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- Trazer as neurociências para a educação: usando um método inovador – o Método “Brain” – para ensinar o controlo motor humano em estudantes de FisioterapiaPublication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Baleia, IsabelIntrodução: Todas as habilidades humanas, incluindo a aprendizagem, são o resultado da nossa atividade cerebral. Portanto, um melhor entendimento de como os nossos cérebros operam pode resultar num melhor entendimento do processo de aprendizagem [1]. A década passada viu um interesse no potencial de aplicar as neurociências à educação. Esse campo emergente é chamado de "neuro educação" ou "neurociência educacional" [2]. Métodos: Após uma revisão da literatura sobre o assunto, criámos um método combinado dos princípios mais citados: Priming; Atenção; Motivação; Poder de escolha; Trabalho cooperativo e autoavaliação. Por isso, criamos o método BRAIN, o que significa - (BR) da BRing o que já se sabe / (A) de Adquirir novo conhecimento / (I) de Inquirir sobre o que se aprendeu / (N) de analisar o que se aprendeu. Utilizámos esta metodologia na disciplina de controlo motor humano do 2º ano do curso de fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Os temas foram distribuídos por módulos de 2 aulas (uma teórica e outra prática) e cada módulo foi planeado levando em consideração o modelo BRAIN. Para as aulas, pequenas atividades preparatórias foram construídas para ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para a aula. Durante as aulas, o conteúdo foi apresentado pelo professor através de uma combinação do método expositivo com métodos interativos. Para as aulas práticas, foram criadas atividades para serem realizadas em pequenos grupos. Para todos os módulos, os objetivos de aprendizagem foram divididos em 3 níveis, básico, avançado e avançado +. Os alunos fora da sala de aula realizavam atividades de consolidação que lhes davam pontos extras que poderiam ser aproveitados na nota final. Durante o curso foram aplicados 2 testes e no final foi realizado um teste oral. Aplicámos um questionário de satisfação e fizemos um grupo focal para avaliar a satisfação dos alunos. Resultados: Os alunos ficaram muito satisfeitos com a metodologia implementada. Em relação às notas, o desempenho da turma atingiu um nível muito bom. Conclusões: Com base nas notas obtidas e nos questionários de satisfação, podemos concluir que a implementação desse método foi bem-sucedida.
- Bringing neuroscience to education: using an innovative method: the “BRAIN” Method - for teaching human motor control in higher education studentsPublication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Baleia, IsabelThe past decade has seen a tremendous interest in the potential of applying insights from neuroscience to educational settings. Some refer to this emerging field of translational research as ‘neuroeducation’, others call it: ‘mind, brain and education’ or ‘educational neuroscience’. After a review of the literature on neuroeducation we created a method based on and combined the most cited principles: Priming; Constructivism; Feedback; Motivation; Reward; Cooperative work and Self-assessment. So we created the method BRAIN, wich means – BRing what you know / Acquire new knowledge / Inquiring about what you have learned / aNalyze what you have learned. We use this method in the motor control course of the physiotherapy course of our school. The themes were distributed by modules of 2 classes (one theoretical and one practical) and each module was planned taking into account the BRAIN model. For the lectures, small preparatory activities were built to activate students' prior knowledge and prepare them for the class. During the classes the contents were presented by the teacher through a combination of expository method with interactive methods. For practical classes, activities were performed in small groups. For all modules the learning objectives were divided into 3 levels, basic, advanced and advanced +. Out of class students performed consolidation activities that gave them bonus points. During the course 2 written tests and an oral test were applied. We applied a satisfaction questionnaire and made a focus group to know the opinion of the students on the subject. After analyzing the questionnaire and the focal group we can conclude that the students were very satisfied with the implemented methodology. Regarding the grades, the performance of the class reached a very good level.
- Efeitos das terapias de priming nas disfunções motoras e na excitabilidade cortical em sujeitos com AVC: revisão sistemáticaPublication . Santos, Hugo; Baleia, Isabel; Xavier, Adeline; Branco, Daniela; Leal, Joana; Almeida, PauloIntrodução: Aproximadamente 90% dos sujeitos com AVC ficam com algum tipo de limitação funcional. Têm surgido um conjunto de técnicas coadjuvantes no campo da reabilitação, tal como o priming, que consiste num processo inconsciente associado à aprendizagem, em que a exposição prévia a um estímulo altera a resposta a outro estímulo subsequente. Quando usado em conjunto com outra intervenção terapêutica, o priming pode resultar numa mudança de comportamento que parece coincidir com alterações nas redes neurais. Objetivos: Rever e analisar os ensaios clínicos randomizados (Randomized Controlled trial - RCT) que avaliam os efeitos do priming nas limitações motoras e na excitabilidade cortical de sujeitos com AVC. Material e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em 3 bases de dados (Pubmed, PEDro e CENTRAL) e utilizada a metodologia de investigação - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram incluídos estudos realizados em sujeitos que sofreram AVC, cuja intervenção usava explicitamente terapia priming. Resultados: Foram incluídos 14 estudos. 4 usaram estimulação magnética transcraniana, 3 usaram estimulação transcraniana por corrente contínua, 2 usaram imagética e observação da ação e 5 usaram priming baseado em movimento. Devido à heterogeneidade clínica e metodológica dos estudos, não foi possível a realização de meta-análise. Dos estudos incluídos, 10 mostraram que o priming associado à reabilitação teve melhorias significativas e 4 que não houve melhorias significativas entre os grupos. Conclusões: As terapias de priming, quando usadas em conjunto com outra intervenção terapêutica, parecem potencializar a reabilitação da função motora após o AVC. No futuro dever-se-ão realizar estudos experimentais com amostras maiores e padronizar a forma com se aplica cada uma das técnicas de priming.