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  • A interdisciplinaridade em contexto de formação inicial de professores
    Publication . Santiago, A.; Pires, Natália Albino; Barbosa De Campos, Maria; Silveira, Susana; Rato, Virgilio
    A sociedade atual assiste a uma alteração das relações societais sem precedentes que coloca novos desafios formativos quer em relação à educação dos alunos do ensino básico e às metodologias para os fazer aprender, quer em relação à formação de professores e instituições que os formam. O paradigma educativo tem vindo, nessa sequência, a adaptar-se por forma a capacitar as novas gerações com instrumentos/competências de resposta a desafios globais e a interdisciplinaridade tem vindo a constituir-se como uma ferramenta holística importante para dar resposta a esses desafios. Neste contexto, apresentamos uma oficina de formação concretizada em ambiente virtual, dirigida ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), que reflete o trabalho realizado com os alunos dos Mestrados em Ensino do 1º CEB e Português e História e Geografia/Matemática e Ciências Naturais (PHGP/MCN) no 2º CEB pelos docentes na unidade curricular (UC) Seminário Interdisciplinar (SI).
  • O campo lexical da água em romances da tradição oral moderna portuguesa
    Publication . Pires, Natália Albino
    O elemento água possui em todas as culturas um valor simbólico, ancestral, sendo possível rastrear, ao longo da história da humanidade, a importância que a água teve e tem para as diferentes culturas e os valores simbólicos que lhe foram sendo atribuídos. De objeto de culto a símbolo de vida, a água surge também associada a diferentes práticas culturais. Nesta medida, encontramos referências à água na literatura ou na pintura e constatamos que, nestas expressões, são evidenciados os valores simbólicos que cada comunidade atribui ao elemento água. Assim, tendo por base a importância e os valores simbólicos do elemento água em diferentes culturas, em diferentes práticas culturais e em diferentes expressões, revisitamos os constructos simbólicos associados ao elemento água na literatura, muito particularmente num género de cariz oral: o romanceiro. De modo muito particular, pretendemos analisar as opções linguísticas do campo lexical de água em romances da tradição oral moderna ibérica, procurando verificar em que medida as formas linguísticas presentes nos textos contribuem para a (en)formação de valores metafóricos do elemento água e em que medida são o alicerce de um constructo simbólico.
  • Da epígrafe às redes sociais : pontes interdisciplinares entre o passado e o presente
    Publication . Pires, Natália Albino
    Os princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento, suportado pelo D-L 55/2018 e pelas Aprendizagens Essenciais (AE), preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter/multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o interrelacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal desafia as escolas a "Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais". Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas.Assim, partindo da Epígrafe como exemplo de suporte físico da memória e da relação passível de ser estabelecida com a veiculação da informação na sociedade atual, apresentaremos uma proposta didática para o 5º ano no âmbito das disciplinas de Português e de História e Geografia de Portugal. Em particular, proporemos um guião de trabalho que permitirá trabalhar AE de ambas as disciplinas em simultâneo e de forma interdisciplinar e que visa constituir-se como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo professor em sala de aula.
  • A supervisão pedagógica no século XXI : desafios da profissionalidade docente
    Publication . Ribeiro, Ana Isabel; Luís, Ana R.; Barreira, Carlos; Ribeiro-Silva, Elsa; Pires, Natália Albino
  • O romanceiro quer ir à biblioteca
    Publication . Pires, Natália Albino
    During the period of kindergarten education, children have contact with multiple forms of tradicional (folk) literature, particularly the songbook. However, as they enter the Primary School, and with their evolution through the different levels of schooling, the presence of the tradicional text loses its relevance in the educational contexts of the classroom and in school textbooks. Approaches to tradicional text are, often, based on authorial texts written on the basis of traditional text. Examples of these options present in textbooks are the texts by António Torrado or Luísa Ducla Soares. In the digital and image Era, it is not possible to imagine that the contexts of transmission of traditional literature can be restored, therefore, a large part of the oral literary heritage, the identity link of civilization groups, tends to be definitively lost. In fact, it is a paradox, there is an increasing talk of intangible cultural heritage and there are several policies to achieve the protection and preservation of world’s oral literary manifestations (tales, legends, proverbs, epics, ballads, etc). Facing the paradox of the attempt to preserve textual, heritage, oral manifestations and the loss of heritage memory by young people, we have been reflecting on several issues connected to the ways of preservation and the possible uses for the oral heritage collection. What will be the role of the school, particularly the Portuguese class, in the preservation of memory and oral textual heritage? How are the different libraries (municipal and from schools) helping until now, and, in the future, how can they contribute to the preservation of traditional literature? Based on these issues, and always thinking in the major urgency of protecting an ancient oral literary heritage, we start with a ballad of the modern Portuguese oral tradition, “Bela Infanta”, we think carefully on the ways of preserving the memory, and we suggest a set of activities that can be developed in a library space, therefore, giving a very important contribute to the preservation of the oral literary heritage.
  • LONG-REMI: An AI-Based Technological Application to Promote Healthy Mental Longevity Grounded in Reminiscence Therapy
    Publication . Nebot, Àngela; Domènech, Sara; Pires, Natália Albino; Mugica, Francisco; Benali, Anass; Porta, Xènia; Nebot, Oriol; Santos, Pedro
    Reminiscence therapy (RT) consists of thinking about one’s own experiences through the presentation of memory-facilitating stimuli, and it has as its fundamental axis the activation of emotions. An innovative way of offering RT involves the use of technology-assisted applications, which must also satisfy the needs of the user. This study aimed to develop an AI-based computer application that recreates RT in a personalized way, meeting the characteristics of RT guided by a therapist or a caregiver. The material guiding RT focuses on intangible cultural heritage. The application incorporates facial expression analysis and reinforcement learning techniques, with the aim of identifying the user’s emotions and, with them, guiding the computer system that emulates RT dynamically and in real time. A pilot study was carried out at five senior centers in Barcelona and Portugal. The results obtained are very positive, showing high user satisfaction. Moreover, the results indicate that the high frequency of positive emotions increased in the participants at the end of the intervention, while the low frequencies of negative emotions were maintained at the end of the intervention.
  • O ensino da escrita do português no Senegal: a questão dos manuais escolares
    Publication . Pires, Natália Albino; Ndiaye, Saloum
    O domínio da competência escrita revela-se fulcral no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. O português, enquanto língua estrangeira no Senegal (país francófono), é escolhido por um número significativo de alunos oriundos de contextos socioculturais e linguísticos diversificados. O trabalho que propomos decorre de uma investigação mais alargada, ainda em curso, e tem como objetivo analisar as perceções dos professores sobre as propostas de atividades de escrita presentes em manuais escolares usados na aula de PLE no Senegal, muito particularmente na região de Casamansa. Essas perceções permitem-nos ressaltar que os manuais escolares usados no espaço escolar senegalês apresentam algum desfasamento entre as temáticas a abordar e os contextos socioculturais dos aprendentes e que as atividades de escrita propostas colocam o foco sobre o produto e nunca sobre o processo que conduz ao texto escrito enquanto produto final.