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- Communicating Science in the Natural Park of Serras D Aire and Candeeiros, First Steps in Science Communication in the HIGHLANDS.3 ProjectPublication . Silva, Julio; Santos, Luis; Lopes, VascoO turismo de natureza é uma das indústrias que mais cresceu no mundo desde o início do século. Este crescimento é raramente acompanhado pelos sistemas de gestão de áreas naturais que lutam contra o número crescente de turistas, falta de infraestruturas, informação e organização. Uma das soluções adotadas por muitas áreas naturais é a adoção de classificações adicionais, tais como reservas de biosfera, Ramsar, Natura 2000, entre muitas outras. Esta abordagem estratégica comprometeu a maior parte das estruturas de gestão aos esforços burocráticos, tornando difícil o processo de adaptação. As várias classificações, embora facilmente compreendidas, ficam aquém dos objetivos pretendidos, apresentando metodologias tradicionais, promoção ineficaz, baixo envolvimento local e estratégias de educação convencionais. O conhecimento académico e o profissionalismo audiovisual podem produzir materiais promocionais e de vídeo documental para uma vasta gama de públicos, fornecendo ferramentas de comunicação, educacionais e de desenvolvimento. A comunicação científica é uma poderosa ferramenta de gestão de áreas classificadas, a participação na gestão por entidades regionais, beneficia o envolvimento de municípios, instituições de ensino superior, organizações não governamentais e stakeholders, intervindo no desenvolvimento territorial sustentável, com responsabilidades na promoção, sensibilização e comunicação. Este estudo apresentará um vídeo introdutório exemplificador da estratégia de comunicação do Parque Natural das Serras D'Aire e Candeeiros, adaptável a outras áreas protegidas como estratégia de turismo. Conclui-se que a comunicação em áreas naturais classificadas deve ser regida pelo mesmo rigor e qualidade exigidos em ciência sem perder o interesse necessário pela sua comunicação efetiva e eficiente, para se obter turismo de qualidade.
- Bridging Culture, Tourism, and Literature: The Short Videos of Saramago's Small Memories of AzinhagaPublication . Silva, Julio; Santos, Luis; Silva, Manuela; Cordeiro, João; Carmo, Ana do; Romana, Maria Barras; Caetano Domingos, Susana IsabelA arte, conforme definida por Leo Tolstoi (2013), é a atividade pela qual uma pessoa, tendo experimentado uma emoção, transmite-a intencionalmente a outros. A forte ligação entre o enquadramento geográfico e experiências do autor, despoleta a imaginação do leitor e a vontade de viver na primeira pessoa as experiências. Algumas obras literárias e autores que estimularam os leitores a viajar, por exemplo Stratford-upon-Avon, de William Shakespeare, contribuem para o desenvolvimento local. Outros artistas e formas de arte também exercem o mesmo efeito, César Manrique em Lanzarote com pinturas, esculturas e arquitetura, ou o livro de John Ronald Reuel Tolkien através do filme Senhor dos Anéis promovendo a Nova Zelândia. Turismo cinematográfico ou turismo induzido por filmes é definido como qualquer viagem motivada por cenário com o objetivo de visitação. Nem todos os turistas cinematográficos são motivados da mesma forma, alguns são motivados por cenário, circunscrito e específico, enquanto generalistas visitam regiões ou países (Gürkaya, 2010). O estudo atual visa desenvolver 8 curtas-metragens da obra literária As Pequenas Memórias (2006) do Prémio Nobel José Saramago, onde o autor descreve o seu local de nascimento e experiências da juventude. Este trabalho mais do que a expressão de arte audiovisual visa promover o turismo cultural através uma de ampla estratégia integrada de turismo regional. O potencial deste turismo para o desenvolvimento ainda não atingiu a maturidade. Todos os tipos de turismo são efémeros, assim como os filmes, pelo que qualquer estratégia desenhada que contempla tais soluções necessita de uma reinvenção regular a fim de garantir a sua sustentabilidade.
- Integrated Analysis of Tourism Offer from Golegã and Torres Novas MunicipalitiesPublication . Santos, Luis; Silva, Julio; Lopes, Eunice R.; Simões, JorgePost pandemic tourism observes a worldwide consumer choice shift from the traditional sun and beach to adventure and nature-based tourism. While interesting for many countries such as Portugal where interior regions observe abandonment and deteriorating economic development, this new economic boost presents unforeseen risk. Both Municipalities hold similar potential and diversity of assets, from cultural festivities to natural classified areas. However, administrative individuality contributes towards competition, jeopardising the necessary quality of tourism. The current study analyses the evolution of tourism between 2011 and 2021 in the municipalities of Golegã and Torres Novas in terms of number and diversity of beds, support infrastructures, and tourists. Furthermore, a spatial analysis of tourism diversity evaluates the essence in each municipality. Using diversity of touristic offer as the core offer can be a drawback if badly planned. The necessary required balanced will award quality potential to market this concept, otherwise leading to dissatisfaction and losses. A thorough analysis of the existing diversity and potential for new niche tourism, dictated the diversification of the current offer and which areas hold space for growth. As a conclusion a joint model of adaptable integrated tourism for both municipalities is presented as a strategic solution for tourism and sustainable development for the region