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- O primeiro emprego dos licenciados em Fisioterapia pela ESSAPublication . Lopes, António M F; Freitas, SandroO presente trabalho tem como objectivo estudar: a “Empregabilidade”, “Natureza do primeiro emprego”, “Grau de preparação profissional” e “Grau de satisfação profissional”, dos alunos que concluíram o Curso Bietápico de Licenciatura em Fisioterapia da ESSA, dos anos lectivos de 2001, 2002 e 2003. Para a concretização deste estudo procedemos à construção e validação de um questionário que posteriormente foi aplicado no nosso estudo. Na construção do questionário, recorreu-se à revisão da literatura existente sobre as diferentes temáticas abordadas no estudo e em particular ao “Inquérito de percurso aos diplomados do Ensino Superior – 2001” da equipa de projecto ODES, do Instituto para a Inovação na Formação. O processo de validação realizou-se mediante a verificação da validade de conteúdo das várias perguntas a incluir no questionário, tendo sido utilizado um painel de experts constituído por nove elementos, seleccionados tendo em conta o domínio das temáticas abordadas no estudo. A população em estudo é constituída por 110 fisioterapeutas que concluíram o Curso Bietápico de Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (apenas os que realizaram os dois ciclos do Curso sem interrupção). Responderam ao questionário 73 (66.4%) elementos da população. Relativamente à variável “Empregabilidade”, tendo em conta as respostas obtidas, podemos afirmar que é de 100%. Em relação à variável “Natureza do primeiro emprego” verificamos que 76.7% elementos exerce ou exerceu o 1º emprego no sector privado, assim como 61.6% dos elementos tem por vínculo contratual no 1º emprego o regime de prestação de serviços (recibo verde). A remuneração auferida (salário médio mensal bruto) em média no 1º emprego é de 889 euros. Quanto à variável “Grau de preparação profissional” os valores obtidos são positivos, 87.7% consideram-se pelo menos medianamente preparados, mas destes, inclusivamente, 53.4% consideram-se muito bem preparados e apenas 12.4% pouco ou nada preparados. Na variável “Grau de Satisfação Profissional” verifica-se que, ao nível da satisfação com o percurso profissional, 86.3% encontram-se pelo menos satisfeitos e destes praticamente metade (41.1%) até se encontram muito satisfeitos e apenas 12.7% afirmam estar pouco ou nada satisfeitos. Face aos resultados obtidos, e comparativamente ao estudo do ODES (2001), os resultados do nosso estudo são globalmente muito positivos.
- Finding the “Right-Size” physical therapy workforce: international perspective across 4 countriesPublication . Jesus, Tiago S; Koh, Gerald; Landry, Michel; Ong, Peck-Hoon; Lopes, António M F; Green, Peter L; Hoenig, HelenFinding the “right-size” physical therapy workforce is an increasingly important issue, but it has had limited study, particularly across nations. This perspective article provides a comprehensive examination of physical therapy workforce issues across 4 countries (United States, Singapore, Portugal, and Bangladesh), which were deliberately selected to allow consideration of key contextual factors. This investigation provides a theoretical model uniquely adapted to focus on variables most likely to affect physical therapy workforce needs. This theoretical model was used to guide acquisition of public domain data across the respective countries. The data then were used to provide a contextualized interpretation about the physical therapy workforce supply (ie, physical therapists per capita) across the 4 countries in light of the following factors: indicators of physical therapy need, financial and administrative barriers affecting physical therapy access and demand, the proportion of physical therapy graduates (with varying trends over time across the countries), and the role of emigration/immigration in supply inequalities among countries of lower and higher income. In addition, both the physical therapy workforce supply and scope of practice were analyzed in the context of other related professions across the 4 countries. This international comparison indicated that there may not be a “one-size-fits-all” recommendation for physical therapy workforce supply across countries or an ideal formula for its determination. The optimal, country-specific physical therapy workforce supply appears to be affected by discipline-specific health care and contextual factors that may vary across countries, and even within the same country. This article provides a conceptual framework and basis for such contextualized evaluations of the physical therapy workforce.
