ISLA - Comunicação
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Recent Submissions
- A PERCEÇÃO DOS ALUNOS DE TURISMO SOBRE A AUTENTICIDADE NO TURISMOPublication . Carvalho, Rui
- The profile of the hyper user in an Emergency DepartmentPublication . Ascenso, RaquelCharacterizing the profile of frequent users of an emergency service is essential for the definition of health management policies, looking for an efficient meeting of patients’ needs and offering a better quality of services to users of the National Health Service. Therefore, it is reasonable that several research studies de veloped in this area focus on the very frequent users of hospital emergency services, usually referred to as hyper users. Their definition varies according to the studies, but in general, a hype user is a patient with 4 or more visits to the emergency department per year. This study analyzes the inflow of users to the emergency de partment of the Hospital do Esp´ırito Santo de Evora (HESE), by type of user, in a ´ period between January 2018 and May 2021. Based on Generalized Linear Models (GLM) and Generalized Additive Models (GAM) it is attempted to identify some factors that allow to outline the profile of the hyper user of the HESE emergency service. The results obtained with several models are compared and some consid erations are made about the modelling limitations taking into account the type of data and the context of the collection period. The profile of a frequent user of the HESE emergency services includes the triage code indicator, the user residence, age and gender, the admission shift, the waiting time and the physician's diagnosis.
- Avaliação do Sucesso dos Erp’s: Uma Nova Perspectiva.Publication . Bento, Fernando; Costa, CarlosA problemática da medição do sucesso dos sistemas de informação tem ocupado quer investigadores quer profissionais nas áreas de sistemas de informação. No trabalho de investigação aqui reportado a preocupação focaliza-se em encontrar uma solução para avaliação de sucesso de um caso específico de Sistemas de Informação - os ERP (Entreprise Resource Planning). Para tal realizou-se a revisão da literatura dando ênfase ainda às várias fases do ciclo de vida do ERP. Como resultado é proposto um novo modelo suportado na revisão da literatura em que se verifica que ao longo do ciclo de vida as várias dimensões vão adquirindo relevância diferenciada.
- O PAPEL ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DA MUDANÇAPublication . Luís, Vera; Martins, EliseteO presente trabalho tem como objetivo estudar o papel estratégico da gestão de recursos humanos na modificação de paradigma que a mudança ocasionou no mundo atual. Havendo consciência que as empresas enfrentam novos desafios, como a globalização e internacionalização dos mercados, inovação, alterações constantes das tecnologias de informação, emergindo uma economia baseada no conhecimento, espera-se compreender este fenómeno e, nesta primeira fase, através da recolha de informação existente, sustentada por académicos de referência. A posteriori, proceder-se-á à recolha de dados válidos, aplicando um método de avaliação, suportado por um inquérito por questionário a uma amostra representativa de empresas que cumpram com os requisitos de possuírem gestão de recursos humanos estratégico e tivessem passado por processos de mudança na zona de Santarém. Finalmente, após os procedimentos inerentes à recolha e tratamento de dados e, auxiliados por programa específico poderemos chegar a conclusões, expressivas ou não, sobre o nosso objeto de estudo. Neste contexto, as organizações necessitam de acompanhar as transformações, tornando-se mais dinâmicas e inovadoras, por forma a manterem as suas posições no mercado e encontrarem novos elementos de criação de valor. As organizações alteraram o seu funcionamento interno, realinharam os seus processos, práticas ou sistemas de forma a poderem tornar-se mais ágeis e competitivas. Nas organizações atuais, as mudanças surgem a um ritmo acelerado, podendo estas serem provenientes de natureza endógena ou de natureza exógena. A mudança enquanto passagem de um estado para o outro, traduz-se na transição de uma situação para outra diferente. O processo de mudança implica, desta forma, transformação, perturbação, interrupção e fratura. A competitividade, a globalização dos mercados e o foco na obtenção de lucros a curto prazo, conduzem as organizações a processos de reestruturação e reorganização, alterando as relações laborais tradicionais. Estas mudanças suscitam, inevitavelmente, um sentimento de incerteza nos trabalhadores relativamente ao seu emprego, às suas capacidades e às suas possibilidades de desenvolvimento e formação, fato que origina uma redução na sua confiança, na satisfação com o trabalho, na sua motivação e empenhamento. O Capital Humano, principal elemento do Capital Intelectual, constitui a mais importante fonte de vantagem competitiva de uma organização. As transformações ocorridas nas organizações conduziram à necessidade de compreender de que modo a liderança de equipas contribuía para um desempenho positivo das equipas de trabalho, e de que forma poderia funcionar enquanto agente facilitador, nos processos de adaptação e aprendizagem. A gestão de recursos humanos, em articulação com as restantes áreas funcionais aplicaram novos métodos e práticas de trabalho, por forma a rentabilizarem os seus recursos, em especial o Capital Humano, para fazer face às novas competências e exigências do inconstante mercado.
