Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Amor em foco - o fenómeno do amor na relação terapêutica em enfermagemPublication . Silva-Pereira, Patrícia; Rebelo-Botelho, Maria AntóniaO amor é uma pequena palavra que comporta muitos sentidos. No dia-a-dia usamo-la sem estarmos preocupados com o sentido atribuído, pois ele é intuído dependendo do objeto a que nos referimos. O amor em enfermagem é considerado um dos pilares da ciência do cuidar, contudo esta assunção não está isenta de mal-entendidos. Importa clarificar o âmbito do amor numa relação terapêutica e perceber como se manifesta. Objetivo: compreender a experiência vivida do amor pelos enfermeiros de saúde mental na relação terapêutica em enfermagem. Método: a pesquisa situa-se numa metodologia qualitativa, de fenomenologia da prática, segundo Max van Manen que está radicada na filosofia, usando métodos filosóficos, filológicos e das ciências humanas. Foram colhidos relatos experienciais junto de dez enfermeiros de saúde mental. A compreensão dos sentidos e significados do fenómeno teve por base uma reflexão radical, por meio da epoché e redução. Resultados: o amor manifesta-se por ver o invisível; pela impossibilidade da não ação; por gestos securizantes; por fazer “1km extra”; por estar em sintonia; por estar ligado; por deixar que o outro apareça; por hospedar o outro em mim; como uma experiência prática; por um custo pessoal. Conclusão: O amor é um ingrediente transformador da experiência relacional terapêutica. Esta pesquisa é uma possível compreensão do fenómeno do amor na relação terapêutica em enfermagem. É um contributo para clarificar e desmistificar alguns estereótipos e despoletar reflexões acerca do quotidiano relacional em enfermagem que poderá estimular compreensões que tornem a prática de cuidados mais sensível e próxima do mundo de cada pessoa cuidada.
- Gestão do regime terapêutico pelo cuidador familiar em cuidados paliativosPublication . Santos, Dora Margarida Fragoso; Silva-Pereira, Patrícia
- Health humanities in nursing training: A multiple case experiment at undergraduate levelPublication . Duarte, António; Beecher Martins, Cecilia; Mesquita, Filipe; Pereira, Patrícia; Gonçalves, JoanaThis study aimed to evaluate the impact of a health humanities seminar with a group of fourth year undergraduate nursing students. Thirteen participants analyzed stills and excepts from fictional narrative films which focused on the nurse-patient relationship using strategies derived from narrative medicine, and psychology of cinema. Alterations in participants’ attitude of patient-centered care, using the PPOS (Patient-Practitioner Orientation Scale), and thematic content analysis of responses to an open question on the nurse's ideal interaction with the patient were evaluated. Results suggest that the seminar increased an attitude of patient-centered care in some of the participants, pointing to the potential of introducing health humanities training in nursing higher education, along with the need to consider personal and contextual characteristics that might mediate its impact.