Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Validation of the content of a children’s game to promote the nursing professionPublication . Andrade, Luísa; Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia; Fernandes, IldaObjetivo: Validar conteúdo para um jogo experimental, designado por Quantos Queres, utilizando um origami, sobre a profissão de Enfermagem, para crianças dos 7 aos 12 anos. Método: Estudo metodológico, incluiu dois grupos de peritos: A (n=7), B (n=40). Amostragem não probabilística. Utilizado formulário de autopreenchimento, disponibilizado por e-mail e redes sociais, em Portugal, entre fevereiro e abril de 2020. Decisão de aceitação estabelecida para 75% de concordância. Resultados: Os grupos foram majoritariamente constituídos por enfermeiras. Grupo A identificou as temáticas: perfil profissional, formação, princípios éticos, elementos históricos e simbólicos e concebeu o conteúdo dos enunciados em forma de perguntas e respostas. No grupo B obteve-se a concordância superior a 75% nas áreas e nos conteúdos dos enunciados. Conclusão: A seleção do conteúdo a integrar o jogo é fundamental. A concordância obtida evidencia a importância dos temas eleitos e a adequação à finalidade que será testada posteriormente
- Perceção dos enfermeiros sobre a qualidade em saúde no bloco operatórioPublication . Gomes, José; Martins, MM; Tronchin, Daisy; Fernandes, Carla SílviaResumo: Enquadramento: A qualidade em saúde é uma responsabilidade crescente, designadamente no bloco operatório, e está associada ao investimento de cada profissão, entre eles os enfermeiros. Objetivo: Avaliar a perceção dos enfermeiros sobre a qualidade em saúde, no bloco operatório, no âmbito da estrutura, processo e resultado. Metodologia: Estudo descritivo, com uma amostra de 748 enfermeiros com pelo menos 2 anos de atividade no bloco operatório. Através de um questionário eletrónico foram aplicadas as escalas - Indicadores de Estrutura no Bloco Operatório (IEBO), Processos de Qualidade Assistencial no Bloco Operatório (PQABO) e Resultados de Qualidade no Bloco Operatório (RQBO). Resultados: As melhores avaliações recaem sobre o resultado, em oposição, as avaliações mais baixas recaem sobre as dimensões da estrutura designadamente Circuitos no bloco operatório, Continuidade na assistência de enfermagem e Especificidades dos grupos profissionais. Conclusão: A avaliação da qualidade do bloco operatório assume real importância pelo papel preponderante que o enfermeiro pode desempenhar a este nível, designadamente planeando ações de correção e melhoria para a qualidade e segurança dos cuidados.
- Necessidades dos idosos na autogestão da doença crônica: perspectivando um programa de intervenção de enfermagemPublication . Bastos, Celeste; Santos, Célia; Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia; Lima, LigiaObjetivo: caracterizar o perfil de saúde de idosos da comunidade e identificar os domínios do processo de autogestão da doença para intervenções de enfermagem. Método: estudo misto, integrando 48 participantes de Porto, Portugal entre setembro/2018 e julho/2019. Foi utilizado um formulário para avaliação de doenças e variáveis relacionadas com a saúde, e uma entrevista semiestruturada centrada na autogestão da doença crônica. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: 93,7% dos participantes apresentam comorbidades, destacando-se as doenças cardiovasculares e endócrinas. Das entrevistas, emergiram três temas: Domínio na gestão de medicamentos; Dificuldade de se comportar sempre de forma saudável; Importância de uma relação estreita e de confiança com os profissionais de saúde. Conclusão: evidenciaram-se as necessidades de autogestão das pessoas idosas que podem ser minimizadas com intervenções dos enfermeiros, destacando as áreas a intervir e estratégias a utilizar nos programas dirigidos à promoção da saúde.
- Ensinando enfermagem de família em contexto hospitalar recorrendo a um instrumento lúdicoPublication . Fernandes, Carla Sílvia; Martins, MM; Gomes, BárbaraEste trabalho consiste no relato de uma experiência na utilização de um jogo para refletir na Família como Foco dos Cuidados de Enfermagem em Meio Hospitalar. Cientes da importância da inclusão da família no contexto de cuidados, foi planeado um programa educativo num grupo de duzentos enfermeiros de um hospital, com a inclusão de um jogo. Esta estratégia fundamenta-se na crença da existência de uma relação entre o jogo e a aprendizagem. O jogo causa prazer, interacção no grupo e desafia, permitindo a aprendizagem através da própria descoberta e provocando curiosidade e pesquisa. O jogo intitulado Family Nursing Game tem como finalidade o ensino sobre Enfermagem de Família, divulgando a implementação do Modelo de Calgary de Avaliação e Intervenção em Família (MCAIF).
- Um jogo como instrumento de avaliação familiar em famílias com cuidador de doente dependentePublication . Fernandes, Carla Sílvia; Ângelo, Margareth; Martins, MM