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  • O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVE
    Publication . Carvalho, Rui
    O problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana. A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas. O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé.
  • A literature review on the role of cultural capital in creative tourism
    Publication . Carvalho, Rui
    Tourism literature mentions creative tourism as a special interest tourism allowing a wider participation of the tourist near local communities and their tangible and intangible cultural assets in opposition to traditional massive cultural tourism. The creative tourist has the opportunity to engage in meaningful experiences mainly through the act of cocreation. In the experience economy where experiences gain relevance in relation to services, some authors mention the development of several types of capital by different groups like supply managers, local communities and creative tourists. This is relevant to the study of tourism because various social groups mentioned above are gaining importance in the organization of supply and demand. A systematic review was used as methodology to analyze how cultural capital theory is being used in creative tourism. Findings showed that only few researches have applied capital theory to creative tourism and much more research is needed.
  • Cultural and Creative tourism in Portugal
    Publication . Carvalho, Rui; Ferreira, Ana Maria; Figueira, Luís Mota
    A new paradigm in the tourism industry is changing the meaning of culture and its use in promoting several touristic products/experiences and destinations. The questions we want to answer are the following: How can creative tourism be important in a destination and what are its implications in its organization? Methodology was based on the bibliographic review related to the object of study, data and content analysis, “snowball sampling” technique, surveys and participant observation technique. This paper analyzes how the event MED Festival in Loulé, Algarve has improved local economy, solved urban problems in the historical center (venue of the event) and helped to differentiate touristic supply in the mature touristic destination in the Algarve, Portugal.
  • O PAPEL DO ENVOLVIMENTO NO CONSUMO DE EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS DE SURF
    Publication . Reis, Patrícia; Carvalho, Rui
    O conceito de ‘envolvimento’ no contexto do turismo, enquanto fator capaz de influenciar o processo de decisão do consumidor, define-se essencialmente como a relevância que um indivíduo atribui a um produto turístico face às suas necessidades, valores e interesses e, tem sido utilizado como uma ferramenta para medir o comprometimento e a importância dos consumidores relativamente aos produtos, serviços e experiências turísticas. Consequentemente, está relacionado com atitudes comportamentais e, neste âmbito, a literatura sugere que indivíduos com diferentes níveis de envolvimento demonstram atitudes e comportamentos, igualmente, diferentes. O ‘turismo criativo’ oferece aos visitantes a oportunidade de desenvolver o seu potencial criativo através da participação ativa em cocriação de experiências caraterísticas dos destinos turísticos (experiências de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento) permitindo, por um lado, aos visitantes descobrir e experienciar o destino de forma menos massificada, e por outro lado, diversificar e diferenciar a oferta turística, através da otimização dos recursos existentes. A prática do turismo criativo proporciona a realização de diversas experiências criativas, entre elas as relacionadas com a experiência da prática do surf. Considerando a importância de estes dois conceitos no âmbito do turismo, este estudo exploratório tem por objetivo analisar a relação existente entre o envolvimento e criatividade de um destino, relativamente às experiências criativas de cariz desportivo, nomeadamente, à experiência do surf, no que respeita aos que proporcionam a experiência criativa no destino (oferta), e os que usufruem da mesma – visitantes desportivos/criativos (procura). Pretende-se, assim, medir o nível de envolvimento em função da prática do surf for regular ou ocasional (praticantes ocasionais e praticantes regulares), a fim de perceber qual o papel que este construto desempenha, quer para a procura (no consumo de experiências consoante o nível de comprometimento) quer para a oferta (na cocriação de experiências). Em termos metodológicos, e face ao caráter exploratório do estudo, o procedimento de pesquisa adotado terá por base a aplicação de inquéritos por entrevista semiestruturada, cujo guião será desenvolvido a partir da revisão da literatura efetuada sobre o tema. A seleção dos indivíduos incidirá em dois grupos: do lado da procura, a praticantes de surf por tempo e frequência de prática (ocasionais e regulares); do lado da oferta, aos promotores da experiência do surf (escolas de surf). As entrevistas serão realizadas na Ericeira, região selecionada pelo método da saturação. Para a análise de dados proceder-se-á a uma análise de conteúdo por categorias. Para medir o envolvimento com o surf é adotada a proposta de pesquisa de autores devidamente identificados na revisão da literatura, em relação às dimensões de atração, autoexpressão e centralidade. Este estudo encontra-se na fase da elaboração do guião de entrevista, tendo em conta que a revisão da literatura já foi realizada. A conclusão do trabalho permitirá identificar experiências criativas de surf em destinos turísticos criativos associados ao surf, em função do nível de envolvimento dos visitantes com esta atividade desportiva, no sentido de perceber como construir uma experiência de surf adequada aos vários segmentos de mercado.
