Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Acoustic Vases in the Portuguese Synagogue of Tomar: Analogies with other coeval worship buildings
    Publication . Moreira, Anabela Mendes; João Mascarenhas Mateus; Ana Paula Pires; Manuel Marques Caiado; Ivo Veiga
    Since ancient times, European construction history has been confronted with the existence of ceramic pots inlaid in walls often related to acoustic purposes. This paper focuses on the ceramic pots embedded in the masonry walls of the synagogue of Tomar, built in the 15th century. Although acoustic vases in Christian and Muslim worship buildings are relatively well known and documented, no similar studies published in English were found reporting similar devices in other synagogues. This paper attempts to shed light on the presence of embedded ceramic vases in the walls of this synagogue building in Tomar. The study considers the research on ceramic vases in ancient worship buildings as well as current acoustic research on the context of cavity resonators as an ancient building technique. The origins of Tomar synagogue were also investigated in order to argue this practice can be regarded as an expression of a coexistent tradition.
  • Análise dos projetos e das obras no Palácio Foz, em Lisboa, entre 1887 e 1904: contributo para a sua reconstituição arquitetónica e construtiva
    Publication . Moreira, Anabela Mendes; Serrano, Inês
    A caracterização arquitetónica e construtiva de um edifício é fundamental em qualquer processo de intervenção. A proficiência desses processos depende, em grande medida, do conhecimento profundo do edifício e da correta interpretação das alterações que nele se tenham operado. A reconstituição construtiva, sobretudo de edifícios mais antigos e que foram submetidos a maior número de intervenções no decurso do tempo, nem sempre é possível, dada a inexistência ou a insuficiência de registos escritos do seu projeto inicial, ou das suas sucessivas alterações. Existem, porém, exceções que se referem principalmente a edifícios com maior notabilidade, onde é possível revisitar o processo projetual, através de registos coevos, e, no caso de obras mais recentes, identificar e analisar os estratos referentes às várias intervenções, através da análise documental geralmente depositada em arquivos institucionais. Neste artigo procede-se à possível reconstituição arquitetónica e construtiva dos elementos do envelope (cobertura e paredes exteriores) de um dos edifícios mais distintos da cidade de Lisboa, o Palácio Foz, erigido na sequência do terramoto de 1755. O trabalho de pesquisa realizado focou-se na análise dos requerimentos submetidos pelo Marquês da Foz à Câmara Municipal de Lisboa no período compreendido entre 1887 e 1904. Os referidos requerimentos correspondem a pedidos escritos de alterações, ampliações e renovações construtivas solicitados pelo proprietário. Este estudo pretende identificar e datar as principais alterações arquitetónicas e construtivas realizadas no envelope do edifício, relativamente à construção inicial, enquadrando-as com as alterações urbanísticas da zona envolvente. Pretende-se, assim, contribuir para a caracterização da história arquitetónica e construtiva do edifício, explicitando a relação entre as práticas construtivas e o contexto urbano durante aquele período.
  • O Colégio Nun'Álvares em Tomar - projectos e obras (epub)
    Publication . Serrano, Inês; Moreira, Anabela Mendes
    A publicação "O Colégio Nun’Alvares, em Tomar: projetos e obras" reúne a análise do conjunto de projetos de arquitetura e engenharia referentes ao complexo educativo do Colégio Nun’Alvares, em Tomar, que se produziram entre 1952 e 1968, para a zona escolar da cidade, prevista no Plano Geral de Urbanização de 1938-1946. A criação do colégio, que se tornaria uma reputada instituição de ensino particular durante mais de cinco décadas, assumiu elevada importância para a cidade. Os seus edifícios, construídos nas décadas de 1950 e 1960, marcaram indelevelmente o perfil e a dinâmica urbana de Tomar. Neste sentido, esta publicação pretende contribuir para o desenvolvimento de estudos no domínio da História da Arquitetura e da Construção, sob a égide do modernismo, em Tomar, concorrendo para a fixação da sua memória enquanto património arquitetónico. Não se tratando de uma compilação exaustiva de projetos e obras, apresenta-se como uma análise sistematizada dos objetos/edifícios no contexto da arquitetura escolar nacional e local, tomando como base documental os processos de obras referentes ao complexo escolar do Colégio Nun’Alvares, reservados no Arquivo Municipal de Tomar. No capítulo introdutório, inclui-se uma breve apresentação do contexto das políticas educativas nacionais da época, e reflete-se sobre a presença do ideário modernista na arquitetura escolar. No segundo capítulo, apresentam-se e analisam-se os diversos projetos de arquitetura e engenharia do Colégio Nun’Alvares, no contexto da conjuntura então vigente, nomeadamente nos domínios da Arquitetura e da Construção. As notas biográficas sucintas dos principais projetistas dos edifícios do colégio são apresentadas no capítulo 3. O trabalho desenvolvido resultou da parceria firmada através de um protocolo entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e a Câmara Municipal de Tomar. Para além das entidades institucionais formalmente envolvidas, o trabalho realizado contou também com o empenho e esforço individual de vários intervenientes. Desta forma, na qualidade de coordenadoras do projeto, os nossos agradecimentos dirigem-se a todos os que participaram nas diversas fases deste projeto. Em particular, agradecemos a Eugénio Pina de Almeida, Presidente do IPT, quando este trabalho de campo foi desenvolvido; ao Colega Célio Marques, Diretor do centro de investigação Techn&Art; ao arquiteto Rui Serrano; a todas as colaboradoras do Arquivo Municipal de Tomar; ao Laboratório de Fotografia do IPT, e em particular ao Colega António Ventura, que coordenou os trabalhos de digitalização das imagens incluídas nesta publicação; aos Colegas dos cursos da área de Artes Gráficas do IPT, Miguel Sanches, Luís Moreira e Ana do Carmo, pela forma entusiasta com que acolheram o nosso repto; aos alunos do Mestrado de Design Editorial do IPT, do ano letivo 2018/2019. Por vontade das autoras, os textos não seguem as regras do Acordo Ortográfico de 1990.
  • Roteiro de Arquitetura Moderna em Tomar: Desenvolvimento de um guia virtual
    Publication . Moreira, Anabela Mendes; Serrano, Inês; Santos, Paulo
    A indústria do turismo, outrora um dos principais propulsores da economia de diversas nações, enfrenta uma grave crise global decorrente da pandemia de covid-19 e da consequente limitação da circulação de pessoas entre países. A diversicação da oferta turística cultural de um país ou região, através de novas abordagens, pode estimular os turistas nacionais a (re)visitar os lugares da sua memória cultural, e assim contribuir para dinamizar a indústria do próprio país. Neste artigo apresenta-se a aplicação (app) para dispositivos móveis, guia virtual RAM Tomar 1930-1965, orientada para o setor do turismo cultural. A app foi desenvolvida por uma equipa pluridisciplinar do Instituto Politécnico de Tomar, com o objetivo de divulgar o património arquitetónico modernista existente na cidade e projetado entre 1930 e 1965.