Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
66.4 KB | Adobe PDF | |||
177.07 KB | Adobe PDF | |||
71.05 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
"Este estudo tem como propósito compreender e analisar a acção educativa no âmbito da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar, recorrendo à opinião dos professores de Expressão Musical desta faixa etária, enquanto especialistas.
Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado no Pré-Escolar. Tendo esta área um papel extremamente importante na formação das crianças.
Assim sentiu-se necessário investigar a acção educativa e as estratégias utilizadas para promover a prática da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar. Esta investigação foi feita junto de professores de expressão musical de realizam sessões com esta faixa etária.
Foram recolhidos dados relacionados com as estratégias, actividades utilizadas/realizadas no decorrer das sessões e a metodologia de investigação utilizada neste estudo foi a investigação acção, caracterizada pelo seu duplo objectivo de acção e investigação, no sentido de obter resultados em ambas as vertentes e pela sua orientação para a melhoria da prática nos diversos campos da acção.
Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram questionários de resposta aberta dirigidos aos professores de Expressão Musical.
Da análise investigativa resultou a proposta de intervenção que sugere estratégias/acções a utilizar a fim de suprir as necessidades encontradas."
Description
Dissertação de mestrado em Ciências de educação - especialização em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação, 2012.
Keywords
Expressão musical Educação pré-escolar Acção educativa Estratégias
Citation
Rebocho, I.I. (2012). A Expressão musical na educação pré-escolar: estratégias utilizadas. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Educação.