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  • Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses Attitudes
    Publication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MM
    As atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
  • Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no Hospital
    Publication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos
    Este artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
  • Enfermagem e Famílias: conceções e práticas dos enfermeiros em unidades de internamento
    Publication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Carvalho, José Carlos; Fernandes, Ilda; Barbieri-Figueiredo, MC
    Face ao internamento de um membro, as famílias desenvolvem e procuram respostas diferenciadas, das experiências que vão acumulando enquanto sistemas vivos, não é possível ficar indiferente ao afastamento de um elemento da família, até porque sabemos, que este afastamento tem a particularidade de ser, por motivos de sofrimento, dor, incerteza, aproximação da morte e num espaço físico e social diferente do que habitualmente vivemos e procuramos ser felizes. O que nos levou a desenvolver um estudo em torno de um processo formativo In-door, cujo tema central foi a problematização da família em dois serviços de Medicina num hospital de grandes dimensões. Concebemos duas linhas de estudos com objetivos específicos centrados nos enfermeiros e nos familiares e doentes. A finalidade dos estudos centra-se na necessidade de compreender estes processos no ambiente hospitalar. Cada estudo controlou variáveis diferentes face aos atores e assim: satisfação de doentes e familiares, atitudes, stress e conflitos dos enfermeiros, satisfação para com o processo formativo. Os estudos seguiram metodologias de análise quantitativa seguindo um modelo de análise antes e depois de um processo formativo. O processo formativo revelou maior sustentação para a dimensão família como recurso de enfermagem, a qual prevê atitudes de suporte e a atribuição de menor relevância nas atitudes mais desfavoráveis, reveladas pela dimensão Família como um fardo. As situações sentidas como mais stressantes são o medo de errar em algum tratamento e o sofrimento. Os enfermeiros tendem a gerir o conflito com o familiar do utente de modo a beneficiar as duas partes, adotando maioritariamente os estilos Integração e Tendência ao Compromisso. A satisfação aumentou nos clientes homens e nos familiares de ambos os serviços; Os resultados demonstram que a satisfação aumentou depois do processo de formação, em alguns deles até coincidindo com o aumento do envolvimento, porém sem relação evidente, por a satisfação inicial já ser elevada e pela questão do envolvimento ser subjetiva.
  • Formação e desenvolvimento de competências de estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em saúde mental e psiquiatria
    Publication . Martinho, Júlia; Pires, Regina; Carvalho, José Carlos; Pimenta, Graça
    A formação em contexto da prática é uma componente fundamental na integração de saberes e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem, constituindo um eixo estruturante da sua socialização e construção da identidade profissional. Considerando a complexidade que envolve a formação em contexto de saúde mental e psiquiatria, a supervisão dos estudantes assume uma relevância decisiva, na medida em que lhes proporciona os instrumentos necessários para a otimização da aprendizagem e desenvolvimento de competências. OBJETIVO: conhecer as perspetivas dos estudantes sobre o ensino clínico em contexto de saúde mental e psiquiatria e as competências desenvolvidas no decurso do mesmo. METODOLOGIA: estudo exploratório, de natureza quantitativa. Colheita de dados efetuada de 13 de fevereiro a 30 abril 2013. Todos os procedimentos éticos foram respeitados. Realizada a caraterização sociodemográ!ca do estudante e a avaliação das competências que se desenvolvem com maior predominância através da escala Adaptive Competency Pro!le – ACP, validada para Portugal. RESULTADOS: amostra constituída por 48 estudantes, sendo 42 (87,5%) do sexo feminino, com M=22,9 anos (DP=3,9). Como motivação para a escolha do curso, 42,6% referem a questão vocacional, 34,4% o interesse na área da saúde e 23% o fato de terem contactado com a enfermagem enquanto recetores de cuidados. CONCLUSÕES: os estudantes salientam o ensino clínico como uma mais-valia possibilitando-lhes confronto com a realidade da profissão, proporcionando-lhes experiências de trabalho e preparação para o futuro. As competências mais desenvolvidas em contexto de psiquiatria são as de relação, ligadas à experiência concreta e à observação reflexiva.
  • Crenças dos enfermeiros da região norte sobre a doença mental
    Publication . Campos, Paula; Carvalho, José Carlos; Martinho, Júlia
  • Perceção de sintomatologia depressiva em estudantes de enfermagem
    Publication . Pimenta, Graça; Martinho, Júlia; Carvalho, José Carlos
  • Autopercepção da depressão em estudantes de Enfermagem
    Publication . PIMENTA, GRAÇA; Carvalho, José Carlos; Martinho, Júlia
    Este estudo tem como objetivos, identificar sinais e sintomas de depressão nos estudantes e delinear estratégias de intervenção com vista a minorar o impacto da depressão. Metodologia: Estudo exploratório de natureza quantitativa, numa amostra de 468 estudantes de enfermagem. Como instrumentos de recolha de dados, utilizado um questionário para caracterização sociodemográfica e o Inventário de Depressão de Beck, (1961) com aferição para a população portuguesa de Vaz Serra (1973a; 1973b). Procedimentos: Inquérito online. Foram respeitados os princípios éticos inerentes à investigação. Resultados: Trata-se de uma amostra maioritariamente feminina (88,5%), em que 28,6%, já teve ou está a receber apoio psicológico ou psiquiátrico, e que apresentam um valor de sintomatologia depressiva, em termos médios de 9,87 (DP 8,79), muito próximo dos valores considerados clinicamente relevantes. Pela análise descritiva do instrumento, poderíamos referir que existem áreas em que deve ser dada maior atenção a esta população. Discussão: Estes resultados apontam para a necessidade de definir estratégias para combater este problema de saúde mental nesta população. Conclusões: Os resultados encontrados vêm colocar em evidência a necessidade de desenvolvimento de programas de promoção da saúde mental dos estudantes, da prevenção de situações de risco mediante identificação precoce de sintomas depressivos e de criação de estruturas de apoio terapêutico aos estudantes.