Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- O papel dos avós na transição para a parentalidade : uma scoping reviewPublication . Sousa, Inês; Bértolo, Maria HelenaIntrodução A transição para a parentalidade envolve um conjunto de mudanças intra e interpessoal, que afeta não só a mulher e companheiro(a), assim como todo o sistema familiar. Os avós são evidenciados como figuras de destaque na família contemporânea, constituindo-se a principal fonte de apoio e suporte para a família neste processo. Torna-se, assim, de extrema importância perceber como os avós podem influenciar ou não a transição para a parentalidade, agindo como agentes facilitadores ou como barreiras neste processo. Objetivo Mapear a evidência científica disponível sobre o papel dos avós na transição para a parentalidade dos seus filhos, englobando o período da gravidez, parto e período pós-parto até 3 anos. Métodos Esta revisão scoping foi desenvolvida segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI), 2020, tendo sido efetuada pesquisa em abril e maio 2022 e atualizada em julho 2023. Foram incluídos estudos de natureza qualitativa, quantitativa ou mista, bem como artigos de revisão, publicados em inglês e produzidos entre 2015 e 2023. Esta revisão scoping inclui artigos que abordam o papel dos avós, no contexto da transição para a parentalidade dos filhos, incluindo o momento da gravidez, parto e período pós-parto até 3 anos. Resultados Foram incluídos 11 artigos que cumpriram os critérios de inclusão. Quatro categorias emergiram: os avós como fonte de suporte; os avós e a influência na nutrição das famílias e no aleitamento materno exclusivo; a ambivalência de sentimentos e o papel dos profissionais de saúde. Conclusão Os avós podem evidenciar-se como figuras de destaque na família durante a transição para a parentalidade dos seus filhos, desenvolvendo papéis de suporte instrumental, emocional, informativo e financeiro; podem influenciar no aleitamento materno exclusivo e na nutrição familiar. Quando os conceitos e convicções sobre aspetos fundamentais relativos às crianças diferem, podem surgir sentimentos ambivalentes que conduzem a conflitos intergeracionais. Há uma lacuna nos cuidados de saúde relativamente à inclusão de pessoas significativas no cuidado ao casal e criança, nomeadamente dos avós.
- A Internet como fonte de informação e literacia em saúde na gravidez :Publication . Dutra, Irina; ferreira, mariantroduçãoAs reconfigurações sociais das últimas décadas têm alterado o papel da mulher na sociedade, afastando-a da família alargada e diminuindo o seu tempo para construir relações de suporte, fatores essenciais de apoio informal durante a transição para a parentalidade. Esta nova realidade conduziu ao surgimento de fontes de apoio informais alternativas, nomeadamente a internet, constituindo-se atualmente como uma das principais fontes de informação em saúde da mulher grávida. No entanto, não basta ter acesso à informação online para saber aplicá-la na tomada de decisões de saúde, é necessário também avaliá-la, compreendê-la e interpretá-la, ou seja, é necessário ter literacia em saúde.ObjetivoMapear a literatura existente sobre a relação entre a internet como fonte de informação e o nível de literacia em saúde das mulheres grávidas.MétodosPopulação em estudo: mulheres grávidas; conceito: literacia em saúde; contexto: internet. Foram consideradas fontes primárias e secundárias de pesquisas qualitativas e quantitativas, bem como literatura não publicada, nomeadamente dissertações de mestrado.Pesquisa em três etapas de acordo com a metodologia da JBI, utilizando as bases de dados Medline, CINHAL, Web of Science, Google Scholar e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Considerados artigos publicados desde 2015, em português, inglês, espanhol e francês. Extração e análise de dados feita em tabela elaborada de acordo com a metodologia da JBI, 2020.ResultadosIncluídos 13 artigos. Mulheres grávidas com maior nível de literacia em saúde realizam mais pesquisas online sobre saúde, recorrendo mais a fontes formais e discutindo a informação acedida com profissionais de saúde. Mulheres grávidas com menor nível de literacia em saúde têm mais dificuldade na compreensão, avaliação e aplicação da informação acedida online, recorrendo mais a fontes como blogues e redes sociais.ConclusãoO nível de literacia em saúde das mulheres grávidas influenciade forma determinante a utilização da internet como fonte de informação em saúde, estando positivamente relacionado com maior frequência de utilização, recorrência a fontes formais e discussão da informação acedida com profissionais de saúde. Em oposição,um menor nível de literacia em saúde está associado a maior dificuldade na avaliação e compreensão da informação acedida, necessitando de apoio de profissionais de saúde. O nível de literacia em saúde das mulheres grávidas deverá ser considerado para a recomendação personalizada de informação online válida e fidedigna.
- Efetividade do duche terapêutico no alívio da dor no primeiro estádio do trabalho de partoPublication . Tereso, Alexandra; Lopes, Filipa; Guterres, Rute; Ferreira, Maria; Carvalhal, Lucinda; Curado, Maria Alice dos SantosA prevenção da dor e o seu controlo eficaz são enfatizados como prioridades para a humanização das unidades obstétricas. O duche terapêutico constitui uma alternativa não farmacológica fácil de implementar, cuja eficácia não tem sido reconhecida pelos enfermeiros. Objetivo Avaliar a efetividade do duche terapêutico no alívio da dor durante a primeira fase do trabalho de parto. Métodos Estudo quasi-experimental tendo como questão de investigação: será que o duche terapêutico é efetivo no alívio da dor durante a primeira fase do trabalho de parto? Foi utilizada uma amostra de conveniência (n=81) e os dados foram recolhidos em duas maternidades. A dor foi avaliada utilizando uma Escala Numérica antes da aplicação da água como padrão comparativo do nível de dor antes e depois da aplicação de água quente (imediatamente depois, 10 e 20 minutos depois). A análise dos dados foi realizada utilizando SPSS®, v.27. Resultados A ANOVA de medições repetidas mostrou resultados estatisticamente significativos. A análise de contraste entre a primeira e a segunda medição revelou diferenças significativas entre o nível médio de dor imediatamente após e 10 minutos após a aplicação da água. Contudo, a análise post hoc revelou que após 20 minutos, as diferenças entre as médias não eram estatisticamente significativas. Conclusão O duche terapêutico é eficaz na redução da dor imediatamente após e 10 minutos após a aplicação da água.