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- O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguísticoPublication . Furtado, Amílcar Bruno Robalo; Correia, Isabel; Custódio, Pedro BalausA presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto.
- Línguas de sinais além-mar : propostas de investigação e desafiosPublication . Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
- Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º cicloPublication . Correia, Isabel; Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita; Custódio, Pedro BalausA Língua Gestual Portuguesa (LGP) está reconhecida desde 1997 na Constituição da República, no capítulo dedicado ao ensino, como língua que importa proteger e valorizar. Recentemente, em 2018, foi criado o grupo de recrutamento para docentes de LGP através do Decreto-Lei n.º 16/2018. Estes grandes passos significam que a LGP está cada vez mais na esfera pública, nomeadamente no ensino, ocupando um lugar digno e por direito. Gostaríamos que, pelo menos a médio prazo, esta língua fosse ensinada a todos, independentemente da condição auditiva. Por isso, enquanto docentes no Mestrado em Ensino da LGP, partindo do trabalho colaborativo entre professores e alunos, trazemos algumas sugestões de atividades para o ensino da LGP a ouvintes que frequentem o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa proposta centra-se em parte do primeiro trimestre do calendário escolar português e assenta nas competências de compreensão, produção e conhecimento explícito da língua, porém, seguindo estratégias que privilegiam a dinâmica da aprendizagem colaborativa e lúdica.
- Algumas percepções dos alunos sobre a educação literária no 2º ciclo do ensino básico português : considerações prévias sobre um estudo exploratórioPublication . Custódio, Pedro Balaus; Taufer, Adauto Locatelli; Correia, Isabel
- From voidness to language : the sign language interpreter in higher educationPublication . Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Silva, Rafaela
- International sign system : caminhos para umainvestigação linguísticaPublication . Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; da Silva Conde e Sousa, Joana Rita