Influência de um ano académico atípico nos níveis de atividade física de alunos de Fisioterapia do 1º anoPublication . Teles, Clara; Ramalho, Ana; Marçal, Telmo; Bernardino, João; Gameiro, Joana; Alves Lopes, António; Ribeiro da Silva, CláudiaIntrodução: Portugal é um dos países da União Europeia com menor taxa de Atividade Física (AF), com apenas 40% da população ativa. Durante o período universitário, ocorre uma coincidência de aumento da autonomia e tomada de decisão dos alunos e mudanças de hábitos de vida, geralmente associadas à diminuição da prática de AF. Em termos percentuais, 30% dos estudantes universitários são considerados fisicamente inativos. São poucos os estudos sobre os níveis de AF em alunos do ensino superior, nomeadamente no curso de Fisioterapia, e menos ainda que relacionem esta temática com as medidas de contenção impostas, devido à pandemia do COVID-19. Objetivo: Descrição e comparação dos níveis de AF dos alunos matriculados no 1.º ano do Curso de Fisioterapia, no ano letivo 2019/2020. Entender se há diferenças na prática de AF, em diferentes épocas do ano letivo, uma delas é o período de lockdown. Métodos: os dados foram recolhidos por meio do “Questionário Internacional de Atividade Física” (IPAQ). Foi dividido em 3 momentos (período letivo sem avaliações, período de exames e lockdown), sendo um estudo longitudinal. Resultados: Os estudantes de fisioterapia parecem ser ativos quanto ao parâmetro de frequência de AF. Com o lockdown, houve aumento do nível de AF em 20% dos alunos em relação ao período letivo sem avaliações, com 14,3% sendo elevado para nível alto de AF. Destaca-se a grande percentagem de alunos (42,9%) que mantêm nível alto de AF. Houve diferença significativa do 1º para o 2º momento, no nível do IPAQ, com diminuição da AF (p = 0,03) no período de exames. Discussão: No período de exames, embora a carga horária seja menor, parece ter havido uma diminuição dos níveis de AF. No lockdown presume-se que os aspetos foram retirados, o que em uma situação normal comprometeria a prática da AF, levando a melhores resultados em algumas das variáveis. O lockdown não parece ter tido um impacto negativo na AF. Conclusão: O objetivo deste estudo foi alcançado, estabelecendo um ponto de partida para a avaliação dos níveis de AF, em estudantes universitários, no período do COVID-19. Como a amostra é composta por futuros profissionais de saúde, é importante que eles sejam os primeiros a adotar um estilo de vida ativo, promovendo-o assim.
- TAP Air Portugal punctuality in 2018Publication . Figueiredo, João; Ramos, PedroEm 2018, o setor do transporte aéreo continuava em franca expansão. Com efeito, o número de passageiros interessados em voar permanecia superior ao número de lugares disponibilizados pelas diversas companhias aéreas a nível mundial. E os dois principais fabricantes de aviões, a Airbus e a Boeing, acumulavam ordens de encomenda que lhes garantiam uma produção contínua superior a cinco (5) anos. Porém, a satisfação dos níveis de procura por viagens aéreas está, também, diretamente ligada à disponibilidade e à capacidade das infraestruturas aeroportuárias. E, em 2018, mais de 200 aeroportos em todo o mundo já tinham esgotado a sua capacidade, sendo que, destes, 100 estão instalados no continente europeu. Portugal não foi exceção. Em apenas sete (7) anos, entre 2013 e 2019, viu o número de passageiros transportados crescer de 32,6 milhões para 60,1 milhões. Simultaneamente, o número de movimentos de aviões aumentou para mais de 418 mil movimentos anuais (o que representa um aumento superior a 65%). Lisboa, enquanto maior e principal aeroporto nacional, foi aquele que registou, em 2018, o maior aumento no número de passageiros transportados e de movimentos de aviões, totalizando mais de 29 milhões de passageiros processados e mais de 210 mil movimentos de aviões. Não obstante, quanto maior é a pressão exercida sobre a estrutura aeroportuária, maior será a probabilidade de colapso ou de uma forte diminuição dos níveis de qualidade e de pontualidade dessa mesma estrutura. Nessa medida, com uma percentagem média de partidas atrasadas de 68,6% e a maior média de partidas atrasadas (22,8 minutos), o Aeroporto de Lisboa foi classificado, em 2018, como o menos pontual de entre os 20 aeroportos europeus menos pontuais.
- O Papel do Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico no Desenvolvimento Integral num Aluno com Perturbação do Espectro do AutismoPublication . Teresa Alexandra Bessa Moreira