RDIPB - D-ECSC - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Práticas de educação emocional no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Hilário, Ana"A educação das emoções constitui um processo complexo de construção permanente, originado no seio familiar, passando pela escola e continuando por toda a vida. Os profissionais de ensino devem ser emocionalmente competentes para educar as emoções dos seus alunos, para que estes sejam capazes de lidar com as alegrias, as frustrações e ainda reconhecer as suas emoções e as dos outros. O presente estudo, de cariz exploratório transversal qualitativo pretende identificar “De que forma os professores desenvolvem o seu trabalho na sala de aula de modo a promover a Inteligência Emocional nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, com base na ideologia de Daniel Goleman (2000,2003) e outros autores. Para tal, na realização deste estudo foram utilizados como instrumentos de recolha de dados entrevistas a sete professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de seguida procedeu-se ao tratamento de dados recorrendo à análise de conteúdo. Através dos resultados das entrevistas aos professores conclui-se, que por um lado, existe pouco conhecimento sobre a inteligência emocional, neste sentido, deveria existir mais formação acerca deste tema. Por outro, foi possível verificar que um professor emocionalmente competente, consegue construir uma imagem de si próprio, relativamente à sua autoconsciência emocional, usa os seus conhecimentos para a sua gestão de emoções, consegue e aprende a ultrapassar momentos difíceis através da sua automotivação, fazendo de cada perda um desafio, parte do seu conhecimentos para desenvolver um bom nível de empatia e ainda para ser capaz de fazer uma eficaz gestão de emoções em grupos."
- A importância atribuída ao desenho infantil pelos adultosPublication . Correia, Vânia"Através do desenho, as crianças dizem muito sobre si mesmas. Na maioria das vezes, o desenho é quase sempre a primeira obra das crianças, traduz a sua primeira riqueza expressiva. De acordo Ana Salvador (1999) o desenho pode, em distintas situações, tornar-se na indicação, no “espelho” do estado de espírito da criança, porque traduz o que sente, pensa, deseja, o que a deixa inquieta, alegre ou triste. Este estudo pretende refletir e dar respostas ao modo como a interpretação do desenho infantil está presente nas vivências das crianças em diferentes contextos (J.I./Casa…). Assim como a importância que nos dias de hoje lhe é atribuída pelos profissionais e pelos encarregados de educação. Através de observação direta numa sala de Jardim de Infância, entrevistas a profissionais da área deste estudo e a questionários aos encarregados de educação da mesma sala da observação pretende-se responder às questões chave deste estudo."
- A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadasPublication . Rebocho, Inês"Este estudo tem como propósito compreender e analisar a acção educativa no âmbito da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar, recorrendo à opinião dos professores de Expressão Musical desta faixa etária, enquanto especialistas. Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado no Pré-Escolar. Tendo esta área um papel extremamente importante na formação das crianças. Assim sentiu-se necessário investigar a acção educativa e as estratégias utilizadas para promover a prática da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar. Esta investigação foi feita junto de professores de expressão musical de realizam sessões com esta faixa etária. Foram recolhidos dados relacionados com as estratégias, actividades utilizadas/realizadas no decorrer das sessões e a metodologia de investigação utilizada neste estudo foi a investigação acção, caracterizada pelo seu duplo objectivo de acção e investigação, no sentido de obter resultados em ambas as vertentes e pela sua orientação para a melhoria da prática nos diversos campos da acção. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários de resposta aberta dirigidos aos professores de Expressão Musical. Da análise investigativa resultou a proposta de intervenção que sugere estratégias/acções a utilizar a fim de suprir as necessidades encontradas."
- Desenvolvimento da linguagem na criança com Trissomia XXI: estudo de casoPublication . Condeça, Aida
- A prestação de cuidados individualizadas numa creche de qualidade: projecto de intervençãoPublication . Gerardo, Andreia
- Centro Social: melhoria das instalações: projeto de IntervençãoPublication . Reis, Ricardo Jorge Sousa
- A produção do texto livre no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Costa, Maria Filomença Gonçalves PereiraEste estudo tem como objectivo primordial investigar de que forma a prática de texto livre no 1º Ciclo do Ensino Básico pode contribuir para o sucesso escolar dos alunos em termos da produção escrita. Trata-se de um estudo ex-post-factum, no qual foi também utilizada uma metodologia de natureza qualitativa.
- Empreendedorismo feminino no poder localPublication . Fialho, Maria Odete Helena Careto