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- Qualidade do desenvolvimento turístico na perspetiva dos decisores públicos locais portugueses : uma proposta de medidaPublication . Mira, Maria do Rosário; Mónico, Lisete; Moura, Andreia; Breda, ZéliaA qualidade em turismo passa por compreender as caraterísticas intangíveis inerentes aodesenvolvimento turístico, afirmando-se como uma temática abrangente, transversal e primordial para ocrescimento sustentável dos destinos turísticos. A análise destas caraterísticas tem suscitado o interessepela compreensão das perceções dos responsáveis públicos locais, com funções no turismo, e da comu-nidade residente sobre o que valorizam no desenvolvimento do turismo, quais os aspetos a que atribuemimportância e como percecionam o seu envolvimento neste processo (Boley, McGehee & Hammett,2017). Com este trabalho de investigação, pretende-se validar e analisar as propriedades psicométricasde um instrumento de medida, adaptado à realidade portuguesa, que avalie a perceção dos decisorespúblicos locais sobre qualidade em turismo. Esta escala, aplicada aos municípios portugueses (N=125),encontra-se organizada em subescalas ou dimensões da qualidade: desenvolvimento, económica, quali-ficação / formação, marketing e recursos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados relativosà subescala “desenvolvimento”, tendo-se verificado que a perceção sobre qualidade do desenvolvimentoturístico em Portugal, ao nível local, se traduz emEstratégia de Planeamento, Governança e Políticade Inovação. Conclui-se que estimular o diálogo contínuo com as entidades públicas locais, envolvê-losno planeamento e na formulação das políticas turísticas contribui para o desenvolvimento do turismo,porque, aliados à inovação, constituem as condições necessárias à materialização das estratégias dedesenvolvimento de turismo em ações desafiantes, a implementar pelos empreendedores locais.
- Uma proposta de medida da qualidade dos recursos humanos em turismoPublication . Mira, Maria do Rosário; Santos Mónico, Lisete; Moura, AndreiaEstudo empírico sobre a validação da subescala “Recursos Humanos em Turismo”, adaptado à realidade portuguesa, que visa avaliar a perceção dos decisores públicos locais sobre esta dimensão da qualidade. O estudo integra 134 participantes, provenientes de 125 municípios portugueses, tendo-se extraído 5 fatores responsáveis por 64.21% da variância total, designadamente: Competências profissionais, Política de emprego, Estratégia de negócio, Acesso à formação e Mercado de trabalho. Competências pessoais, conhecimento especializado, domínio de línguas e conhecimento aprofundado sobre a cultura e a especificidade da região na qual trabalham são os atributos mais valorizados pelos inquiridos, quanto às competências dos recursos humanos em turismo. Esta é uma situação à qual a tutela, as entidades de ensino e as empresas devem estar atentas, enquadrando nos seus planos estratégicos ou planos de estudos, temáticas direcionadas para a análise da identidade cultural dos destinos, contribuindo para a sua diferenciação.
- The Economic Dimension of Quality in Tourism: Perceptions of Portuguese Public Decision Makers at the Local LevelPublication . Mira, Maria do Rosário; Moura, Andreia; Mónico, Lisete; Breda, ZéliaA quality assessment scale in tourism was constructed in five dimensions: economic, development, human resources, marketing and product. We presents the research findings for the economic dimension, aiming to understand the perception of Portuguese public decision makers at the local level. Using survey methodology, a sample of Portuguese municipalities was used for data collection. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed, and three factors supported quality assessment regarding economics: development strategy (F1), economic factors of demand (F2), and financial incentives (F3). Results focus on the validation of the psychometric properties of this measuring instrument, identifying key issues for future research.