Publication
Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira
dc.contributor.author | Domingos, Santiago | |
dc.contributor.author | Santiago, A. | |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T14:08:52Z | |
dc.date.available | 2023-10-18T14:08:52Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A Educação Financeira e a sua integração no currículo são temas recentes em Portugal. O Referencial de Educação Financeira (MEC, 2013) considera-a uma temática transversal e transdisciplinar da Educação para a Cidadania, referindo a sua abordagem nas aulas de Matemática. Tendo em conta o papel desempenhado pelo professor, o seu desenvolvimento profissional e as modalidades de formação contínua que estão disponíveis para os professores, procuramos traçar um cenário que reflita a situação atual em termos de introdução do tema na aula de Matemática. Para tal recorremos a um questionário realizado a professores de matemática interessados no tema, procurando caracterizar as suas conceções e literacia financeira, desenvolvendo e analisando ao mesmo tempo cenários de formação contínua que envolvem os professores a trabalhar sobre tarefas de Educação Financeira com o objetivo de as classificar em termos do Referencial de Educação Financeira (REF) e poder integrar na sua prática letiva. Constatamos que as conceções dos professores sobre a Literacia Financeira nem sempre se coadunam com as boas práticas que o tema pressupõe, mas é possível desenvolver e melhorar significativamente este cenário a partir da realização de formação contínua que integre tarefas que envolvam cenários de investigação com problemas relacionados com a realidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47334 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [Universidade Unigranrio] | pt_PT |
dc.subject | Educação Financeira | pt_PT |
dc.subject | Literacia Financeira | pt_PT |
dc.subject | Formação Contínua | pt_PT |
dc.subject | Educação Matemática | pt_PT |
dc.subject | Financial Education | pt_PT |
dc.subject | Financial Literacy | pt_PT |
dc.subject | In-service Training | pt_PT |
dc.subject | Mathematics Education | pt_PT |
dc.title | Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira | pt_PT |
dc.title.alternative | Conceptions and practices of mathematics teachers on financial education | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | [Rio de Janeiro] | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 2 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Educação, Ciências e Matemática | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6 | pt_PT |
person.familyName | Esteves Santiago | |
person.givenName | Ana Elisa | |
person.identifier.ciencia-id | B313-9F4D-365A | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 55006b1f-3c0f-40c4-8ac1-fdaeb33a0353 |