ESEJD - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Bio-ecologia e produção do poliqueta Nereis diversicolor O.F. Müller - recurso zoológico de ambientes costeirosPublication . Costa, Pedro Fidalgo eA presente dissertação teve como objectivo investigar alguns aspectos da biologia e ecologia do poliqueta Nereis diversicolor na costa Sudoeste de Portugal, nomeadamente nas ribeiras de Odeceixe, Aljezur e Carrapateira, durante o período de Abril de 1993 até Maio de 1994, bem como a tentativa de produção deste recurso em pequena escala e em condições controladas. Esta espécie de poliqueta muito comum e frequentemente dominante em substratos móveis de ambientes estuarinos, apresentou algumas flutuações temporais das suas densidades. Estas oscilações estão associadas à própria biologia reprodutora da espécie, mas também às interacções inter- e intra-específicas e à dinâmica sedimentar provocada pela movimentação de massas de água de origem marinha e continental, que interagem e modificam consequentemente as condições ambientais destes sistemas. A produção obtida para N. diversicolor em cada local de amostragem, bem como as taxas de renovação da biomassa (P/B) na costa Sudoeste, situam-se numa posição intermédia entre as encontradas para outros sistemas da costa Atlântica. No entanto a ribeira da Carrapateira apresenta-se como um caso à parte, verificando-se uma produção baixa com um P/B elevado. A fase de maior crescimento, seja em animais selvagens ou de laboratório, foi obtida nos primeiros 12 meses de vida. A partir do segundo ano de idade há uma redução no crescimento somático e um investimento na reprodução, nomeadamente na produção de gâmetas. O estabelecimento do período reprodutivo baseou-se nos resultados da recolha de amostras de estados larvares, bem como da análise do conteúdo celomático dos adultos. Neste estudo registou-se a presença contínua de fêmeas maduras e estados juvenis ao longo do ano, com um evento de recrutamento intenso em Setembro, seguido de um segundo pico de menores proporções em Maio. Na Carrapateira, ao contrário de Odeceixe e Aljezur, foi observado um amadurecimento precoce de N. diversicolor e consequentemente indivíduos de menores dimensões. Em todas as estações a razão sexual estimada foi sempre favorável às fêmeas. O estudo da ecologia alimentar de N. diversicolor revelou hábitos maioritariamente filtradores, embora na estação da Carrapateira esta espécie evidenciou tendências carnívoras e canibais. Não foram encontradas diferenças significativas nos conteúdos digestivos de machos e fêmeas, mas sim uma variação na composição da dieta consoante o local de estudo, época do ano e tamanho dos indivíduos. Através do cultivo de juvenis N. diversicolor alimentados com variadas dietas e em diferentes condições controladas de salinidade, temperatura e luminosidade, pôde constatar-se que esta espécie parece não apresentar uma relação entre as taxas de crescimento e o tipo de dieta fornecida. A análise dos ácidos gordos realizadas aos indivíduos reflectiu o perfil das dietas testadas. Os indivíduos que foram alimentados com dietas ricas em DHA (ácido docosahexaenoico) podem metabolizar apenas 50%, por outro lado, se a quantidade for baixa ou ausente, podem biosintetizar de novo. N. diversicolor retém aproximadamente todo EPA (ácido eicosapentanoico) presente nas dietas, porém, se a quantidade de EPA for baixa, pode biosintetizar de novo. Este facto demonstra que N. diversicolor não necessita DHA em quantidade, contudo, dietas ricas em EPA e DHA permitem uma alta assimilação de HUFA (ácidos-gordos insaturados de cadeia longa) o que é essencial para um bom crescimento e uma alta sobrevivência. Os estudos de cultivo realizados, também demonstraram que N. diversicolor não apresenta diferenças significativas quanto à preferência dos sedimentos testados. Sob condições de salinidade de 15 %o e temperatura de 25°C esta espécie atinge as mais altas taxas de crescimento e uma sobrevivência de 100%, alcançando em poucos meses o "tamanho comercial". Em todas as combinações testadas, os indivíduos atingiram um elevado estado de maturação em somente três meses. Estas condições de cultivo, podem ser aplicadas em futuros estudos para a obtenção intensiva de larvas, no entanto será necessário um estudo pormenorizado acerca da viabilidade destes gâmetas e a certificação de que a maturação extremamente acelerada dos progenitores não tenha sido prejudicial à gametogénese.
- Bullying e peer status na escolaPublication . Sequeira, Paulo Jorge Ferreira PintoO presente trabalho propõe-se realizar, na sequência da Suficiência Investigadora que se debruçou genericamente sobre o tema do bullying (acoso escolar), uma análise exaustiva da associação entre a estrutura sócio-afectiva (peer status) em sala de aula e a incidência de bullying (acoso moral), em alunos do 4.º ano de escolaridade. Sustentar-se-á essa análise no marco teórico validado em sede de defesa da suficiência, devidamente actualizado e direccionado para a reflexão autoral sobre a dinâmica interaccional, o posicionamento na estrutura relacional constituída informalmente no contexto turma e as implicações destas duas dimensões na exposição a situações de intimidação ou vitimização. A vertente metodológica, que se socorrerá da amostra participante da investigação para a Suficiência investigadora, debruçar-se-á, pela análise de frequências, medidas de tendência central e dispersão e aplicação de testes estatísticos, sobre a identificação de associações entre as variáveis constantes do instrumento de investigação então aplicado e seleccionadas para o presente estudo, e o grupo de respondentes desdobrado por seu turno nos sub-grupos constituídos com base no modelo de construção da estrutura sócio-afectiva proposto – bullies, vítimas, preferidos e não preferidos. Finalmente, da discussão dos resultados analisados no capítulo anterior, comprovar-se-ão as hipóteses predefinidas e os resultados obtidos, finalizando-se a investigação com a descrição das principais conclusões retiradas, a identificação das limitações e a sugestão de áreas pertinentes para futura exploração.
