RDIPB - D-ECSC - Dissertações de Mestrado
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- Adaptação das crianças em contexto de crechePublication . Amaral, Carla"Este projecto de investigação tem como objectivo primordial estudar como é efectuado o processo de adaptação da criança à creche, desde os quatro aos trinta e seis meses de idade. Pretende-se compreender através desta investigação como se organiza a creche e a família em prol da criança, de modo a facilitar-lhe o mais possível o processo de adaptação à creche. Trata-se de um projecto de investigação-acção, mais especificamente um estudo de caso, no qual foi utilizada uma metodologia fundamentalmente de natureza qualitativa, embora se tenha recorrido também a técnicas quantitativas, como seja o questionário. Participaram neste estudo 5 educadoras de infância a trabalhar na valência de creche e 96 pais/mães cujos filhos frequentavam a mesma valência. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se um questionário aplicado aos pais, um guião de entrevista realizada com as educadoras e, ainda, um questionário com perguntas abertas dirigido a especialistas. Todos estes instrumentos foram construídos para o efeito. De um modo geral, a pesquisa realizada e os resultados obtidos no decurso deste projecto de investigação realçaram a necessidade actual que as famílias sentem de poderem confiar em profissionais que os orientem e os ajudem a organizar os conhecimentos que possuem ampliando-os, de forma a proporcionarem aos seus filhos um desenvolvimento completo, saudável e harmonioso. Com base nos resultados obtidos foi delineado um projecto de intervenção dirigido aos pais tendo em vista facilitar o processo de adaptação das crianças e dos próprios pais."
- Separação da família e adaptação à creche dos 0-12 meses: projecto de intervençãoPublication . Silva, Rita Sofia Amaro"A separação da família e adaptação à creche é um processo que envolve famílias, crianças e educadores. A presente investigação dá a conhecer como se realiza o processo de separação da família e integração da criança na creche dos 0-12 meses; identificar padrões de vinculação; perceber como a ligação mãe/bebé interfere na adaptação do bebé à creche; compreender o processo de separação do bebé à família; como promover a qualidade dos cuidados à criança em família e em contexto de creche; de que forma esta pode ser promotora de bem-estar; conhecer estratégias de intervenção pedagógica facilitadoras da integração e adaptação do bebé na creche e encontrar formas de intervir com a família de modo a colmatar dificuldades nesta transição. Realizou-se um Projecto de Investigação constituído por um Estudo I – observação da família e adaptação à creche e um Estudo II – processo de separação da família e adaptação à creche. Numa amostra de 18 Bebés dos 0-12 meses, seus pais (16) e três educadoras de infância na valência de creche, foram aplicados os seguintes instrumentos: grelhas de observação; focus group; questionários; e entrevistas. Os dados mostram que uma boa adaptação da criança à creche depende da menor angústia dos pais na separação, da melhor qualidade dos cuidados prestados pela creche e do nível de interacção da parentalidade no estabelecimento de vínculos. Nas estratégias utilizadas com a família, as educadoras de infância destacam a confiança existente entre pais, educadores e bebé."
- A expressão musical na educação pré-escolarPublication . Veríssimo, Irina"Este estudo tem como intuito analisar a atuação educativa no âmbito da Expressão Musical na Educação Pré-Escolar, recorrendo à opinião dos professores de Expressão Musical desta faixa etária, enquanto especialistas, e às educadoras de infância de vários tipos de estabelecimento de ensino pré-escolar. Sendo a música uma linguagem universal é importante que a criança seja sensibilizada, desde muito cedo, para o mundo dos sons e esta é uma tarefa dos pais e dos educadores. Na Educação Pré-Escolar este domínio tem um papel primordial na formação e aquisição de competências e aprendizagens das crianças. Neste sentido pretendeu-se investigar qual a atuação educativa das educadoras e dos professores de música que dinamizam as sessões relacionadas com este domínio. Para tal recolheram-se dados sobre as estratégias /ações e atividades desenvolvidas com as crianças nesta área. No que se refere à metodologia utilizada neste estudo foi investigação ação. Esta caracteriza-se pela forma interativa como se desenvolve, permitindo ao investigador a produção de saberes ao longo de todo o processo, além de que os intervenientes são participativos no decorrer do estudo. Este estudo teve como instrumentos de recolha de dados: questionários destinados às educadoras e entrevistas semiestruturadas dirigidas às especialistas na Expressão Musical no pré-escolar. Do processo investigativo resultou um plano de ação que contém estratégias/ações a realizar de forma a colmatar algumas necessidades encontradas."
