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- Literacia Financeira no programa internacional para avaliação de estudantesPublication . Santiago, A.; Domingos, António Manuel Dias; Silva, Amarildo Melchiades daO presente artigo discute a concepção de Literacia Financeira presente no Programa Internacional para Avaliação de Estudantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico que foi incorporada aos domínios Leitura, Matemática e Ciências como tema de avaliação a partir de 2012. De maneira descritiva, apresentamos a proposta da organização sobre educar financeiramente os cidadãos de seus países-membros a partir de sua caracterização de educação financeira e Literacia Financeira que norteou a elaboração da avaliação. A materialização da proposta é apresentada a partir da disponibilização pela organização de algumas questões das provas aplicadas nos anos de 2012 e 2015. Nossa análise sobre a temática passa pela reflexão de sua inserção na escola; desse modo, ao invés de tomarmos uma posição sobre o que foi exposto ao longo do texto, optamos por abrir questões que podem lançar mais luz sobre a proposta para professores, pesquisadores e estudantes com interesse no tema.
- Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeiraPublication . Domingos, Santiago; Santiago, A.A Educação Financeira e a sua integração no currículo são temas recentes em Portugal. O Referencial de Educação Financeira (MEC, 2013) considera-a uma temática transversal e transdisciplinar da Educação para a Cidadania, referindo a sua abordagem nas aulas de Matemática. Tendo em conta o papel desempenhado pelo professor, o seu desenvolvimento profissional e as modalidades de formação contínua que estão disponíveis para os professores, procuramos traçar um cenário que reflita a situação atual em termos de introdução do tema na aula de Matemática. Para tal recorremos a um questionário realizado a professores de matemática interessados no tema, procurando caracterizar as suas conceções e literacia financeira, desenvolvendo e analisando ao mesmo tempo cenários de formação contínua que envolvem os professores a trabalhar sobre tarefas de Educação Financeira com o objetivo de as classificar em termos do Referencial de Educação Financeira (REF) e poder integrar na sua prática letiva. Constatamos que as conceções dos professores sobre a Literacia Financeira nem sempre se coadunam com as boas práticas que o tema pressupõe, mas é possível desenvolver e melhorar significativamente este cenário a partir da realização de formação contínua que integre tarefas que envolvam cenários de investigação com problemas relacionados com a realidade.
- A educação financeira escolar em PortugalPublication . Santiago, A.Este artigo tem como objetivo principal descrever a forma como a Educação Financeira está a ser implementada em Portugal. Para tal iremos começar por explicar como e porque surgiu o tema, a nível internacional e, depois, a nível nacional, nomeadamente o trabalho desenvolvido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o Ministério da Educação e Ciência de Portugal. Identificaremos ainda as várias instituições que desenvolvem iniciativas na área da Educação Financeira Escolar, nomeadamente associações ligadas ao sector financeiro, instituições de crédito, instituições de apoio ao consumidor e instituições de ensino superior. Iremos ainda abordar o modo como estes estão a desenvolver os seus projetos.