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Abstract(s)
A Educação Financeira e a sua integração no currículo são temas recentes em Portugal. O Referencial de Educação
Financeira (MEC, 2013) considera-a uma temática transversal e transdisciplinar da Educação para a Cidadania,
referindo a sua abordagem nas aulas de Matemática. Tendo em conta o papel desempenhado pelo professor, o seu
desenvolvimento profissional e as modalidades de formação contínua que estão disponíveis para os professores,
procuramos traçar um cenário que reflita a situação atual em termos de introdução do tema na aula de Matemática.
Para tal recorremos a um questionário realizado a professores de matemática interessados no tema, procurando
caracterizar as suas conceções e literacia financeira, desenvolvendo e analisando ao mesmo tempo cenários de formação
contínua que envolvem os professores a trabalhar sobre tarefas de Educação Financeira com o objetivo de as classificar
em termos do Referencial de Educação Financeira (REF) e poder integrar na sua prática letiva. Constatamos que as
conceções dos professores sobre a Literacia Financeira nem sempre se coadunam com as boas práticas que o tema
pressupõe, mas é possível desenvolver e melhorar significativamente este cenário a partir da realização de formação
contínua que integre tarefas que envolvam cenários de investigação com problemas relacionados com a realidade.
Description
Keywords
Educação Financeira Literacia Financeira Formação Contínua Educação Matemática Financial Education Financial Literacy In-service Training Mathematics Education