Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- Emotional Intelligence and Leadership: a 360-Degree View in the Electronics Industry in PortugalPublication . Santos, José; Pedro, Maria de Lurdes; Nunes, Sandra Cristina Dias
- Reinventing human resource management to increase organizational efficacyPublication . Santos, José; Pedro, Maria de Lurdes
- Gestão de recursos humanos: o que pode ajudar a atrair e reter os melhoresPublication . Santos, José; Pedro, Maria de LurdesCom o desemprego a diminuir os recursos humanos estão a tornar-se num recurso escasso, sobretudo os mais talentosos. Com efeito de um modo geral em todo o mundo ocidental e de forma particular em Portugal o desemprego nos últimos anos caiu abruptamente e supõe-se que vá continuar a diminuir. Sem recurso à imigração e pressupondo valores baixos de emigração, os indivíduos disponíveis para ingressar no mercado de trabalho são manifestamente insuficientes para substituir os que, por via da idade se retiram do mesmo. Face a este quadro muitas organizações reinventam práticas que possam fazer a diferença conseguindo atrair e reter os melhores. Assim o nosso objetivo é identificar e caraterizar algumas dessas práticas a partir quer da revisão da literatura quer de organizações que prestaram informação sobre o que estão a fazer de diferente a nível de Gestão de Recursos Humanos disponibilizando documentação interna e no âmbito de inquéritos por questionário. O que constatamos é que as práticas que valorizam em primeiro lugar os trabalhadores, a sua satisfação com as questões remuneratórias e em geral com o seu bem-estar, a conciliação entre a vida profissional e familiar são adotadas por um número crescente de organizações. Os conceitos de Employee Centric e de Employer Branding começam a ser implementados e traduzem-se frequentemente em ações concretas com pouco impacto em termos de custos mas que são percecionadas de forma muito positiva pelos trabalhadores que beneficiam delas. Também a flexibilidade, a promoção do trabalho em equipa, do desenvolvimento de competências e a descentralização das decisões conferem novos significados às relações de trabalho tornando-as mais atrativas para as partes envolvidas e consequentemente permitindo melhores resultados.
- E-leadership and new leadership skills for effective leaders in the public sector within contexts of telework: a delphi method studyPublication . Santos, José; Pedro, Maria de Lurdes; Brites, Rui Manuel TeixeiraThrough an investigation based on the Delphi method, we seek to identify key skills for virtual leadership, within the context of telework. Two enquiries were applied, over two rounds, to management and leadership experts, resulting in a consensus centered on nine key competencies for effective leadership: the capacity to problem solve and take on responsibilities, empowering, the capacity to manage change, creativity and innovation, ethical and rigorous behavior, emotional intelligence, communication, capacity to ensure cohesion and delegation.
- Gestão de talentos: desafios da geração Y para o mercado de trabalhoPublication . Santos, José; Pedro, Maria de Lurdes; Quintas, C.
- Multigenerational men and women and organisational trust in industrial multinational firms in PortugalPublication . Pedro, Maria de Lurdes; Santos, José
- Principais players da gestão de Recursos HumanosPublication . Santos, José; Pedro, Maria de Lurdes
- Managing and engaging a multigenerational workforce in PortugalPublication . Santos, José; Pedro, Maria de Lurdes; Quintas, C.
- Os sistemas de informação e as práticas de recursos humanos nas organizações da região de SetúbalPublication . Santos, José; Pedro, Maria de Lurdes; Cordeiro, João Pedro PinaOs Sistemas e as Tecnologias de Informação vêm assumindo um lugar de cada vez mais importância para as práticas organizacionais em geral e para as práticas da Gestão de Recursos Humanos em particular. Atendendo a que frequentemente não se trata de sistemas integrados perdem-se sinergias. A questão que se coloca é se isso se deve ao desconhecimento dos produtos existentes no mercado e das suas potencialidades e/ou à impreparação técnica dos profissionais de Gestão de Recursos Humanos. Com esta comunicação propomo-nos apresentar dados preliminares relativos a: identificação e caracterização das principais Tecnologias de Informação existentes no mercado para a Gestão de Recursos Humanos; identificação das Tecnologias de Informação mais utilizadas nas organizações da região e as razões da escolha; e caracterização das opções privilegiadas pelas organizações no âmbito da utilização. Os resultados esperados centram-se no conhecimento do software disponível para Gestão de Recursos Humanos, bem como nas suas características e potencialidades, o que constitui um dos aspectos a concretizar de inegável mais-valia. Um outro resultado reporta à percepção relativa às Tecnologias de Informação utilizadas para gerir Recursos Humanos, bem como à forma como estas são utilizadas permitindo uma melhor compreensão daquilo que é actualmente valorizado pelas organizações com actividade na região de Setúbal.