Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS DIFERENÇAS REGIONAIS DOS FORMADOS EM CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PEC Dezembro 2022 Especial 4º CIPEC-162-175.pdf990.29 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A LDB/96 formalizou a profissão de professor de educação básica como uma carreira de nível superior. Usando o modelo CIPP de Stufflebeam, se objetivou analisar as contribuições das instituições de ensino superior na formação de professores. Com os dados do Censo da Educação Superior de 2009 a 2019, foi feita uma análise exploratória. Houve um crescimento de 59,6% de egressos de cursos de licenciatura sendo, 81,6% formados por instituições privadas. A análise por região mostra que as instituições públicas com sede no Nordeste (71,0%) e no Norte (78,7%) formam bem mais professores que as privadas. Os resultados indicam a necessidade de as políticas públicas de formação inicial de professores serem feitas atentas as diferenças regionais.

Description

Keywords

avaliação educação superior; formação de professores; formação inicial

Citation

Neto, F., & Junior, J. (2022).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPGAYA

CC License