- ANÁLISE DE CLUSTERS PARA SEGMENTAÇÃO DE ESTUDANTES NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORPublication . Sobreiro, Pedro; Martinho, DomingosA segmentação do mercado é um tema importante para os administradores das instituições de ensino superior. A segmentação dos alunos permite a diferenciação e a definição de ações personalizadas de acordo com cada segmento e pode ser realizada recorrendo a dados existentes de alunos para serem posteriormente utilizados no desenvolvimento de ações de comunicação ou para realização de um acompanhamento interno diferenciado. A metodologia utilizada para realizarmos a segmentação dos alunos (n=280) recorreu à análise de clusters utilizando o algoritmo k-means disponível na biblioteca scikit. O k-means é um algoritmo não supervisionado para a determinação dos clusters, que requer que o investigador determine à priori o número de clusters pretendidos, utilizando uma aproximação iterativa calculando o centro ótimo de cada cluster. A identificação do número de clusters foi baseada no método elbow, que utiliza o pressuposto de que o número de clusters ótimo é aquele em que adicionando mais clusters não reduz significativamente a variância entre clusters. Depois de obtivermos cada cluster realizamos a sua caraterização utilizando as variáveis existentes para termos uma melhor compreensão dos dados. Os resultados obtidos permitiram identificar três clusters, onde obtivemos no cluster um 89 alunos, cluster dois 16 alunos e cluster três 175 alunos. Para facilitar a compreensão dos resultados obtidos realizamos a redução das variáveis existentes através de do Principal Components Analysis, uma redução de dimensões para podemos projetar os dados num espaço dimensional menor de duas dimensões, num gráfico de dispersão x,y. Realizamos a caraterização (média±desvio padrão) das variáveis idade, ano, estado civil e sexo. Os resultados obtidos evidenciam que nos clusters um, dois e três as médias de idades são aproximadamente iguais 28,29 e 31, o estado civil é maioritariamente solteiros com 80%, 81% e 75% e o sexo feminino representa 49%, 51% e 50% respetivamente. Os resultados conseguidos não são elucidativos considerando os indicadores obtidos em cada cluster. Para podermos retirar melhores conclusões deveriam ser incluídas mais variáveis, como cursos frequentados, resultados obtidos na frequência do curso e aumentar a amostra. Um aspeto que poderia ter sido equacionado seria a normalização dos dados, reduzindo impacto de variáveis em escalas diferentes na determinação do número de clusters. Por último seria interessante explorar as diferenças entre os alunos nos clusters existentes realizando a análise das variáveis existentes.
- A INTERNACIONALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACEUTICA PORTUGUESAPublication . Vieira, Jorge; Frade, RuiO contexto mundial atual oferece hoje uma realidade bastante aberta e informal, que fomenta o desenvolvimento da atividade comercial muito para além das fronteiras dos países de origem. A indústria farmacêutica, apesar das particularidades que a caracterizam, não constitui uma exceção e os seus atores concorrem num mercado cujos limites se podem confundir com os do nosso planeta. É nesta realidade que se insere a indústria farmacêutica portuguesa. Sendo maioritariamente constituída por empresas de pequena dimensão e ainda muito dependentes dos resultados financeiros no mercado local, enfrenta os desafios duma competição cada vez mais sem fronteiras, seja localmente seja, sobretudo, quando a decisão é competir em mercados externos. As exportações portuguesas de medicamentos têm sofrido um assinalável crescimento nos últimos anos. Em 2017 representaram cerca de 2% do total das exportações portuguesas. No entanto a balança comercial de produtos farmacêuticos é ainda fortemente negativa, sugerindo o muito que ainda se pode fazer neste setor estratégico para Portugal. Apesar da expansão internacional não ser uma estratégia nova, muito menos inovadora, não existe ainda um consenso sobre os fatores que levam a empresa a encarar a “aventura” da internacionalização e muito pouco se sabe dos fatores que levam ao insucesso desta estratégia. Este trabalho pretende estudar a forma como a internacionalização afeta os resultados das empresas farmacêuticas portuguesas. Pretende-se, nomeadamente, identificar os fatores preponderantes e respetivo impacto na decisão de internacionalização das empresas visadas. A amostra a incluir no presente estudo é constituída pelas empresas que compõe a organização PharmaPortugal: empresas farmacêuticas portuguesas com atividade relevante de fabrico e exportação de medicamentos, atualmente doze empresas. A estratégia de investigação a adotar é híbrida, recorrendo-se numa primeira etapa a um estudo exploratório sob a forma de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de compreender melhor o contexto da investigação e o fenómeno em estudo. Numa segunda etapa, recorre-se a um estudo quantitativo através da aplicação de um inquérito por questionário de forma a obter a generalização dos resultados. Espera-se que esta investigação constitua um pequeno contributo para maximizar as oportunidades de negócio no exterior e simultaneamente reduzir os riscos de apostas menos bem-sucedidas por parte das empresa farmacêuticas portuguesas.