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- Communicating Science in the Natural Park of Serras D Aire and Candeeiros, First Steps in Science Communication in the HIGHLANDS.3 ProjectPublication . Silva, Julio; Santos, Luis; Lopes, VascoO turismo de natureza é uma das indústrias que mais cresceu no mundo desde o início do século. Este crescimento é raramente acompanhado pelos sistemas de gestão de áreas naturais que lutam contra o número crescente de turistas, falta de infraestruturas, informação e organização. Uma das soluções adotadas por muitas áreas naturais é a adoção de classificações adicionais, tais como reservas de biosfera, Ramsar, Natura 2000, entre muitas outras. Esta abordagem estratégica comprometeu a maior parte das estruturas de gestão aos esforços burocráticos, tornando difícil o processo de adaptação. As várias classificações, embora facilmente compreendidas, ficam aquém dos objetivos pretendidos, apresentando metodologias tradicionais, promoção ineficaz, baixo envolvimento local e estratégias de educação convencionais. O conhecimento académico e o profissionalismo audiovisual podem produzir materiais promocionais e de vídeo documental para uma vasta gama de públicos, fornecendo ferramentas de comunicação, educacionais e de desenvolvimento. A comunicação científica é uma poderosa ferramenta de gestão de áreas classificadas, a participação na gestão por entidades regionais, beneficia o envolvimento de municípios, instituições de ensino superior, organizações não governamentais e stakeholders, intervindo no desenvolvimento territorial sustentável, com responsabilidades na promoção, sensibilização e comunicação. Este estudo apresentará um vídeo introdutório exemplificador da estratégia de comunicação do Parque Natural das Serras D'Aire e Candeeiros, adaptável a outras áreas protegidas como estratégia de turismo. Conclui-se que a comunicação em áreas naturais classificadas deve ser regida pelo mesmo rigor e qualidade exigidos em ciência sem perder o interesse necessário pela sua comunicação efetiva e eficiente, para se obter turismo de qualidade.
- A brincar, a jogar, a contar ... A DESCOBRIR!Publication . Pedro, Marta; Machado, RicardoO trabalho do educador/a carateriza-se pela atenção ao bem-estar, ao desenvolvimento e à aprendizagem da criança (Portugal, 2016). Embora muitas aprendizagens aconteçam de forma espontânea é importante desde cedo proporcionar às crianças um ambiente que facilite a exploração, a interação, que estimule a criatividade e a resolução de problemas. Este estudo surgiu com o objetivo de promover a aprendizagem de conhecimentos matemáticos através de momentos lúdicos em crianças que frequentam a creche. O brincar é um meio privilegiado para a aprendizagem, principalmente na primeira infância. A brincadeira traz vantagens a diversos níveis, como ao nível afetivo, social, motor e cognitivo. Este trabalho foi desenvolvido no contexto de um grupo de creche, com idades compreendidas entre os 29 e os 39 meses. Para ser possível a concretização deste projeto desenvolveu-se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo. Nesta investigação como instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Os participantes neste estudo foram quatro crianças do grupo de creche, a educadora/investigadora e a educadora cooperante. Os resultados obtidos nesta investigação pretendem demonstrar as aprendizagens realizadas pelas crianças com as atividades matemáticas propostas e de que forma podemos utilizar o lúdico para desenvolver atividades matemáticas em contexto de creche, bem como salientar a importância do jogo e do lúdico como recurso para a aprendizagem matemática.
- SARS-COV-2 Variants in the region of Lisbon: Comparation and validation study between RT-PCR and NGS methodologiesPublication . Franco, Magda; Cainé, Laura; Rodrigues, Joana; Mofreita, Vânia; Nascimento, Rui; Mukan, Olena; Fadoni, Jennifer; Corte-Real, Francisco; Amorim, AntónioSARS-CoV-2 is a recent coronavirus that appeared in the end of 2019. The World Health Organization named the infection, caused by this new coronavirus, Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). This disease was considered a pandemic on March 11th 2020 by the same organization. Coronaviruses rapidly acquire new mutations and, consequently, new variants keep emerging. There are some variants with an associated risk in the increase of the transmissibility and that cause more severe disease and reduction in the neutralization by antibodies and, for this reason, are called variants of concern. The aim of this project was to identify the main VOCs and VOIs circulating in the region of Lisbon, applying the methodology of real time RT-PCR in cadavers that tested positive for SARS-CoV-2. To meet this goal, we used three assays: Allplex™ SARS-CoV-2 Variants I, Allplex™ SARS-CoV-2 Variants II and Allplex™ SARS-CoV-2 Variants V. The first one detects defining mutations of the Alpha, Beta and Gamma variants (N501Y, E454K and HV69/70del), the second assay detects mutations present in the Delta, Beta, Gamma and California variants (L452R, K417T, K417N and W152C) and the third one detects defining mutations of the Delta and Lambda variants (L452R, P681R, L452Q and F690S). In addition, we also wanted to understand if these RT-PCR assays were efficient to correctly identify these variants, comparing the results obtained to the reference methods for the determination of variants – Next Genration Sequencing (NGS). Two different NGS methodologies were used to compare the results – NGS-ONT (Oxford Nanopore Technologies) and NGS-Sanger based. We concluded that 30% of the samples belonged to the Alpha variant and 70% belonged to the Delta variant and that, in general, the three RT-PCR assays applied in this study were efficient in correctly identifying these two variants, based on the comparison to the NGS results.