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- Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses AttitudesPublication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MMAs atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
- Impacto da crise financeira e social na saúde mentalPublication . Sequeira, Carlos; Sá, Luís; Carvalho, José Carlos; Sampaio, FranciscoPreocupados com o impacto da crise nanceira e social na saúde mental das pessoas, neste artigo fazemos uma re- exão sobre as últimas evidências disponíveis sobre o tema em Portugal e no mundo, procurando recentrar a atenção dos pro ssionais de saúde mental, naquilo que necessita ser promovido: a centralidade dos cuidados nas pessoas e a continuidade dos cuidados em saúde mental. A instalação da crise nanceira, que a todos apanhou desprevenidos, veio revelar as fragilidades e falta de preparação dos sistemas de saúde para lidar com problemas sociais que, frequentemente, constituem risco para o surgimento de psicopatologia. A forma como as famílias e as pessoas foram capazes de fazer face às suas necessidades, em termos de bem-estar, é também revelador da capacidade de adaptação e resiliência dos portugueses. A crise nanceira e social teve e continuará a ter consequências em várias dimensões da vida das pessoas, pelo que re etimos também sobre algumas estratégias para a minimização dos efeitos da crise na saúde mental das pessoas.
- Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no HospitalPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José CarlosEste artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
- Esquizofrenia e Família: olhares diversos sobre a famíliaPublication . Carvalho, José Carlos; Freitas, Paula Pinto; Leuschner, PauloA esquizofrenia sendo uma síndrome heterogénea, afeta a capacidade do doente a diferentes níveis (linguagem; perceção; pensamento…) e caracteriza-se por uma combinação de sinais e sintomas, com deterioração mental e prejuízo no funcionamento social. A família é considerada como a unidade básica de desenvolvimento pessoal e onde se vivenciam experiências fundamentais para a formação da personalidade. Os filhos dos doentes com esquizofrenia têm sido vistos como um grupo de risco no que respeita à sua saúde mental em resultado da exposição à doença do progenitor e/ou do risco genético. Nesta investigação tivemos como objetivo, caracterizar a família dos doentes com esquizofrenia que têm filhos e que mantêm contacto regular com eles, tendo focado os descendentes com idades compreendidas entre os 6-18 anos. É um estudo de natureza quantitativa, descritivo e analítico, constituído por 38 famílias (38 doentes, 25 cônjuges e 50 filhos). Com recurso a instrumentos de avaliação individual e familiar (FACES IV; PFQP; WHOQOL, FRT) e respeito pelas normas éticas. Os elementos da família (doentes, cônjuges e filhos), apresentam algumas dificuldades (socioeconómicos, escolar/ académica, trabalho, acesso aos serviços de saúde e à informação sobre a doença), revelando os progenitores preocupação acrescida na exposição dos seus descendentes ao rótulo da doença mental e em colocar em risco a sua guarda legal. Tanto os doentes como os cônjuges têm uma perceção da sua família, como funcional e a maioria das famílias são caracterizadas como flexíveis e unidas. Apesar de não lhe ser reconhecida uma preocupação acrescida, é uma área sensível aos cuidados de enfermagem de Saúde Mental, podendo o enfermeiro desempenhar papel fundamental no acompanhamento das famílias e no desmontar do estigma da doença mental.
- Enfermagem e Famílias: conceções e práticas dos enfermeiros em unidades de internamentoPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Carvalho, José Carlos; Fernandes, Ilda; Barbieri-Figueiredo, MCFace ao internamento de um membro, as famílias desenvolvem e procuram respostas diferenciadas, das experiências que vão acumulando enquanto sistemas vivos, não é possível ficar indiferente ao afastamento de um elemento da família, até porque sabemos, que este afastamento tem a particularidade de ser, por motivos de sofrimento, dor, incerteza, aproximação da morte e num espaço físico e social diferente do que habitualmente vivemos e procuramos ser felizes. O que nos levou a desenvolver um estudo em torno de um processo formativo In-door, cujo tema central foi a problematização da família em dois serviços de Medicina num hospital de grandes dimensões. Concebemos duas linhas de estudos com objetivos específicos centrados nos enfermeiros e nos familiares e doentes. A finalidade dos estudos centra-se na necessidade de compreender estes processos no ambiente hospitalar. Cada estudo controlou variáveis diferentes face aos atores e assim: satisfação de doentes e familiares, atitudes, stress e conflitos dos enfermeiros, satisfação para com o processo formativo. Os estudos seguiram metodologias de análise quantitativa seguindo um modelo de análise antes e depois de um processo formativo. O processo formativo revelou maior sustentação para a dimensão família como recurso de enfermagem, a qual prevê atitudes de suporte e a atribuição de menor relevância nas atitudes mais desfavoráveis, reveladas pela dimensão Família como um fardo. As situações sentidas como mais stressantes são o medo de errar em algum tratamento e o sofrimento. Os enfermeiros tendem a gerir o conflito com o familiar do utente de modo a beneficiar as duas partes, adotando maioritariamente os estilos Integração e Tendência ao Compromisso. A satisfação aumentou nos clientes homens e nos familiares de ambos os serviços; Os resultados demonstram que a satisfação aumentou depois do processo de formação, em alguns deles até coincidindo com o aumento do envolvimento, porém sem relação evidente, por a satisfação inicial já ser elevada e pela questão do envolvimento ser subjetiva.
- Vulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratórioPublication . Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos; Borges, Elisabete; Sousa, Clemente NevesRESUMO Objetivos: avaliar os consumos de substâncias psicoativas, a morbilidade psiquiátrica e analisar as variáveis que estão associadas a maior risco de adoecer dos estudantes de enfermagem. Métodos: estudo transversal, exploratório e descritivo de cariz quantitativo. Amostra constituída por 980 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem em que foi aplicada o Mental Health Inventory (MHI). Foram respeitados os princípios éticos expressos na Declaração de Helsínquia. Resultados: os resultados sugerem níveis preocupantes de morbilidade essencialmente em termos de, solidão (48.5%), nervosismo e apreensão (48.2%), tensão e irritabilidade (68.6%). Sentem tristeza (59.3%), ansiedade, preocupação (65%) e depressão (61.4%). Conclusão: os dados apontam, para a existência de tristeza, tensão, ansiedade, nervosismo e depressão, evidenciando a necessidade de implementação de programas de promoção da saúde mental nos estudantes de enfermagem.
- Psychometric properties of the sel-administered version of the " self-care requisites scale" among carers for the mentally illPublication . Albacar-Ribóo, Núria; Lleixà-Fortuño, Mar; Lluch-Canut, Teresa; Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos; Roldán-Merino, JuanINTRODUCTION: People with schizophrenia frequently need the assistance of a family member who may then become the main carer for the patient. For the carer this may be a di!cult and complicated situation that needs to be taken into account in the design of healthcare intervention. Our plan was to carry out an evaluation of the carer, using the “Self-care Requisites Scale” of Roldan (2011). "e aim of the study was to adapt the scale in such a way that it could be self-administered. METHODOLOGY: "e design was carried out in two phases. First the questionnaire was adapted so that it could be self-administered; this was done by consensus among a group of experts. In the second phase we analyzed the psychometric properties of the results in terms of reliability and validity. RESULTS: "e de#nitive questionnaire consisted of 35 items and 6 dimensions. "e internal consistency coe!cient for the instrument overall was 0.85. "e strongest correlations were obtained between the majority of the sub-scales and the total scale. CONCLUSIONS: "e “Self-care Requisites Scale” is easily self-administered by the carers of people su$ering schizophrenia. "e results, in terms of both reliability and validity, were good.
- Levels of Positive Mental Health in Portuguese and Spanish Nursing StudentsPublication . Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos; Gonçalves, Amadeu; Nogueira, Maria José; Lluch-Canut, Teresa; Roldán-Merino, JuanPositive mental health (PMH) is described as the sense of feeling good and functioning well. PMH is vital for the individual's positive functioning and psychological well-being, particularly regarding the factors important for living a purposeful life and accomplishing personal goals. Nursing students are exposed to a variety of stressors that are very likely to decrease well-being and trigger stress, anxiety, and depression. Data focusing on PMH in nursing students are lacking, and this subject has been frequently neglected in nursing practice and research on positive functioning.
- Vulnerability and cognitive protection factors in older personsPublication . Sequeira, Carlos; Carvalho, José Carlos; Carvalho Ribeiro, Isilda Maria Oliveira; Moreira, Sandra; Costa, RitaEstimates from the Portuguese Statistics reveal that 19.0% of the resident population in Portugal is in the age group with 65 years or older. By 2020, it is expected that the proportion of the elderly (≥ 65 years old) will increase to 20.6%. Cognitive plasticity and reserve capacity are central in studies addressing the ageing process, thus it is extremely important to identify the vulnerability and protection factors. OBJECTIVE. To identify vulnerability and cognitive protection factors in older persons. METHODOLOGY. Epidemiological and transversal study, conducted with a population of 151 persons, with an average age of 70.8 (± 5.4), in the metropolitan area of Porto. RESULTS. The results indicate that lifestyles involving physical exercise; eating habits; sleep and rest patterns; leisure activities; satisfactory emotional life and the use of health services can act as vulnerability factors or protective factors. The Mini-Mental State Examination (MMSE) has an average of 26.6 (± 4.4) and the questionnaire of cognitive reserve of 6.3 (± 4.6). The dimensions of the MMSE show an association between items, with emphasis on MMSE guidance and MMSE attention and calculation, with a correlation of r = .75; p = 0.001 and r = .89; p = 0.001 respectively. CONCLUSION. The healthy lifestyles, involving physical exercise; proper nutrition; the regular sleep pattern; engagement in leisure activities; a satisfactory emotional life and the use of health services can function as protective factors (present) or vulnerability (absent).
- A mentorship project: promoting emotional competence in nursing studentsPublication . Vilelas, José; Diogo, Paula; Carvalho, José Carlos; Tavares, Cláudia; Santiago, DulceINTRODUCTION. Young students’ transition to higher education is a particularly challenging and a stressful event, likely to trigger emotions that can potentially a+ect their adaptation to a new and more demanding learning environment. This issue has been a focus of growing interest for researchers involved in mentorship programmes developed by higher education institutions, which are intended to contribute to a healthy integration of students and, consequently, promote academic inclusion and success. This project intends to understand the role of mentorship in promoting emotional competence and well-being of nursing students. METHODS. A research project of qualitative nature, with an analytical focus, using a sociopoetic approach. Participants will be nursing professors and students (second- year of the undergraduate degree) recruited from several public and private, Portuguese and Brazilian, nursing schools. The methodological procedure includes the creation of negotiation and data production workshops, data content analysis, counter-analysis workshop and socialisation of data production. CONCLUSIONS. We hope with this study to strengthen the relationship established with the mentor may constitute a healthier and more adaptative emotional experience, and potentiate generalization to other social contexts, improving daily life interpersonal skills and promoting emotional competence, essential to personal and professional development. This study will enable the development of the mentorship process in the higher education institutions involved in this type of project, grounded on the mentorees’ abilities to learn easily, to increase their socialisation and their networks, to develop feelings of organizational citizenship, to potentiate satisfaction with work and career, to improve their self-e8cacy and reduce their stress levels.