- Factores de risco psicossociais e lombalgia em empregados de escritório: estudo epidemiológico e exploratório na região da Grande LisboaPublication . Almeida, Patrícia; Alves Lopes, António; Abreu, Paulo; Lopes, António M F; Cruz, Eduardo
- Educational strategies to increase student knowledge and reflexion about physiotherapy intervention in the context of covid-19Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, PauloBackground: In the context of the COVID-19 pandemic, the Alcoitão School of Health Sciences (ESSA) interrupted on March 16, 2020, all classroom activities, including clinical activities. This situation created the need to transfer all activities and classes to an online format (synchronous and asynchronous) and to promote in students new knowledge/skills/attitudes related to the new professional reality. Purpose: To increase students literacy and reflection concerning the pandemic and to adapt, as a profession to the new needs of society, the Department of Physiotherapy decided to implement an online activity that could facilitate this process. Methods: The online activity was created with a duration of 3 weeks integrated into the clinical curricular units. It involved 218 Physiotherapy students from the 4 curricular years, the Department lecturers and guests speakers. This activity included the creation of an updated repository of information related to the pandemic COVID-19, namely national (DGS) and international (WHO) guidelines, professional guidelines (WCPT, APFISIO, Professional Interest Groups) and multimedia material (videos and podcasts). As part of the activity, students were asked to complete the Coronavirus Disease Program developed by Pysiopedia (Physioplus), according to the academic year, in whole or only some of the modules. To support the activity, several online sessions were promoted, where, with the participation of guests, the pandemic and its impact on the various contexts of Physiotherapy were discussed. To evaluate the activity, students were asked to submit certificates of completion of the Coronavirus Disease Program course and an individual reflection on the institutional e-learning platform. To assess the impact on student satisfaction, an online questionnaire with several dimensions (34 questions) was used. Results: 96% of the Students (n= 211) completed this course, submitting the certificates of completion and the individual reflection. Concerning the student satisfaction, with a response rate of 96% distributed evenly across the various academic years, 78.7% considered that the activity, in general, was clear and was well structured, having reached the general objectives of the activity (79.6%), 83.4% also considered that it was an overall positive experience and reinforcing the importance of carrying out this type of activities (76.3%). Conclusion(s): From the results we can conclude that is important to develop updated activities adapted to current needs, using online approaches and involving all the partners in the educational process. It is important that Physiotherapy educators, create and implement activities that facilitate the development of students competencies that allow them to play a proactive role in global and local efforts to reduce the impact health and social effects of this pandemic.
- Projeto SIENHA – Rede europeia estratégica e inovadora para a educação no envelhecimento saudávelPublication . Martins, Maria Elisabete; Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Rosado, Maria Da Lapa; Guimarães, Isabel; Paquete, Patrícia; Almeida, Patrícia; Lopes, António M F; Carrillo, Elena; Vilaró, Jordi; Tuomi, Sirpa; Jarvinen, Sari; Kozakiewicz, Mariusz; Kedziora-Kornatowska, Kornelia; Hoxha, Adnan; Pekaric, Jasmin; Gruneberg, ChristianIntrodução e Objetivos: Os desafios em saúde relacionados com o envelhecimento da população, que a Europa enfrenta, obrigam a mudança das medidas e políticas sociais e de saúde nos seus estados-membros. O paradigma de Envelhecimento Saudável (ES) exige a inovação dos ambientes educacionais, sociais e de saúde e a preparação dos seus profissionais, nomeadamente os Fisioterapeutas, para a atuação com foco na promoção e da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida. Assim torna-se essencial promover o ES no espaço europeu através do desenvolvimento de competências dos estudantes, profissionais de saúde e de serviço social. Material e Métodos: Com esse objetivo estabeleceu-se um projeto de cooperação académica multilateral, com a duração de 36 meses, com a participação de sete Instituições de Ensino Superior (IES), financiado pelo programa ERASMUS+, constituído pelos seguintes produtos intelectuais: identificação de um quadro de competências profissionais em ES; desenvolvimento de um currículo em ES; desenvolvimento de um toolkit de inovação e investigação em ES. Resultados: Prevê-se assim no período de vigência do projeto, a criação de um currículo educativo, centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida, dirigido à comunidade educativa das IES parceiras, onde se incluem os cursos da ESSAlcoitão. Os conteúdos desenvolvidos podem ser adaptados a vários níveis de educação para assegurar a sustentabilidade e impacto. Tem como objetivo a longo prazo o desenvolvimento de um mestrado conjunto pelas IES parceiras. Conclusões: O projeto SIENHA poderá contribuir assim para: (i) a expansão do conhecimento sobre o envelhecimento saudável; (ii) O desenvolvimento contínuo de competências de estudantes, professores e profissionais; (iii) Inovação, desenvolvimento e a utilização das tecnologias para suportar a promoção da saúde na Europa; (iv) O desenvolvimento da investigação aplicada em contexto internacional, e a transferência efetiva da teoria na prática; (v) O intercâmbio de conhecimentos entre os setores sociais e os cuidados de saúde europeus para o desenvolvimento de práticas de qualidade.
