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  • Livro de atas do X seminário do projeto de educação pelos pares : saúde no ensino
    Publication . ESTeSC, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra; Amaral, Ed. lit. Ana Paula; Mendes, Ed. lit. Fernando; Pocinho, Ed. lit. Margarida
  • Stresse e saúde : contextualização teórica e intervenção em educação para a saúde
    Publication . Amaral, Ana Paula
    O estudo das relações entre o Stresse e a Saúde tem sido objeto de extensa investigação, que tem contribuído para uma maior compreensão das variáveis envolvidas, permitindo o desenvolvimento de intervenções mais eficazes. De acordo com a literatura das últimas décadas, as repercussões do stresse na saúde ocorrem em consequência do processo de ativação que envolve todo o organismo, surgindo alterações a nível emocional, cognitivo, comportamental e biológico. Apesar dessas mudanças serem tanto mais acentuadas, quanto mais intenso e prolongado for o stresse, alguns fatores interatuam com os acontecimentos de vida intensificando ou amortecendo os efeitos do stresse, por exemplo, a personalidade, o suporte social e a ocorrência de trauma precoce (Lovallo, 2015; Schiller, Hammen & Shahar, 2016). Numa perspetiva salutogénica, os stressores são entendidos como potenciais estímulos de construção de saúde e os fatores moderadores (por exemplo, a personalidade e o apoio social) como condições de resiliência (Mittelmark et al., 2017). Consoante as estratégias de coping utilizadas, os indivíduos podem promover o seu bem-estar ou aumentar o risco de adoecer. Neste contexto, a aprendizagem de estratégias de gestão de stresse constitui uma importante ferramenta no âmbito da prevenção da doença e da promoção da saúde. Variados estudos têm evidenciado que níveis elevados de stresse estão associados a uma maior vulnerabilidade à depressão e às perturbações mediadas pela ansiedade, assumindo, também, um papel determinante na hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, entre tantas outras (por exemplo, Cooper & Marshall, 2013; Howe et al., 2016). A capacitação dos indivíduos relativamente às estratégias de gestão do stresse é, então, fundamental em termos de saúde, e pode ocorrer em abordagens individuais ou em grupo, beneficiando, neste último caso, se for integrada em intervenções de educação para a saúde. A psicologia da saúde tem contribuído para uma maior compreensão da influência de um conjunto vasto de fatores (por exemplo, cognitivo-comportamentais, sociais, ambientais e da personalidade) na saúde e na doença e para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, numa lógica de participação ativa e consciente dos indivíduos e populações. Ao longo do presente livro, são inúmeras as pontes que encontraremos entre a Psicologia da Saúde, a Promoção da Saúde e a Educação para a Saúde. Esta obra destina-se a todos os que se interessam sobre a temática do stresse e da sua relação com a saúde, mas também, sobre a importância da intervenção, que visa a capacitação dos indivíduos e das comunidades para serem agentes ativos, na promoção da sua saúde. Aborda conceitos que consideramos essenciais para os estudantes das áreas da saúde, no âmbito do ensino da Psicologia da Saúde e da Educação para a Saúde.
  • O impacto do stress e do burnout na qualidade do sono em profissionais de saúde e docentes
    Publication . Figueiredo, João; Amaral, Ana Paula; Batista, Inês; Pereira, Sara
    Introduction: Stress, sleep quality and burnout represent a psychosocial problematic with serious consequences at the individual, organizational and public health levels. Health and education professionals are considered high-risk groups, due to the multiple psychological and emotional demands in the work context. Purpose:This project intends to study the population (health technicians of the Hospital and University Center of Coimbra and the teaching staff in Coimbra Health School) regarding both stress and burnout levels and later understand their impact on the quality of sleep of the same. Methodology: The study design used was an observational and cross-sectional study. The simple random sample consisted of 63 professionals (49 health technicians and 14 teachers), 16 male and 47 female, in the age range of 22 to 65 years, with an average age of 45.27 years and standard deviation of 10,238 years. The research instruments used were: socio-demographic questionnaire, "Stress Perceived Scale (PSS)", "Maslach Burnout Inventory- General Survey (MBI- GS)" and "Pittsburg Sleep Quality Index". Results: Most individuals presented high levels of burnout and poor sleep quality. Regarding the Emotional Exhaustion index, the majority of professionals (58.5%) who showed poor sleep quality, showed greater exhaustion in the daily life compared to the group with good sleep quality (33.3%). At the level of Professional Depersonalization, both groups indicated a high level of depersonalization, regardless of sleep quality. Conclusions: We can conclude that along with high levels of work stress professionals tend physiologically to alter their well-being which in this case has translated into quality sleep.
  • Depresión e ideación suicida en la adolescencia : implementación y evaluación de un programa de intervención
    Publication . Amaral, Ana Paula; Uchoa Sampaio, Josiane; Matos, Fátima Regina Ney; Pocinho, Margarida; Mesquita, Rafael Fernandes De; Sousa, Laelson Rochelle Milanês