Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Sustainability reporting: a comparative analysis in portuguese and brazilian major companies.Publication . Anunciação, Pedro Fernandes da; Xara-Brasil, Duarte; Marques, Jane; Matias, Agatha; Garcia, Camila
- SBM 2017– Projeto pedagógico multinacionalPublication . Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Manuela; Nunes, Sandra Cristina DiasO Projeto Pedagógico Setúbal Brand Management 2017 ocorreu entre setembro e dezembro de 2017, incluiu 52 alunos de 11 nacionalidades, centrando-se na temática da gestão de marcas e no desenvolvimento de competências interpessoais (trabalho de grupo e multiculturalidade), num contexto de maior inserção na comunidade local. Pretendeu-se que os estudantes, integrados em grupos multiculturais, apresentassem uma proposta de intervenção – marketing – para a cidade, contextualizada nos conteúdos programáticos da UC e de um trabalho de pesquisa e numa série de contactos e visitas realizadas à região. Durante o processo, desenvolveram-se estratégias para ultrapassar as dificuldades associadas à gestão da muticulturalidade do grupo, maximixando também o desenvolvimento da multiculturalidade e de outras competencias interpessoais.
- Wines of Portugal - Live Business Case: práticas pedagógicas em contexto internacionalPublication . Xara-Brasil, Duarte; Hanza, KavitaO Live Business Case – Wines of Portugal foi desenvolvido e aplicado em contexto internacional e pretendeu partilhar com os alunos de MBA no Brasil um problema presente sentido por uma organização portuguesa na abordagem ao mercado Brasileiro. O formato pedagógico incluiu a conceção de um documento escrito e a dinamização de uma sessão, presencial – em São Paulo - e de participações a partir de Portugal, através de videoconferência. Os alunos pesquisaram, questionaram, propuseram e discutiram as suas soluções, obtendo feedback do seu desempenho pelos professores e pela organização. Obtiveram-se excelentes respostas – propostas dos alunos - e os inquéritos pedagógicos mostraram grande satisfação por parte destes alunos envolvidos, evidenciando o potencial desta pratica pedagógica e das parcerias entre pesquisadores e instituições de ensino superior.
- Teaching marketing to a group of international students: a case studyPublication . Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Manuela; Nunes, Sandra Cristina DiasThis document describes a Marketing pedagogical project, developed in Portugal and relates with the specifications of the field of Teaching Marketing to an international group of around 50 students from 10 countries, including local students; two teachers two educational institutions and a deep collaboration with the local government (municipality), This Marketing project output is related with place branding and has already concluded two editions. This aim of this document is to analyze and debate the pedagogical options included in this learning experience and the possibilities of improvements in further editions. In this era of growing importance of the internationalization of research and education, this topic is covered by an important centrality for researchers, institutions and professors In a first stage we share a theoretical framework focused in the process of the internationalization of higher education institutions particularly dealing with international students. The results that this project achieved are aligned with the literature highlighting the importance of a specific and sophisticated approach to their mobility programs and the integration of the mobility students. There’s a need for a deeper and systematic research focused on the local integration and the development of multicultural competences in this group of students.