- Prevalência, factores risco físicos e lombalgia em empregados de escritório: estudo epidemiológico exploratório na Região da Grande LisboaPublication . Alves Lopes, António; Abreu, Paulo; Almeida, Patrícia; Cruz, Eduardo; Lopes, António M F
- Acesso direto em fisioterapia: um serviço inerente ao profissional autónomoPublication . Almeida, Patrícia; Alves Lopes, António; Lopes, António M F; Pires, Diogo; Martins, Maria Elisabete; Santos, Hugo; Rosado, Maria Da Lapa
- Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, PauloIntrodução e Objetivos: No contexto de pandemia COVID-19 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) interrompeu todas as atividades letivas presenciais e atividades clínicas, surgindo a necessidade de transferir as atividades letivas para o formato online (síncrono e assíncrono) e de promover nos alunos novos conhecimentos, competências e atitudes. Material e Métodos: Para atingir esse objetivo foi criado uma atividade online com a duração de 3 semanas integrada nas unidades curriculares clínicas, envolvendo 220 alunos de Fisioterapia dos 4 anos curriculares, docentes do Departamento e oradores convidados. Essa atividade inclui a criação e disponibilização para consulta pelos alunos de um repositório atualizado de informação relacionada com a pandemia. Integrado na atividade foi solicitado a realização pelos alunos, de acordo com o ano lectivo, da totalidade ou de apenas alguns dos módulos, do Curso Coronavirus Disease Programme desenvolvido pela Physioplus. Para suportar toda a atividade foram ainda dinamizadas várias sessões online, onde, com a participação de convidados foi discutido a temática e o seu impacto nos vários contextos da Fisioterapia. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos dos 4 anos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (34 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 96% (n= 211) distribuído equilibradamente pelos vários anos letivos. Relativamente às respostas, 78,7 % consideraram que atividade no geral era clara e estava bem estruturada tendo sido atingidos os objetivos gerais da atividade (79,6%), 83,4% consideraram ainda que foi globalmente uma experiência positiva e reforçando ainda a importância da realização deste tipo de atividades (76,3%). Conclusões: Face à necessidade de aumentar a literacia relativamente ao contexto pandémico e nos adaptarmos enquanto profissão às novas necessidades da sociedade, é importante que os educadores em Fisioterapia, criem e implementem atividades que facilitem o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam desempenhar um papel proativo nos esforços globais e locais para reduzir o impacto dos efeitos sociais dessa pandemia.
- Acesso direto: projeto de desenvolvimento de um instrumento para a realização de triagem em Fisioterapia para diagnóstico diferencialPublication . Almeida, Patrícia; Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Alves Lopes, António; Rosado, Maria Da Lapa; Pires, Diogo; Lopes, António M F
- Trends in physiotherapy education: retrospective analysis of ECPE congress abstractsPublication . Alves Lopes, António; Almeida, Patrícia; Lopes, António M FRelevance: The last decade both physiotherapy and education faced many demands. Educators are challenged to show evidence and report their best practices. An overview of what has been the focus in the European Congress of Physiotherapy Education (ECPE) and the main areas of interest and developments in the European Higher Education area could provide the opportunity to benchmark towards the policy statement of education of the World Confederation of Physical Therapy (WCPT), facilitating consistency and perhaps assisting in formulating a relevant research agenda for the future. Purpose: The purpose of this study is to give an overview of the trends in physiotherapy education of the last decennium as it is presented at the conferences of the European Region of the World Confederation of Physical Therapy (ER-WCPT). Methods/analysis: A descriptive and retrospective study was carried out and qualitative and quantitative analysis was made on the basis of content and study design/methodology, by three independent reviewers of all abstracts presented at each of the three previous ECPE conferences of 2004 (Estoril – Portugal), 2008 (Stockholm – Sweden), 2012 (Vienna – Austria). Categories for content analyses were developed based on the distribution and main themes used in the conference. Results: A total of n = 350 abstracts were classified. The main topics were divided between ICT – Information Communication Technology, Education and Employment, Continuous Professional Development, Teaching and Learning, Clinical Education, Evidence Based Practice: Teaching and Learning, Clinical Reasoning, Innovation and Curriculum Development, Teaching in Specific Areas, Interdisciplinary. And considering different methodological approaches: Descriptive Studies; Analytical Observational and Experimental Studies; Reviews and Mixed Methods. Discussion and conclusions: This analysis was constrained by lack of transparency on the description of methodologies in the abstracts and also by the different organization of the abstract books. We needed to create a category “Information available doesn’t allow a classification” and make our decisions based on the rather classic distinction of qualitative and quantitative study types and methodology. From the results we can find an increase of total presentations from the first to the last conference. In all conference there is a clear preference for poster presentations and the qualitative studies are more favored. There is an overall increase in research and implementation research from the first conference to the last. Impact and implications: The next step could be a comparison with WCPT congress education related abstracts and the proceedings of educational networks like COHEHRE and ENPHE. This kind of reflection could help researchers and educators create a research agenda and build upon earlier work. It gives an incentive to the development of high quality methodologies. An overview of reports gives the opportunity to compare with published results and could challenge publishing criteria.