- Promover o sucesso escolar em crianças de 1º ciclo em risco social e psicológicoPublication . Guerreiro, Maria"O presente projeto tem como objetivo primordial encontrar estratégias para promover o sucesso escolar, em crianças de risco social e psicológico, no 1º ciclo. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, sendo adotada uma metodologia tendencialmente de investigação ação, através da qual se pretende conhecer a realidade familiar, social e escolar de quatro crianças, para, com base neste conhecimento se delinear uma proposta de intervenção visando, promover o sucesso escolar destas crianças."
- Empreendedorismo feminino no poder localPublication . Fialho, Maria Odete Helena Careto
- A escrita criativa no 1º cicloPublication . Machado, Susana"Para desenvolver outras competências ao nível da escrita, é essencial entender todo o processo prático que ela exige. Seguindo a linha de vários autores a Escrita Criativa pode ser entendida como um conjunto de métodos que visam criar o prazer pela escrita. O professor deve ser um colaborador nesse processo e proporcionar em sala de aula atividades enriquecedoras e estimulantes, usando diversas estratégias de ensino/aprendizagem. O modelo de investigação utilizado foi o de investigação-ação, modelo este que tem um processo participativo e motivador, que envolve os alunos e o professor/investigador. Os dados foram recolhidos durante a minha Prática Profissional em 1º Ciclo do Ensino Básico, na turma de 3º ano onde a realizei. Foi elaborado um plano de atividades com intuito de promover o desenvolvimento da Escrita Criativa através de estímulos auditivos, visuais e outros. A avaliação do texto criativo é feita verificando o alargamento do vocabulário, a exploração do imaginário e o novo trajeto descoberto pelo aluno. Para a análise de conteúdo foi criada uma grelha de avaliação baseada em quatro critérios utilizados na avaliação da Escrita Criativa: fluência, flexibilidade, elaboração e originalidade. Podemos referir que os alunos aderiram com entusiasmo às atividades propostas, e que os resultados gerais alcançados neste estudo foram positivos e concluímos que os estímulos auditivos, visuais e outros promovem e desenvolvem a Escrita Criativa nos alunos do 1ºCiclo."
- Os interesses e aptidões dos jovens com dificuldades intelectuaisPublication . Raminhos, Manuela"O presente projecto de investigação pretendeu estudar a resposta educativa aos interesses/aptidões dos alunos com dificuldades intelectuais que frequentam a Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro de Vila Viçosa. A abordagem teórica debruça-se sobre o tema das Necessidades Educativas Especiais- dificuldades intelectuais, reflecte acerca da educação inclusiva e foca a atenção na transição para a vida activa, assim como na importância do conhecimento das aptidões/interesses dos jovens com dificuldades intelectuais. As temáticas em análise no quadro teórico permitiram o abrir de portas para novos conhecimentos acerca das necessidades educativas especiais, tendo em conta a opinião dos mais diversos autores. O modelo de investigação-acção enquadra metodologicamente este estudo que procurou fazer o levantamento dos interesses e aptidões desses alunos. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de questionários e de entrevistas. A amostra foi composta por dez alunos com dificuldades intelectuais e dois professores da escola Secundária Públia Hortênsia de Castro. Através desta pesquisa identificaram-se as barreiras que a escola em estudo enfrenta, como o insuficiente número de professores de Educação Especial e técnicos da área da psicologia. Verificou-se também a dificuldade em envolver empresas locais, para a integração de jovens em processo de transição para a vida activa. A análise dos questionários tornou possível o conhecimento de inúmeras actividades do interesse dos alunos, assim como dos sonhos que todos gostariam de ver realizados."
- Gestão de conflitos na escola: trabalho de projetoPublication . Jesus, Catarina Sofia Cristina de
- A prestação de cuidados individualizadas numa creche de qualidade: projecto de intervençãoPublication . Gerardo, Andreia