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  • O comprometimento organizacional nas Unidades de Saúde Familiar
    Publication . Silva, Cláudia; Cordeiro, João Pedro Pina
    Objetivo: Analisar o comprometimento organizacional dos profissionais das Unidades de Saúde Familiar (USF) tendo em conta os diferentes níveis remuneratórios (modelo A e modelo B) bem como a relação entre as variáveis sociodemográficas e o comprometimento organizacional. Metodologia: Após a revisão da literatura, foi realizado um estudo de caso suportado pela análise documental e pelo inquérito por questionário referente ao modelo de Meyer e Allen (1991, 1997), adaptado à realidade portuguesa por Nascimento, Lopes e Salgueiro (2008), administrado a uma amostra de 55 profissionais. Resultados: Os resultados encontram-se, globalmente, de acordo com alguns estudos empíricos, permitindo concluir que os profissionais das USF apresentam elevados níveis de comprometimento organizacional, sendo os profissionais das USF modelo B os que revelam possuir níveis superiores de comprometimento. Limitações da investigação: A reduzida amostra por conveniência e a aplicação de uma única fonte de recolha de informação junto dos profissionais – inquérito por questionário – o que limita a dialética de confronto das suas opiniões sobre o comprometimento organizacional. Implicações práticas: Em termos práticos permite apoiar a conceção de sistemas de trabalho com enfoque em práticas de comprometimento organizacional, com vista à maximização da performance individual e organizacional. Originalidade e valor: O seu principal contributo e valor consiste em aprofundar a compreensão e o interesse pela análise do comprometimento num novo modelo organizacional (USF), em afirmação e expansão, potencializando estudos futuros num setor cada vez mais dinâmico e competitivo.
  • Gestão de recursos Humanos e comportamento organizacional: estudo de caso numa empresa de consultadoria
    Publication . Fernandes, Marina; Cordeiro, João Pedro Pina
    Objetivo: Analisar a relação entre gestão de recursos humanos e o comportamento organizacional, à luz da análise das práticas de trabalho de elevado desempenho e do comprometimento organizacional dos trabalhadores. Referencial Teórico: Na base deste estudo estão as “práticas de trabalho de elevado desempenho” (Pfeffer, 1998; Becker et al., 2001) que remetem para um conjunto de práticas que visam selecionar, desenvolver e reter os trabalhadores, sobretudo os mais qualificados, para maximizar a performance da organização. Método: Foi realizado um estudo de caso numa organização de consultadoria de inovação e tecnologia, sustentado na aplicação de um inquérito por questionário sobre as componentes do comprometimento organizacional (Nascimento et al., 2008) e sobre a perceção dos trabalhadores relativamente às práticas de trabalho de elevado desempenho (Esteves, 2008). A amostra é maioritariamente constituída por profissionais do sexo masculino, entre os 26 e os 34 anos, com licenciatura ou bacharelato. Resultados e Discussão: Os resultados apresentam alguma consistência com estudos empíricos previamente realizados: as práticas de trabalho de elevado desempenho estão presentes neste tipo de organização; os profissionais estão, sobretudo, comprometidos afetivamente com a organização; existem correlações significativas entre as práticas de trabalho de elevado desempenho e o comprometimento organizacional, sobretudo, ao nível do comprometimento afetivo. Implicações da Pesquisa: Auxilia no desenho e implementação de estratégias práticas de gestão de recursos humanos para gestores, que contribuem para a formulação de sistemas de gestão focados em comportamentos de comprometimento organizacional de profissionais no contexto do setor da consultadoria. Originalidade/Valor: É um estudo pioneiro desenvolvido em contexto nacional sobre os dois constructos no setor da consutadoria, contribuindo para a literatura ao destacar a importância de uma abordagem relacional e reflexiva sobre a importância do comportamento organizacional. A sua relevância e o valor são evidenciados pelo suporte e apoio que dá à concepção de sistemas e de práticas de gestão sustentados no comportamento organizacional.