Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pontes Junior, Jose Airton de Freitas

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS REGIONAIS DOS FORMADOS EM CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL
    Publication . Pereira Neto, Francisco Edmar; Pontes Junior, Jose Airton De Freitas
    A LDB/96 formalizou a profissão de professor de educação básica como uma carreira de nível superior. Usando o modelo CIPP de Stufflebeam, se objetivou analisar as contribuições das instituições de ensino superior na formação de professores. Com os dados do Censo da Educação Superior de 2009 a 2019, foi feita uma análise exploratória. Houve um crescimento de 59,6% de egressos de cursos de licenciatura sendo, 81,6% formados por instituições privadas. A análise por região mostra que as instituições públicas com sede no Nordeste (71,0%) e no Norte (78,7%) formam bem mais professores que as privadas. Os resultados indicam a necessidade de as políticas públicas de formação inicial de professores serem feitas atentas as diferenças regionais.