- Um novo olhar sobre o método de leitura João de Deus: apresentação de um suporte interactivo de leituraPublication . Ruivo, Isabel Maria SilvaEste trabalho de investigação pretende abordar a temática da leitura, tentando encontrar os factores que contribuem para o desenvolvimento desta competência e, através do estudo profundo do Método de Leitura João de Deus, desenvolver um projecto interactivo que efectivamente seja fomentador de boas práticas, visando o envolvimento de alunos, pais e professores, condição sem a qual julgamos difícil transpor a barreira da iliteracia. A Cartilha Maternal de João de Deus foi o nosso objecto de estudo e fizemos da leitura das suas lições e das indicações estabelecidas pelo seu autor, uma abordagem linguística que se mostrou, no passado, promotora de uma consciência fonológica essencial para o desenvolvimento da competência da leitura de uma forma racional e lógica fazendo desta aprendizagem um jogo que satisfaz a curiosidade da criança.
- A importância dos materiais para uma aprendizagem significativa da matemáticaPublication . Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste estudo incide sobre a aprendizagem de determinados saberes matemáticos mediados por materiais manipuláveis na educação infantil. O mais importante no ensino-aprendizagem da matemática é a actividade mental a desenvolver nos e pelos alunos. A utilização dos materiais, através de modelos concretos, permite à criança construir, modificar,integrar, interagir com o mundo físico e com os seus pares, a aprender fazendo,desmistificando a conotação negativa que se atribui à Matemática. Pretende-se compreender a relação entre a construção desses conhecimentos e a utilização de materiais, como recurso no processo de ensino-aprendizagem. Para tal procura-se: i) determinar o que valorizar: conteúdos, materiais ou a relação entre eles; ii) identificar qual a pertinência do uso de materiais manipuláveis no ensino infantil; iii) analisar como é realizada a ponte entre o concreto e o abstracto; iv) perceber como é que os materiais influenciam a aprendizagem do sentido do número e das operações aritméticas; v) determinar como é que os materiais manipulativos constituem elementos de mediação na aprendizagem,na construção, desenvolvimento e formação de determinadas capacidades, atitudes, destrezas e conceitos.
- As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores em PortugalPublication . Botelho, Ana Teresa Collares Pereira da SilveiraSão objectivos do presente trabalho identificar os factores que promovem a utilização e/ou integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus e propor estratégias para contribuir para a integração das mesmas junto das escola e dos professores. Especialmente com os que estão a iniciar a sua formação, tendo em vista a alteração do discurso pedagógico, por forma, a minorar as dificuldades e os insucessos que os alunos, os jovens e as famílias, e por consequência, permitir o inevitável conhecimento e aplicação das tecnologias nos tempos que correm. De forma a avaliar a real dimensão e o potencial das TIC no processo de Ensino-Aprendizagem (E-A) e as suas implicações no mundo da tecnologia os professores terão que ter atenção às diferentes variáveis (espaço, forma , tempo, conteúdo) e o próprio papel do professor.
- A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucessoPublication . Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosSão objectivos do presente trabalho identificar os factores que promovem o envolvimento parental das famílias de nível sócio-económico baixo na escola, e propor estratégias de envolvimento parental junto das escolas e dos professores, especialmente com os que estão a iniciar a sua formação, tendo em vista minorar as dificuldades e os insucessos que as crianças manifestam, e por consequência, evitar o abandono escolar. De forma a avaliar as três das dimensões do envolvimento parental em escolas portuguesas, designadamente, a comunicação entre a escola e a família, o envolvimento da família em actividades na escola, e o envolvimento da família em actividades de aprendizagem em casa, aplicaram-se dois questionários em duas versões distintas, uma para pais e outra para professores, a uma amostra de 591 sujeitos resultante de uma investigação longitudinal integrada, em escolas portuguesas do 1º ciclo. A análise dos resultados permitiu identificar um grupo de 24 famílias de nível sócio-económico baixo, que apresentava, ao contrário do que era esperado, um nível alto de envolvimento parental na escola e em casa. Através da realização de entrevistas a famílias deste grupo, procedeu-se à identificação de factores que estavam associados a um alto envolvimento parental tendo-se apurado como significativos: i) o modelo de proximidade que o professor estabelece com os pais, baseado num conhecimento real de cada aluno e de cada família; ii) a partilha de informação e a forma como a comunicação se processa, o que permite aos pais minimizarem os anseios, as preocupações e dificuldades, bem como, uma participação mais activa na escola, face a um maior apoio pedagógico; e, por último, iii) um acompanhamento mais efectivo das actividades de aprendizagem em casa e nos tempos livres. Paralelamente, de salientar que o bom aproveitamento escolar, associado a expectativas positivas que os pais têm relativamente aos filhos, facilitou e promoveu o envolvimento parental.Foi igualmente possível confirmar que os pais, apesar de continuarem interessados e envolvidos, sentiam que na transição para o 2º ciclo o afastamento acontecia e que a partilha se tornava mais complicada. De facto, foi bem evidente a referência a um número crescente de dificuldades, quer na comunicação com a escola e o professor, quer na compreensão de certas áreas de ensino, decorrentes de uma insuficiente formação académica. Nestas circunstâncias, justifica-se na formação inicial dos educadores e dos professores uma sensibilização e abordagem mais adequadas e vocacionadas para esta temática (principalmente para os do 2º ciclo), dando especial atenção às áreas comunicacionais e pedagógicas,encorajando-os na criação de estratégias criativas que forneçam às famílias condições de apoio em todo o processo educativo, com base nos seus interesses e empenho.