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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo discute a concepção de Literacia Financeira presente no Programa Internacional para
Avaliação de Estudantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico que foi
incorporada aos domínios Leitura, Matemática e Ciências como tema de avaliação a partir de 2012. De
maneira descritiva, apresentamos a proposta da organização sobre educar financeiramente os cidadãos de
seus países-membros a partir de sua caracterização de educação financeira e Literacia Financeira que norteou
a elaboração da avaliação. A materialização da proposta é apresentada a partir da disponibilização pela
organização de algumas questões das provas aplicadas nos anos de 2012 e 2015. Nossa análise sobre a
temática passa pela reflexão de sua inserção na escola; desse modo, ao invés de tomarmos uma posição sobre
o que foi exposto ao longo do texto, optamos por abrir questões que podem lançar mais luz sobre a proposta
para professores, pesquisadores e estudantes com interesse no tema.
Description
Keywords
Educação financeira Literacia Financeira Avaliação em larga escala OCDE PISA