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  • Measuring quality regarding destination marketing: Perceptions from local public stakeholders in Portugal
    Publication . Moura, Andreia; Mónico, Lisete Santos Mendes; Mira, Maria Do Rosário
    Based on academic research and international recommendations on tourism quality, this study sought to develop a wide-ranging tourism quality scale adapted for Portuguese contexts. The research included creating and validating a marketing subscale to measure local public stakeholders’ perceptions of marketing strategies focused on improving tourism destinations’ quality. A self-administered survey was conducted with a sample of Portuguese municipalities including, more specifically, 134 local public stakeholders commonly considered local destination marketing organisations, as well as public policy- and decision-makers. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed to measure destination marketing quality, resulting in the identification of two factors: (1) image and promotion and (2) product differentiation. The proposed instrument was shown to have validity and reliability and to be a useful measurement tool. The findings highlight local public stakeholders’ responsibility to ensure the quality and competitiveness of tourism destinations’ marketing and provide multiple useful practical and theoretical implications and insights to guide future research.
  • O papel das DMO na gestão dos destinos turísticos : abordagem conceptual (1999-2014)
    Publication . Mira, Maria do Rosário; Breda, Zélia; Moura, Andreia; Cabral, Mariana
    : No presente artigo, visa-se a analisar a forma como a relação organizada entre indivíduos, estruturas e ambientes conduz ao sucesso dos destinos turísticos e como as Destination Management Organizations (DMO) afirmam a liderança na gestão eficaz dessa rede de relações. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre essa temática, recorrendo à pesquisa bibliográfica na base de dados Scopus. Verificou-se que as DMO devem ser responsáveis pela dinamização de redes, interesses dos stakeholders, gestão operacional do destino e recursos. Para tal, devem constituir-se como uma estrutura metaorganizacional com capacidade para executar atividades estratégicas e operacionais de gestão, designadamente: marketing, planejamento e desenvolvimento de produtos, gestão dos recursos físicos, humanos, tecnológicos e financeiros e avaliação do desempenho desse destino.
  • Dimensões e fatores de internacionalização de destinos turísticos: um modelo sistémico
    Publication . Mira, Maria do Rosário; Breda, Zélia; Mónico, Lisete dos Santos Mendes
    O objetivo deste trabalho é definir as dimensões e os fatores de internacionalização dos destinos. O percurso efetuado permitiu construir um modelo explicativo deste processo, que se confirmou do ponto de vista teórico e se validou empiricamente. Este modelo emerge da relação entre a teoria e os dados empíricos, numa tentativa de entender a realidade e de agir sobre ela, no qual conceitos e medidas se assumem como os intermediários da produção do conhecimento científico. Este aparenta ser, em simultâneo, suficientemente próximo da realidade, pelo que se considera um estudo descritivo, e suficientemente distante para possuir algum poder normativo. Realizou-se um estudo qualitativo para desenvolver o modelo concetual, apoiado numa revisão sistemática da literatura, cuja informação foi recolhida através da técnica de amostragem não probabilística “bola de neve”. Efetuaramse 96 pesquisas que conduziram à identificação de 76 documentos. A aplicação dos diferentes critérios de seleção a estes 76 documentos levou à retenção de 36 artigos que se enquadram, predominantemente, nos domínios da economia e da geografia do turismo. Os dados foram tratados com recurso ao programa informático NVivo 10.0, tendo-se extraído as dimensões e os fatores de internacionalização dos destinos, os quais suportam o estudo empírico. Conhecer as perceções sobre internacionalização de destinos de todas as entidades portuguesas sem fins lucrativos, com responsabilidades em diferentes áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional, dos setores públicos e privados originou a construção de um questionário (QIDT), organizado em cinco escalas, que visam medir o mapeamento dos destinos, a competitividade dos destinos e do produto, o modelo de governança dos destinos e a função das DMO neste sistema. Este questionário foi construído numa plataforma informática e enviado por correio eletrónico a 470 entidades, tendo-se recolhido 179 questionários, que correspondem a uma taxa de resposta de 38%, sendo o total de respostas válidas de 147 (82.12% do total de respostas). Foram realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias a cada uma das cinco escalas do questionário, recorrendo ao software SPSS 24.0 e AMOS 22.0. Os resultados confirmam que o modelo explicativo de internacionalização de destinos é constituído por quatro dimensões (território, produto, governança e DMO), sendo cada uma explicada por diversos fatores, no total de 11. Nos fatores territoriais incluem-se ‘recursos’ e ‘atividade económica’. Os fatores de competitividade do produto são: ‘inovação’, ‘diferenciação’, ‘gestão de pessoas’, ‘recursos tecnológicos’ e ‘empreendedorismo. O modelo de governança implica os fatores ‘colaboração’ e ‘redes’. A função das DMO é definida pelos fatores ‘função integradora’ e ‘promoção do destino’. As quatro dimensões e os fatores a elas associados constituem o modelo de internacionalização de destinos proposto nesta tese. As inter-relações entre estes diferentes componentes realçam a dimensão sistémica deste processo.