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE MARKETING INTERNACIONALPublication . Tacão, Tiago; Vitorino, Tiago; Frade, RuiO comércio internacional tem uma importância crucial nos indicadores macroeconómicos de um país, na sua balança comercial e no seu equilíbrio financeiro. Muitas empresas para obterem economias de escala, necessitam de se internacionalizar, tornando-se globais ao entrarem em mercados em que não estão presentes. Para acompanhar esse desenvolvimento externo, as organizações precisam de técnicas e estratégias inovadoras que lhes permitam ser competitivas, recorrendo desta forma ao marketing internacional, enquanto ferramenta de gestão, que lhes permite adequar a sua estratégia de expansão com as caraterísticas do mercado de destino. Afigurando-se desta forma, o tema do marketing internacional, como extremamente relevante, definimos como objetivo efetuar um levantamento dos seus principais elementos distintivos e caraterizadores, adotando uma metodologia proposta por alguns autores, que passou pela revisão bibliográfica de artigos de reconhecida relevância científica, de forma a criarmos um forte marco teórico sobre este assunto. Com base neste estudo, podemos então concluir que o marketing internacional é uma ferramenta fundamental para as empresas que se pretendem internacionalizar, pois utiliza uma metodologia de análise dos mercados de destino, que permite a adaptação das estratégias de internacionalização aos principais fatores críticos de sucesso, nomeadamente às diferenças culturais e sociais, à legislação geral e específica do setor de atividade da empresa, às necessidades e desejos do público alvo que se pretende atingir no país de destino, ao ambiente politico, à geografia e clima, às ofertas dos concorrentes para aqueles mercados, às características culturais e psicológicas dos consumidores, às barreiras tarifárias e às regulamentações governamentais especificas.
- COMÉRCIO INTERNACIONAL PORTUGUÊS DE VINHOS: O CASO DA ADEGA COOPERATIVA DE ALCANHÕESPublication . Firmino, Cátia; Augusto, Paula; Macedo, Renata; Frade, RuiA reputação internacional dos vinhos Portugueses é indiscutível. Os dados estatísticos do comércio exterior do vinho português mostram um crescimento continuado nos últimos anos, demonstrando que Portugal começou a conquistar um mercado fiel no estrangeiro, que cada vez mais reconhece a qualidade dos nossos vinhos e que está também disposto a pagar um valor mais elevado pelos vinhos portugueses. Este trabalho teve como objetivo analisar a importância económica do setor dos vinhos para a economia nacional, referenciar algumas características deste setor em Portugal e apresentar um estudo de caso sobre uma empresa exportadora de vinho. Para esse efeito, efetuou-se uma breve introdução ao conceito de comércio internacional, uma análise de indicadores económicos sobre o setor do vinho e a sua importância para a balança comercial de Portugal, caraterizando e valorizando as exportações de vinhos para outros países. Realizou-se também uma avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos deste setor, através de uma análise SWOT, que permitiu avaliar os principais obstáculos que impedem um crescimento ainda mais acentuado do setor vinícola, enumerando também algumas das oportunidades que poderão permitir uma maior valorização e expansão internacional. Por fim, apresentou-se um estudo de caso, sobre a Adega Cooperativa de Alcanhões, que permitiu fazer a integração de todos os conceitos avaliados na primeira parte do trabalho, numa situação real de uma empresa exportadora de vinhos. Com este estudo concluiu-se que Portugal tem vinhos de qualidade que são reconhecidos mundialmente. Verificou-se também que existe uma concorrência internacional muito forte e que como tal, Portugal tem que investir cada vez mais na melhoria do setor, apostando na modernização das adegas e na qualidade das vinhas, de forma a continuar a garantir esta qualidade superior, que é cada vez mais apreciada pelos consumidores nacionais e internacionais, ajudando desta forma o País, ao nível da sua Balança Comercial. O estudo da Adega Cooperativa de Alcanhões, serviu como exemplo, da forma como estruturas empresariais tradicionais que operam neste setor económico, começam a ter um papel importante em termos das exportações Portuguesas, apresentando uma clara estratégia de investimento e crescimento, com o objetivo de melhorar a qualidade do seu produto e aumentar o seu potencial exportador.