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Lobo de Mesquita Simões Pires Fernandes, Joana

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  • A voz dos estudantes no ensino superior
    Publication . Andrade, C.; Fernandes, J.L.; Coimbra, Susana; Fonseca, Sunana
  • Role boundary management during Covid-19 pandemic: A qualitative analysis of focus group data with working-student mothers
    Publication . Andrade, C.; Fernandes, J.L.
    This qualitative study explores the experiences of role boundary management of workingstudent mothers during COVID-19 pandemic shelter in place order. A thematic analysis was used to examine the experiences and consequences of role blurring due to remote work, school closures, and remote learning and the strategies used to cope with the demands of three roles – being a mother, a worker, and a student. Eight participants enrolled in higher education programs participated in a focus group using Zoom technology. Several experiences of role blurring and barriers to satisfactorily manage all the roles emerged from the analysis. Strategies to cope with permanent demands seemed to have had only a small effect on working-student mothers' adjustment and well-being as they navigated through the days of shelter in place order. Implications for a better understanding of the experience and impacts of role boundary management during COVID-19 are discussed.
  • School-Family and Family-School Enrichment: A Study with Portuguese Working Student Parents
    Publication . Andrade, C.; Fernandes, J.L.
    In recent years, higher education institutions have progressively undertaken efforts to attract more diversified populations to their programs, both in the first and second cycles. These new groups include students who work professionally and who are parents. The literature that aims to address the management of multiple roles of higher education students has mainly devoted its attention to the potential conflict of roles, with a scarcity of studies focused on the positive aspects that may result from this articulation. The present study aims to analyze the relationships between satisfaction with social support (in the academic/school, work, and family domain), satisfaction with role management and academic performance and school-family and family-school enrichment experiences. The study was carried out using a questionnaire, with 155 students working fathers/mothers allowed to identify predictors of school-family and family-school enrichment. The results provide a better understanding of the factors that contribute to a student role having a positive impact on other life roles, namely the professional role and the role of father/mother.
  • Perceções dos estudantes do ensino superior sobre o papel da responsabilidade social organizacional: Um estudo exploratório
    Publication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.
    O presente estudo analisou, numa amostra de 70 estudantes da licenciatura em Comunicação Organizacional, as perceções sobre o papel da responsabilidade social organizacional e o modo como as organizações podem atuar, junto dos colaboradores, recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. A análise correlacional entre as dimensões das escalas escala de perceção do papel de responsabilidade social (RS) e da escala de expetativas de comunicação fora de horário de trabalho permitiu identificar uma correlação positiva e significativa entre a RS e sucesso e competitividade (obstáculo) e as expetativas de comunicação para além do horário de trabalho. Os resultados são discutidos no âmbito da formação académica promotora de reflexão e ação orientadas para a valorização da sustentabilidade organizacional e o bem-estar do colaborador.
  • DOIS ANOS (LETIVOS) DE PANDEMIA: EXPECTATIVAS E RECEIOS DE NOVOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
    Publication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.; Ferreira, Inês
    A pandemia exacerbou os desafios enfrentados pelos estudantes que ingressam no ensino superior. Este estudo, de natureza qualitativa e cariz exploratório, teve como objetivo contribuir para o conhecimento das expectativas e dos receios de dois grupos de estudantes (n=90) que ingressaram no ensino superior durante a pandemia. Os dados foram recolhidos com recurso à versão portuguesa do Hopes and Fears Questionnaire. A análise dos resultados identificou diferenças ao nível das expectativas e dos receios dos estudantes inquiridos, nomeadamente nos domínios educação, global/coletivo e realização pessoal. Concluiu‐se que os estudantes expressaram mais receios do que expectativas em relação ao seu futuro. Este estudo contribui para um melhor conhecimento sobre a transição e adaptação ao Ensino Superior em contexto de pandemia COVID‐19.
  • A comunicação organizacional em cooperação com a educação básica : uma experiência pedagógica
    Publication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.; Martins, Fernando M. L.; Silveira, Susana
    O processo de Bolonha veio trazer ao ensino superior a possibilidade dos conhecimentos e competências a adquirir no âmbito da formação superior serem atualizados e complementados com formação para além do contexto de sala de aula. Neste quadro, a formação inter e transdisciplinar adquire, também, um valor acrescentado numa ótica de formação integradora de saberes. A presente reflexão resulta de um modelo de formação criado em torno dos “CO meets” que juntou, no âmbito de um seminário e workshop temático, alunos da licenciatura de Comunicação Organizacional com os de outras licenciaturas da Escola Superior de Educação de Coimbra.
  • Estudo qualitativo sobre a perceção de jovens do ensino superior em relação ao uso dos espaços naturais ao ar livre face à pandemia COVID-19
    Publication . Dias, Sandra; Fernandes, J.L.; Mendes, Rui; Andrade, C.
    A pandemia provocada pelo novo coronavírus SARs-CoV-2 alterou o comportamento em sociedade, impondo novas regras, como o distanciamento social e restrições na utilização de espaços fechados. A usabilidade de espaços ao ar livre e naturais aumentou. O presente estudo teve por objetivo entender a perceção das vantagens no uso dos espaços naturais ao ar livre e a intenção de manutenção de novos comportamentos adquiridos pelos estudantes do ensino superior (ES) em contexto da pandemia. Com recurso a entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados dez estudantes de instituições ensino superior portuguesas. A temática central abordada centrouse nas alterações na usabilidade de espaços exteriores para a prática desportiva e para o lazer provocadas pelo confinamento e desconfinamento em consequência da pandemia. Os resultados permitem caracterizar a utilização e a importância atribuída aos espaços naturais ao ar livre pelos estudantes em três temáticas. Na primeira os estudantes assumem os espaços naturais ao ar livre, como espaços de liberdade, onde é possível estar seguro, ter saúde e obter evasão. A segunda refere-se à sustentabilidade e como a utilização de espaços naturais responde a esse propósito, e o terceira considera os efeitos do confinamento e desconfinamento, em particular, os impactos na valorização dos espaços naturais, locais vistos como seguros em relação aos espaços fechados e proporcionando oportunidades de convivência de acordo com as orientações de segurança. Conclui-se que, com a pandemia, a utilização dos espaços naturais ao ar livre aumentou. Esses espaços foram vistos como promotores de saúde, bem-estar físico e emocional e espaço de convivência seguro. Todos os participantes neste estudo manifestaram, ainda, a intenção de continuar a procurar os espaços naturais ao ar livre, ainda que em contexto de pandemia, por considerarem um espaço promotor de efeitos positivos no seu bem-estar. A valorização destes espaços foi, ainda, observada como inerente a uma consciência pessoal orientada para a sustentabilidade.