RDIPB - D-ECSC - Dissertações de Mestrado
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- Adaptação das crianças em contexto de crechePublication . Amaral, Carla"Este projecto de investigação tem como objectivo primordial estudar como é efectuado o processo de adaptação da criança à creche, desde os quatro aos trinta e seis meses de idade. Pretende-se compreender através desta investigação como se organiza a creche e a família em prol da criança, de modo a facilitar-lhe o mais possível o processo de adaptação à creche. Trata-se de um projecto de investigação-acção, mais especificamente um estudo de caso, no qual foi utilizada uma metodologia fundamentalmente de natureza qualitativa, embora se tenha recorrido também a técnicas quantitativas, como seja o questionário. Participaram neste estudo 5 educadoras de infância a trabalhar na valência de creche e 96 pais/mães cujos filhos frequentavam a mesma valência. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se um questionário aplicado aos pais, um guião de entrevista realizada com as educadoras e, ainda, um questionário com perguntas abertas dirigido a especialistas. Todos estes instrumentos foram construídos para o efeito. De um modo geral, a pesquisa realizada e os resultados obtidos no decurso deste projecto de investigação realçaram a necessidade actual que as famílias sentem de poderem confiar em profissionais que os orientem e os ajudem a organizar os conhecimentos que possuem ampliando-os, de forma a proporcionarem aos seus filhos um desenvolvimento completo, saudável e harmonioso. Com base nos resultados obtidos foi delineado um projecto de intervenção dirigido aos pais tendo em vista facilitar o processo de adaptação das crianças e dos próprios pais."
- As atividades práticas/experimentais em ciências na educação pré-escolar: estudo a apresentar no relatório finalPublication . Duarte, VeraEste estudo teve como principal objetivo identificar as dificuldades sentidas pelas educadoras na promoção do ensino das ciências, através de atividades experimentais, na educação pré-escolar. Trata-se de um projeto de investigação no qual será utilizada uma metodologia de natureza qualitativa suportada por entrevistas semi-estruturadas que foram aplicadas a três Educadoras e a três Especialistas. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo e os resultados obtidos serviram de base à construção de um programa de formação para colmatar as necessidades sentidas pelas Educadoras na realização de atividades práticas/experimentais no ensino das ciências.
- Um caminho para a autonomia: filosofia para crianças em alunos com NEEPublication . Pereira, Ana Margarida Antunes de Carvalho
- Centro Social: melhoria das instalações: projeto de IntervençãoPublication . Reis, Ricardo Jorge Sousa
- Crianças com multideficiência na escola regular: da integração para a inclusão: projetoPublication . Almeida, Aurea José Costa Lopes de
- Desenvolvimento da linguagem na criança com Trissomia XXI: estudo de casoPublication . Condeça, Aida
- Empreendedorismo feminino no poder localPublication . Fialho, Maria Odete Helena Careto
- A escrita criativa no 1º cicloPublication . Machado, Susana"Para desenvolver outras competências ao nível da escrita, é essencial entender todo o processo prático que ela exige. Seguindo a linha de vários autores a Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem. O modelo de investigação utilizado foi o de investigação-ação, modelo este que tem um processo participativo e motivador, que envolve os alunos e o professor/investigador. Os dados foram recolhidos durante a minha Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico, na turma de 3º ano onde a realizei. Foi elaborado um plano de atividades com intuito de promover o desenvolvimento da Escrita Criativa através de estímulos auditivos, visuais e outros. A avaliação do texto criativo é feita verificando o alargamento do vocabulário, a exploração do imaginário e o novo trajeto descoberto pelo aluno. Para a análise de conteúdo foi criada uma grelha de avaliação baseada em quatro critérios utilizados na avaliação da Escrita Criativa: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade. Podemos referir que os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas, e que os resultados gerais alcançados neste estudo foram positivos e concluímos que os estímulos auditivos, visuais e outros promovem e desenvolvem a Escrita Criativa nos alunos do 1ºCiclo."