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Dimensões e fatores de internacionalização de destinos turísticos: um modelo sistémico

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Maria Rosário Mira Novembro 2018.pdf7.51 MBAdobe PDF Download

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O objetivo deste trabalho é definir as dimensões e os fatores de internacionalização dos destinos. O percurso efetuado permitiu construir um modelo explicativo deste processo, que se confirmou do ponto de vista teórico e se validou empiricamente. Este modelo emerge da relação entre a teoria e os dados empíricos, numa tentativa de entender a realidade e de agir sobre ela, no qual conceitos e medidas se assumem como os intermediários da produção do conhecimento científico. Este aparenta ser, em simultâneo, suficientemente próximo da realidade, pelo que se considera um estudo descritivo, e suficientemente distante para possuir algum poder normativo. Realizou-se um estudo qualitativo para desenvolver o modelo concetual, apoiado numa revisão sistemática da literatura, cuja informação foi recolhida através da técnica de amostragem não probabilística “bola de neve”. Efetuaramse 96 pesquisas que conduziram à identificação de 76 documentos. A aplicação dos diferentes critérios de seleção a estes 76 documentos levou à retenção de 36 artigos que se enquadram, predominantemente, nos domínios da economia e da geografia do turismo. Os dados foram tratados com recurso ao programa informático NVivo 10.0, tendo-se extraído as dimensões e os fatores de internacionalização dos destinos, os quais suportam o estudo empírico. Conhecer as perceções sobre internacionalização de destinos de todas as entidades portuguesas sem fins lucrativos, com responsabilidades em diferentes áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional, dos setores públicos e privados originou a construção de um questionário (QIDT), organizado em cinco escalas, que visam medir o mapeamento dos destinos, a competitividade dos destinos e do produto, o modelo de governança dos destinos e a função das DMO neste sistema. Este questionário foi construído numa plataforma informática e enviado por correio eletrónico a 470 entidades, tendo-se recolhido 179 questionários, que correspondem a uma taxa de resposta de 38%, sendo o total de respostas válidas de 147 (82.12% do total de respostas). Foram realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias a cada uma das cinco escalas do questionário, recorrendo ao software SPSS 24.0 e AMOS 22.0. Os resultados confirmam que o modelo explicativo de internacionalização de destinos é constituído por quatro dimensões (território, produto, governança e DMO), sendo cada uma explicada por diversos fatores, no total de 11. Nos fatores territoriais incluem-se ‘recursos’ e ‘atividade económica’. Os fatores de competitividade do produto são: ‘inovação’, ‘diferenciação’, ‘gestão de pessoas’, ‘recursos tecnológicos’ e ‘empreendedorismo. O modelo de governança implica os fatores ‘colaboração’ e ‘redes’. A função das DMO é definida pelos fatores ‘função integradora’ e ‘promoção do destino’. As quatro dimensões e os fatores a elas associados constituem o modelo de internacionalização de destinos proposto nesta tese. As inter-relações entre estes diferentes componentes realçam a dimensão sistémica deste processo.

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Sistema turístico destinos internacionalização fatores DMO modelo sistémico Touristic system destinations internationalization factors DMO systemic model

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