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Abstract(s)
O objetivo deste trabalho é definir as dimensões e os fatores de
internacionalização dos destinos. O percurso efetuado permitiu construir um
modelo explicativo deste processo, que se confirmou do ponto de vista teórico
e se validou empiricamente. Este modelo emerge da relação entre a teoria e os
dados empíricos, numa tentativa de entender a realidade e de agir sobre ela, no
qual conceitos e medidas se assumem como os intermediários da produção do
conhecimento científico. Este aparenta ser, em simultâneo, suficientemente
próximo da realidade, pelo que se considera um estudo descritivo, e
suficientemente distante para possuir algum poder normativo.
Realizou-se um estudo qualitativo para desenvolver o modelo concetual,
apoiado numa revisão sistemática da literatura, cuja informação foi recolhida
através da técnica de amostragem não probabilística “bola de neve”. Efetuaramse 96 pesquisas que conduziram à identificação de 76 documentos. A aplicação
dos diferentes critérios de seleção a estes 76 documentos levou à retenção de
36 artigos que se enquadram, predominantemente, nos domínios da economia
e da geografia do turismo. Os dados foram tratados com recurso ao programa
informático NVivo 10.0, tendo-se extraído as dimensões e os fatores de
internacionalização dos destinos, os quais suportam o estudo empírico.
Conhecer as perceções sobre internacionalização de destinos de todas as
entidades portuguesas sem fins lucrativos, com responsabilidades em diferentes
áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional, dos setores públicos
e privados originou a construção de um questionário (QIDT), organizado em
cinco escalas, que visam medir o mapeamento dos destinos, a competitividade
dos destinos e do produto, o modelo de governança dos destinos e a função das
DMO neste sistema. Este questionário foi construído numa plataforma
informática e enviado por correio eletrónico a 470 entidades, tendo-se recolhido
179 questionários, que correspondem a uma taxa de resposta de 38%, sendo o
total de respostas válidas de 147 (82.12% do total de respostas). Foram
realizadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias a cada uma das cinco
escalas do questionário, recorrendo ao software SPSS 24.0 e AMOS 22.0.
Os resultados confirmam que o modelo explicativo de internacionalização de
destinos é constituído por quatro dimensões (território, produto, governança e
DMO), sendo cada uma explicada por diversos fatores, no total de 11. Nos
fatores territoriais incluem-se ‘recursos’ e ‘atividade económica’. Os fatores de
competitividade do produto são: ‘inovação’, ‘diferenciação’, ‘gestão de pessoas’,
‘recursos tecnológicos’ e ‘empreendedorismo. O modelo de governança implica
os fatores ‘colaboração’ e ‘redes’. A função das DMO é definida pelos fatores
‘função integradora’ e ‘promoção do destino’. As quatro dimensões e os fatores
a elas associados constituem o modelo de internacionalização de destinos
proposto nesta tese. As inter-relações entre estes diferentes componentes
realçam a dimensão sistémica deste processo.
Description
Keywords
Sistema turístico destinos internacionalização fatores DMO modelo sistémico Touristic system destinations internationalization factors DMO systemic model