  • CONTRIBUIÇÕES PARA O DISCURSO CRIATIVO NA CIDADE DE SANTARÉM
    Publication . Carvalho, Rui
    A criatividade tem sido apontada em inúmeros estudos turísticos como fator de regeneração urbana, de inovação territorial e como forma de diferenciação de destinos turísticos detentores de uma riqueza cultural tangível e intangível. O turismo criativo tem permitindo de variadíssimas formas (aposta em clusters criativos, nas industriais criativas, criação de eventos, utilização criativa dos espaços, criação de atmosferas e experiências criativas) não apenas o desenvolvimento de competências por parte dos vários agentes do ecossistema criativo (ex: através da cocriação, consumo especializado), mas também uma distinção em relação aos destinos de turismo cultural tradicionais. A cidade de Santarém, localizada no centro de Portugal, desempenha um papel importante no turismo nacional, onde o seu património histórico-cultural constitui um papel fundamental na ativação dos recursos turísticos de base local e regional, contribuindo para a formação de uma oferta turística forte e coesa. Baseado no trabalho desenvolvido pelo autor sobre o potencial do turismo criativo na região do Médio Tejo, a presente investigação exploratória tem como objetivo contribuir para combater as lacunas da literatura de turismo criativo acerca da oferta e procura criativas na região e concorrer para a possível ativação de recursos tangíveis e intangíveis, capazes de serem adaptados aos pressupostos do turismo criativo presentes naquela cidade e região. Apesar da escassez de estudos sobre turismo criativo e esta região, é o objetivo desta pesquisa exploratória contribuir para o desenvolvimento efetivo deste nicho de mercado. Para tal, foi analisado o novo Plano de Valorização Turística para o Município de Santarém lançado no final de 2018 e confrontado com os pressupostos do turismo criativo. O autor procedeu assim à consulta de dados secundários complementares (websites institucionais, website do município, das entidades regionais de turismo, de projetos criativos em desenvolvimento, entre outros) e à técnica de análise de dados de forma a analisar o “discurso” criativo presente no documento. Confrontando estudos anteriores sobre o potencial do consumo especializado de experiências criativas em festivais culturais no Médio Tejo, a abordagem criativa ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e o documento estratégico referido anteriormente, o autor procurou analisar o discurso criativo presente na principal estratégia turística da cidade para os próximos anos. Apesar de se tratar de uma pesquisa exploratória, foi possível ao autor destacar a escassa menção à criatividade e economia criativa no documento analisado, apesar de algumas exceções em relação a algumas das áreas estratégicas apontadas no plano estratégico. A abordagem criativa do turismo é mencionada principalmente em relação ao produto da gastronomia e do vinho (residências gastronômicas-criativas) e em termos de requalificação do centro histórico, eventos e programação cultural para a cidade. Deve-se acrescentar uma estratégia criativa, às iniciativas indicadas no documento, permitindo assim a ativação de recursos culturais tangíveis e intangíveis, contribuindo, portanto, para a elaboração de experiências criativas, para potencializar a participação ativa do turista de formas inovadoras. O maior evento gastronômico da cidade deve contar com uma dimensão gastronômica cosmopolita e cocriação como um processo fundamental de interação com os turistas através de experiências criativas. A regeneração do centro histórico deve ser desenvolvida de forma a combinar iniciativas como o “Verão In. Str… é um espanto! ” com indústrias culturais e criativas, técnicas de storytelling, eventos criativos que contribuam para a criação de um ambiente criativo na cidade, entre outras iniciativas criativas.
  • Review of the theoretical underpinnings in the creative tourism research field
    Publication . Carvalho, Rui; Costa, Carlos; Ferreira, Ana Maria
    Despite the rising number of creative tourism publications, creative tourism is still emerging as a recent research area. Its study ranges from urban cities to rural areas implicating different uses for creativity, culture, events, creative networks and the co-creation of experiences. This paper had the goal to focus on the main theoretical subjects of creative tourism as a research area. As a result, the authors pinpoint vital issues present in creative tourism literature even though its definition is still evolving. After a thorough literature review, the authors conceptualised three main theoretical contributions present in creative tourism literature: 1) creativity and its relation to tourism, (2) specialised consumption as a characteristic of the postmodern tourist and 3) the experience economy paradigm and co-creation. This study identifies the main theoretical underpinnings of creative tourism, which made this special interest tourism gain so much importance in recent years.
  • COMMUNITY BASED TOURISM FESTIVALS IN THE MÉDIO TEJO REGION, PORTUGAL A POTENTIAL FOR THE SPECIALIZED CULTURAL CONSUMPTION OF CREATIVE TOURISM
    Publication . Carvalho, Rui; Costa, Carlos; Ferreira, Ana Maria
    Creative tourism is seen as an alternative to the serial reproduction of culture and the massive consumption of cultural tourism. Cultural and creative events have been highlighted as strong strategies for tourism development in creative tourism literature. Postmodern tourists seek meaningful experiences through a closer contact with local communities and act as co-creators of the overall creative tourism experience. Festivals can offer the opportunity for such phenomena in direct or indirect ways. In creative tourism both intangible and tangible cultural assets can be (re)activated for tourism purposes and creative add ups can be included in these events. Three community based tourism festivals are analyzed in reference to creative tourism literature and cultural capital theory. These events are characterized and creative strategies are suggested. By offering specialized cultural activities, this will enhance the cultural capital of participants, planners, local communities and help to differentiate tourism supply in the region. This paper aims at contributing to the research and development of creative tourism in the central region of Portugal, mainly the Médio Tejo region, which embodies thirteen municipalities in the center of the country.
  • A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico
    Publication . Carvalho, Rui
    A criatividade e a influência cada vez maior da cultura no campo do turismo concorreram para o surgimento de um novo paradigma ao nível da oferta dos destinos, com implicações na sua imagem e marca. Eventos culturais e criativos constituem desta forma ferramentas estratégicas na gestão dos territórios ajudando a delinear a oferta turística dos destinos. Foi nosso objetivo caracterizar os contributos criativos que os eventos incorporam em termos de reabilitação urbana, diferenciação da oferta turística, o uso de recursos intangíveis na preservação da cultura local e o seu contributo para a formação de uma imagem e marca do destino turístico mais dinâmicas. Foram analisados dois estudos de caso considerados importantes para a pesquisa em questão, a Festa dos Tabuleiros em Tomar e o Festival MED em Loulé. Verificámos que os eventos correspondem a estratégias de desenvolvimento cultural, social e económico dos destinos melhorando a imagem turística dos territórios. O incremento criativo que os eventos originam, proporciona o desenvolvimento e crescimento de fluxos turísticos contribuindo para o sucesso das economias locais e regionais. Estes devem ser enquadrados nas estratégias territoriais.