Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-25"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Trazer as neurociências para a educação: usando um método inovador – o Método “Brain” – para ensinar o controlo motor humano em estudantes de FisioterapiaPublication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Baleia, IsabelIntrodução: Todas as habilidades humanas, incluindo a aprendizagem, são o resultado da nossa atividade cerebral. Portanto, um melhor entendimento de como os nossos cérebros operam pode resultar num melhor entendimento do processo de aprendizagem [1]. A década passada viu um interesse no potencial de aplicar as neurociências à educação. Esse campo emergente é chamado de "neuro educação" ou "neurociência educacional" [2]. Métodos: Após uma revisão da literatura sobre o assunto, criámos um método combinado dos princípios mais citados: Priming; Atenção; Motivação; Poder de escolha; Trabalho cooperativo e autoavaliação. Por isso, criamos o método BRAIN, o que significa - (BR) da BRing o que já se sabe / (A) de Adquirir novo conhecimento / (I) de Inquirir sobre o que se aprendeu / (N) de analisar o que se aprendeu. Utilizámos esta metodologia na disciplina de controlo motor humano do 2º ano do curso de fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Os temas foram distribuídos por módulos de 2 aulas (uma teórica e outra prática) e cada módulo foi planeado levando em consideração o modelo BRAIN. Para as aulas, pequenas atividades preparatórias foram construídas para ativar o conhecimento prévio dos alunos e prepará-los para a aula. Durante as aulas, o conteúdo foi apresentado pelo professor através de uma combinação do método expositivo com métodos interativos. Para as aulas práticas, foram criadas atividades para serem realizadas em pequenos grupos. Para todos os módulos, os objetivos de aprendizagem foram divididos em 3 níveis, básico, avançado e avançado +. Os alunos fora da sala de aula realizavam atividades de consolidação que lhes davam pontos extras que poderiam ser aproveitados na nota final. Durante o curso foram aplicados 2 testes e no final foi realizado um teste oral. Aplicámos um questionário de satisfação e fizemos um grupo focal para avaliar a satisfação dos alunos. Resultados: Os alunos ficaram muito satisfeitos com a metodologia implementada. Em relação às notas, o desempenho da turma atingiu um nível muito bom. Conclusões: Com base nas notas obtidas e nos questionários de satisfação, podemos concluir que a implementação desse método foi bem-sucedida.
- Perfil epidemiológico de utentes com diagnóstico médico de AVC, atendidos em três hospitais públicos de MaputoPublication . Mucununa, Julieta; Antunes, Marta; Martins, Maria Elisabete; Pereira, José Pascoalinho
- Reabilitação de uma casa de lavouraPublication . Cardoso, Ana; Milano, MariaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no contexto da realização de um estágio curricular, no âmbito de Mestrado em Design de Interiores. Decorreu no gabinete Espaço MUDE, localizado em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. Tem como objetivo principal demonstrar os trabalhos realizados durante o estágio. No decorrer do estágio são exploradas diversas ferramentas utilizadas no gabinete bem como as suas estratégias procurando apresentar todas as fases de conceção do projeto e implementação. No decorrente relatório está presente uma descrição do gabinete Espaço MUDE bem como as suas metodologias de trabalho. Seguidamente, são apresentados todos os projetos realizados durante o estágio, assim como uma fase alternativa do último projeto realizado. Por este ter sido realizado com algum condicionamento foi decidido criar um novo capítulo neste relatório intitulado de - versão alternativa - que nele contem todo o projeto realizado por nós.
- Turismo na naturezaPublication . Laranjeira, Renata; Milano, MariaHabitar um espaço reabilitado significa uma espécie de viagem no tempo. Num processo de reabilitação existem diversos modos de resolver cada situação. Por vezes, é necessária a alteração do programa da preexistência e são necessárias demolições ou construções de novas áreas. Dependendo principalmente do estado de degradação, a reconstrução pode ser executada total ou parcialmente. Cada reabilitação deve ser sempre feita tendo como base o princípio da máxima parcimónia. Alterar o edifício de modo a adaptá-lo a cada programa, diminuindo os custos económicos e de recursos, tendo em conta os valores da sustentabilidade, beneficiando o local onde se encontra, e respondendo às necessidades do cliente e do proprietário. Estes foram os princípios tidos em contra na reabilitação deste projeto. A adaptação deste ao agroturismo, auxilia os proprietários economicamente, ajudando a divulgar os produtos da região e produzidos na quinta. Principalmente sendo esta parte do património de família, a sua reabilitação é vital. É neste contexto que o principal objetivo passa pela adaptação do espaço preexistente da quinta a um novo programa. Agora, pretende- se fomentar uma atmosfera propícia ao turismo vinícola, com a oportunidade de se assistir às atividades vitivinícolas e ter contacto com a natureza e com o rio Douro.
- The Foster Family Process to Maintain the Will to Remain in Foster Care—Implications for a Sustainable ProgrammePublication . Elisete Diogo; Francisco BrancoThere were 7032 children in out-of-home care in 2018 in Portugal. Of these, only 2.8% were in foster care, despite this being the recommended response according to legal regulations. It is critical that more families be encouraged to become foster carers and also that experienced carers stay in the system to create a sustainable programme. How is the will to foster a child maintained? What can we learn from foster families’ experiences to improve childcare and the child protection system? The methodology of this study was based on interviews with foster carers. The analysis was inspired by grounded theory. We found three types of foster families, classified according to their will to leave or remain in foster care—unconditional, hesitant, or retired. The results suggest that the key elements for foster carers to remain in the foster care system are (i) their level of satisfaction with how the previous placement concluded, (ii) keeping in touch with the ex-foster child, (iii) the feeling of acknowledgement by all the stakeholders, and (iv) the quality of social services as well as the support of the professional teams.
