Repository logo
 
Publication

Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira

dc.contributor.authorDomingos, Santiago
dc.contributor.authorSantiago, A.
dc.date.accessioned2023-10-18T14:08:52Z
dc.date.available2023-10-18T14:08:52Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA Educação Financeira e a sua integração no currículo são temas recentes em Portugal. O Referencial de Educação Financeira (MEC, 2013) considera-a uma temática transversal e transdisciplinar da Educação para a Cidadania, referindo a sua abordagem nas aulas de Matemática. Tendo em conta o papel desempenhado pelo professor, o seu desenvolvimento profissional e as modalidades de formação contínua que estão disponíveis para os professores, procuramos traçar um cenário que reflita a situação atual em termos de introdução do tema na aula de Matemática. Para tal recorremos a um questionário realizado a professores de matemática interessados no tema, procurando caracterizar as suas conceções e literacia financeira, desenvolvendo e analisando ao mesmo tempo cenários de formação contínua que envolvem os professores a trabalhar sobre tarefas de Educação Financeira com o objetivo de as classificar em termos do Referencial de Educação Financeira (REF) e poder integrar na sua prática letiva. Constatamos que as conceções dos professores sobre a Literacia Financeira nem sempre se coadunam com as boas práticas que o tema pressupõe, mas é possível desenvolver e melhorar significativamente este cenário a partir da realização de formação contínua que integre tarefas que envolvam cenários de investigação com problemas relacionados com a realidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47334
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[Universidade Unigranrio]pt_PT
dc.subjectEducação Financeirapt_PT
dc.subjectLiteracia Financeirapt_PT
dc.subjectFormação Contínuapt_PT
dc.subjectEducação Matemáticapt_PT
dc.subjectFinancial Educationpt_PT
dc.subjectFinancial Literacypt_PT
dc.subjectIn-service Trainingpt_PT
dc.subjectMathematics Educationpt_PT
dc.titleConceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeirapt_PT
dc.title.alternativeConceptions and practices of mathematics teachers on financial educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlace[Rio de Janeiro]pt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage2pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educação, Ciências e Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameEsteves Santiago
person.givenNameAna Elisa
person.identifier.ciencia-idB313-9F4D-365A
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES.pdf
Size:
376.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: