ISLA - Comunicação
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- Avaliação do Sucesso dos Erp’s: Uma Nova Perspectiva.Publication . Bento, Fernando; Costa, CarlosA problemática da medição do sucesso dos sistemas de informação tem ocupado quer investigadores quer profissionais nas áreas de sistemas de informação. No trabalho de investigação aqui reportado a preocupação focaliza-se em encontrar uma solução para avaliação de sucesso de um caso específico de Sistemas de Informação - os ERP (Entreprise Resource Planning). Para tal realizou-se a revisão da literatura dando ênfase ainda às várias fases do ciclo de vida do ERP. Como resultado é proposto um novo modelo suportado na revisão da literatura em que se verifica que ao longo do ciclo de vida as várias dimensões vão adquirindo relevância diferenciada.
- Riscos Associados à Utilização de Novos Nanomateriais Risks Associated to the Use of New NanomaterialsPublication . Tudella, JoanaNo contexto do trabalho laboratorial e industrial, o cumprimento das regras de segurança assume especial importância devido à utilização de compostos químicos e biológicos com riscos potenciais, por vezes elevados, para a própria integridade física e a para a saúde pública e do próprio. Estas regras e procedimentos para além de serem seguidas, devem ir sempre sendo adaptadas e melhoradas em função dos novos tipos de materiais químicos e biológicos que vão constantemente surgindo ao longo dos anos fruto de novas descobertas científicas e tecnológicas. Salientam-se, neste trabalho, os nano materiais, novos compostos químicos com partículas de dimensões muito reduzidas. O efeito na saúde de alguns destes compostos ou produtos recentes ainda não é totalmente conhecido, pelo que a Legislação sobre a sua utilização ainda se encontra em estudo e desenvolvimento. Numa primeira fase deste trabalho, será feita uma breve descrição dos nanomateriais que têm vindo a ser utilizados e das suas aplicações, bem como da sua definição detalhada de acordo com a Legislação Europeia. Entre estes, incluem-se compostos muito diversificados, tais como os nanotubos de carbono, os fulerenos, nano partículas de dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de cério; nanopartículas de ouro, prata, platina, nanopartículas cerâmicas, nanopartículas de sílica. Numa segunda fase deste mesmo trabalho, será detalhada a recolha e estudo da Legislação existente sobre alguns destes nanomateriais (focando-se sobretudo o caso dos nanomateriais mais utilizados tais como os nanotubos de carbono e nanopartículas de ouro), assim como uma descrição dos seus riscos potenciais para a saúde, os quais ainda não são totalmente conhecidos. Será, deste modo, feita uma recolha o mais completa e detalhada possível sobre os efeitos já estudados e conhecidos dos nanomateriais na saúde. São ainda referidos neste trabalho outros riscos associados à utilização desta classe de compostos, entre os quais o risco de explosão em determinadas situações. Por último, serão apresentadas as principais conclusões resultantes destes estudos, bem como algumas indicações e recomendações que poderão ser seguidas para garantir e melhorar a segurança durante o desenvolvimento do trabalho laboratorial e industrial envolvendo os nanomateriais. Um dos principais fatos a reter, é que esta é uma área de estudo em que ainda existem muitas lacunas no conhecimento e em que é requerido um acompanhamento mais profundo do efeito da utilização destes novos nanomateriais na saúde humana a curto, médio e longo prazo.
- COMÉRCIO INTERNACIONAL PORTUGUÊS DE VINHOS: O CASO DA ADEGA COOPERATIVA DE ALCANHÕESPublication . Firmino, Cátia; Augusto, Paula; Macedo, Renata; Frade, RuiA reputação internacional dos vinhos Portugueses é indiscutível. Os dados estatísticos do comércio exterior do vinho português mostram um crescimento continuado nos últimos anos, demonstrando que Portugal começou a conquistar um mercado fiel no estrangeiro, que cada vez mais reconhece a qualidade dos nossos vinhos e que está também disposto a pagar um valor mais elevado pelos vinhos portugueses. Este trabalho teve como objetivo analisar a importância económica do setor dos vinhos para a economia nacional, referenciar algumas características deste setor em Portugal e apresentar um estudo de caso sobre uma empresa exportadora de vinho. Para esse efeito, efetuou-se uma breve introdução ao conceito de comércio internacional, uma análise de indicadores económicos sobre o setor do vinho e a sua importância para a balança comercial de Portugal, caraterizando e valorizando as exportações de vinhos para outros países. Realizou-se também uma avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos deste setor, através de uma análise SWOT, que permitiu avaliar os principais obstáculos que impedem um crescimento ainda mais acentuado do setor vinícola, enumerando também algumas das oportunidades que poderão permitir uma maior valorização e expansão internacional. Por fim, apresentou-se um estudo de caso, sobre a Adega Cooperativa de Alcanhões, que permitiu fazer a integração de todos os conceitos avaliados na primeira parte do trabalho, numa situação real de uma empresa exportadora de vinhos. Com este estudo concluiu-se que Portugal tem vinhos de qualidade que são reconhecidos mundialmente. Verificou-se também que existe uma concorrência internacional muito forte e que como tal, Portugal tem que investir cada vez mais na melhoria do setor, apostando na modernização das adegas e na qualidade das vinhas, de forma a continuar a garantir esta qualidade superior, que é cada vez mais apreciada pelos consumidores nacionais e internacionais, ajudando desta forma o País, ao nível da sua Balança Comercial. O estudo da Adega Cooperativa de Alcanhões, serviu como exemplo, da forma como estruturas empresariais tradicionais que operam neste setor económico, começam a ter um papel importante em termos das exportações Portuguesas, apresentando uma clara estratégia de investimento e crescimento, com o objetivo de melhorar a qualidade do seu produto e aumentar o seu potencial exportador.
- APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE RISCOS AOS NANOMATERIAISPublication . Tudella, JoanaNo decurso do trabalho laboratorial e industrial, as questões de segurança assumem especial importância devido à utilização de compostos químicos e biológicos com riscos potenciais, por vezes elevados, para a própria integridade física e a para a saúde pública e do próprio. As regras e procedimentos de segurança para além de serem seguidas, devem ir sempre sendo adaptadas e melhoradas em função dos novos tipos de materiais químicos e biológicos que vão constantemente sendo desenvolvidos. Salientam-se, entre estes, os nanomateriais, novos compostos químicos com partículas de dimensões muito reduzidas. O efeito na saúde de alguns destes compostos ainda não é totalmente conhecido, pelo que a Legislação sobre a sua utilização ainda se encontra em estudo e desenvolvimento. Em trabalhos anteriores, foi feita uma descrição dos diversos nanomateriais que têm vindo a ser esenvolvidos, entre os quais, os nanotubos de carbono, os fulerenos, nanopartículas de dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de cério; nanopartículas de ouro, prata, platina, sílica, cerâmicas. Foi também efetuado um estudo sobre os riscos associados à utilização dos nanomateriais para a saúde humana e para a própria segurança e acerca da Legislação existente aplicável a este tipo de compostos. Este trabalho segue esta linha de investigação e, deste modo, pretende-se apresentar um estudo sobre a aplicação de métodos de avaliação e controlo de risco ao caso concreto dos nanomateriais, descrevendo alguns exemplos, vantagens e limitações. Entre os métodos de controlo que têm sido aplicados com sucesso aos nanomateriais, pode referir-se, por exemplo, o “control banding” e a ferramenta “CB Nanotool”.
- Stress nos funcionários da Segurança Social - Eestudo de caso no Centro Distrital de LeiriaPublication . Camacho, Helena; Martinho, FilipaEste projeto incide sobre as principais causas de Stress, nos funcionários da Segurança Social. O Instituto da Segurança Social, ISS, IP., tem como missão “Garantir e promover a proteção ebinclusão social dos cidadãos e das cidadãs, no âmbito do sistema de segurança social, reconhecendo os direitos e assegurando o cumprimento das obrigações.”. O nº de beneficiários de prestações tem um grande peso na atividade da Segurança Social, sendo que todos estes beneficiários/clientes dependem do desempenho dos funcionários da Segurança Social. A Segurança Social abrange todos os cidadãos, de todas as idades, género, estrato social e outros. Num mundo em constante mudança, as pessoas tentam adaptar-se às novas realidades, quer a nível pessoal como profissional. As pressões existentes, a falta tempo, as exigências entre outros, faz com que as pessoas se sintam desmotivadas, angustiadas, infelizes, a todos os níveis, levando as mesmas as situações de Stress. Cada vez mais é necessário prevenir as principais causas de stress das pessoas a nível profissional, sendo que para se atingir esse objetivo é fundamental a satisfação do colaborador no seu trabalho. Com a globalização assistiu-se a uma crescente competição entre empresas e um elevado grau de exigência dos mercados em que estas operam. Fase às conjunturas existentes torna-se imprescindível que as organizações/empresas optem por diversos instrumentos de gestão, de modo a criarem uma estrutura consistente e consigam manter o ritmo de produtividade da organização.Um dos grandes desaf ios da Gestão de Recursos Humanos é conseguir maximizar o desempenho e qualidade de vida dos seus trabalhadores. Para ultrapassar com sucesso este desafio as organizações devem conseguir manter os seus trabalhadores satisfeitos e consequentemente eliminar as principais causas de stress. A crise económica existente na Europa e em Portugal faz com que o Sistema de Segurança Social se adapte continuamente à nova realidade com o objetivo de “assegurar direitos básicos dos cidadãos e a igualdade de oportunidades, bem como, promover o bem-estar e a coesão social para todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam atividade profissional ou residam no território.” Assim, e sendo o Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS), um instituto público, cada vez mais é necessário inovar, quer a nível tecnológico quer a nível de recursos humanos de modo a se equiparar com as diversas empresas e “competir” ao mesmo nível nesta era da globalização, tendo como objetivo responder com maior rapidez às necessidades dos seus beneficiários/clientes. Ao longo dos anos têm sido efetuados diversos estudos sobre stress ocupacional aos Profissionais de Saúde, dado os mesmos estarem sobre constante pressão, devido ao contato direto com as pessoas, o serviço prestado aos doentes, o salvar uma vida entre outros. Este estudo pretende avaliar o nível de stress, noutra profissão e área – Funcionários da Segurança Social. A presente investigação encontra-se dividida em duas grandes partes, a primeira corresponde à revisão da literatura e a segunda à investigação empírica. Na primeira parte realizou-se uma pesquisa bibliográfica para definir o Stress, Riscos psicossociais, consequências e respetiva evolução histórica. Por conseguinte, na segunda parte são apresentados os objetivos e a metodologia adotada, caraterizando a amostra e suas principais funções para a investigação e onde os resultados obtidos serão alvo de discussão. No caso em estudo, o inquérito por questionário será utilizado como técnica de recolha de dados. Esta técnica foi a escolhida por ser vantajosa, uma vez que a recolha de dados é mais rápida, fácil, menos dispendiosa ou mais certeira, e permite inquirir uma amostra alargada. Posteriormente procedemos ao envio por correio eletrónico a todos os funcionários, solicitando o preenchimento do questionário on-line, fornecendo o respetivo link. Será dado um prazo de resposta previamente definido e a recolha será feita através da internet. O questionário utilizado foi adaptado do questionário aplicado aos profissionais de saúde, Questionário de Stress nos Profissionais de Saúde (QSPS). Fonte: (Stress Ocupacional, Burnout e Suporte, 2011). O mesmo será dividido em 4 partes, uma referente aos dados pessoais, profissionais e familiares, que irá permitir recolher dados relativamente à idade, género, habilitações literárias, estado civil e nº de filhos, outra referente ao stress a nível global, outra referente ao stress ao nível função por uma fim referente ao apoio social. Com base nos dados recolhidos e tratados é possível elencar alguns dos resultados aos quais o estudo se propõe, nomeadamente, as principais causas de Stress nos funcionários da Segurança Social.
- A Gestão de Carreira e a Conciliação Vida Pessoal - Profissional Estudo de CasoPublication . Neves, Marta; Martinho, FilipaEste projeto incide sobre a gestão de carreira e a conciliação vida pessoal-profissional dos Enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém. Com as mudanças demográficas e económicas dos últimos anos, os riscos psicossociais têm-se revelado fatores de relevo no bem-estar dos profissionais de diversas áreas, pelo que se sucederam inúmeros estudos em seu redor. A profissão de enfermeiro é uma profissão exigente, não só a nível profissional por todos os fatores que a caraterizam, mas também a nível pessoal, gerando assim um conflito entre a vida familiar e profissional. Encontrar um equilíbrio entre essas duas dimensões não é fácil, pelo que, cada vez mais, as pessoas tendem em optar por se dedicar mais a uma das dimensões, deixando a outra para segundo plano. No entanto, ambas as dimensões são importantes para a vida de uma pessoa e para o seu equilíbrio emocional. Com a entrada das Mulheres no mercado de trabalho após a revolução industrial, no século XIX, o conceito de família também sofreu alterações. Enquanto, anteriormente a esse acontecimento, a Mulher apenas se dedicava às tarefas domésticas e educação dos filhos, esta passou a ter um papel ativo na família na obtenção de rendimentos assim como o Homem. Do lado financeiro teve um impacto positivo, porém do lado psicológico, foi tendo impactos desgastantes dado que a mulher passaria a ter dois papéis, a de trabalhadora e de cuidadora do lar/família. Com a evolução da sociedade em torno do conceito “família” e as oscilações demográficas que conduziram às instabilidades laborais, as famílias começaram a deparar-se com o grande dilema e verem-se na eminência de ter de escolher entre a conceção de uma família ou o investimento numa carreira. Contudo, ambas as componentes são importantes para a realização pessoal de cada indivíduo, e por essa razão, a literatura aponta uma competição direta e recíproca entre os dois grupos de exigências (família e trabalho) pelo que o trabalho interfere com a família (conflito trabalho-família) e a família interfere com o trabalho (conflito trabalho-família). O conflito trabalho-família refere-se às exigências do trabalho, como por exemplo o tempo e carga de trabalho, que interferem com a capacidade dos indivíduos responderem às suas responsabilidades familiares. Este tipo de conflito afeta a família ao prejudicar tanto o seu funcionamento como o do próprio indivíduo. O conflito família-trabalho refere-se às características das responsabilidades familiares, como por exemplo o tempo necessário para os compromissos com a família, que interferem com a capacidade de resposta às exigências vezes a forma de baixa produtividade, absentismo elevado e maior turnover ou rotatividade de pessoal. O conflito entre a vida profissional e a vida familiar tem sido associado a vários efeitos disfuncionais ligados à diminuição do bem-estar familiar e profissional, a queixas físicas e sicológicas, a cansaço, stress, menor disponibilidade para a família e a insatisfação com o trabalho e com a vida em geral. De uma forma geral, esta conciliação trabalho- família de depende do tempo que cada pessoa dedica a cada uma das partes, pelo que a problemática deste projeto assenta nessa preocupação, o tempo dedicado em cada dimensão (trabalho/família) e qual o seu impacto. Este projeto tem como objetivo estudar de que forma a conciliação da vida familiar pode afetar a vida profissional dos enfermeiros, assim como vida profissional interfere com a vida familiar, pretendendo-se verificar se a conciliação família – trabalho tem impacto na progressão de carreira. A presente investigação encontra-se dividida em duas grandes partes, a primeira corresponde à revisão da literatura e a segunda à investigação empírica. Na primeira parte realizou-se uma pesquisa bibliográfica para definir os valores morais do trabalho, Carreira, Riscos psicossociais, o Conflito trabalho-família, as origens e efeitos. Por conseguinte, na segunda parte são apresentados os objetivos e a metodologia adotada, caraterizando a amostra e suas principais funções para a investigação e onde os resultados obtidos serão alvo de discussão. O instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário a um grupo de 100 enfermeiros do Hospital Distrital de Santarém. O questionário é composto por 21 perguntas, 11 sobre variáveis individuais e 10 sobre variáveis situacionais. Sendo que as variáveis individuais (H1) são questões que abordam: tempo livre para atividades lúdicas e de interesse pessoal (hobbies, desporto, bem-estar); tempo dedicado a atividades com a família; tempo despendido no apoio à família (saúde, educação) e tempo dedicado à organização e gestão da casa (tarefas domésticas); e as variáveis situacionais (H2) são questões sobre: horário de trabalho; ambiente de trabalho; insegurança/ instabilidade laboral; salário / recompensa; condições de trabalho; relação com chefias; possibilidade de formação e autonomia. Com base nos dados recolhidos e tratados é possível elencar alguns dos resultados aos quais o estudo se propõe, nomeadamente, a gestão de carreira e a conciliação vida pessoal-profissional dos enfermeiros.
- RECRUTAMENTO & SELEÇÃO COMO FERRAMENTA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES – O CASO EL CORTE INGLÉSPublication . Pinto Dos Reis, Isabel; Martinho, Filipa; Sampaio, Marta CorreiaCom a mudança do paradigma económico a que se tem vindo a assistir, ao qual não foi alheia a evolução ecnológica exponencial e o grande boom da globalização por ela permitida, as organizações passaram a deparar-se com problemas inéditos. Entre eles o facto de passarem a ser avaliadas tanto por fatores tangíveis como por aqueles que o não são como o conhecimento detido pelo seu capital humano, a capacidade de inovar e a rapidez de adaptação e de resposta às mudanças dos mercados onde operam. O eixo da riqueza desloca-se, dos fatores clássicos de produção: terra, trabalho, capital para um fator emergente: o conhecimento, e com ele as pessoas, o tempo e a criação de valor tornaram-se as variáveis centrais para a vida organizacional. A relativa estabilidade que os mercados até aí viviam, com ciclos de vida de produtos longos e competitividade mais ou menos equilibrada, tornou-se obsoleta. As caraterísticas que passaram a definir os mercados foram a desordem, a turbulência e a mudança constante. Em face desta nova paisagem competitiva tornou-se essencial para as organizações adotarem novas formas de lidar com os problemas diários. Naquela a que Drucker chamou a Era do Conhecimento, a procura da vantagem competitiva que permita a uma organização sustentabilidade ao longo do tempo tornou-se uma constante no dia-a-dia organizacional. Os intangíveis, que historicamente têm sido tratados como valores residuais que não têm representatividade, quer no sistema financeiro das empresas quer no impacto da riqueza nacional, tornam-se fatores decisivos através dos quais o valor das empresas é medido. Logo, é de extrema importância para as empresas alavancar os seus recursos humanos. São eles, afinal, os detentores do conhecimento que fazem parte de cada organização e que constituem a sua identidade, aquilo que a diferencia das outras. Neste cenário, o planeamento estratégico começa a ganhar novos contornos, trazendo para o centro das suas preocupações o facto de ser essencial trazer para dentro das empresas as pessoas que comportem as competências e conhecimentos alinhados com as necessidades estratégicas da organização. Com este intuito, a gestão estratégica começa a procurar novas ferramentas que lhes permitam esse empowerment dos seus colaboradores, e a utilizar as políticas de recursos humanos de uma forma diferente, procurando com elas conseguir a criação de valor que alimenta a competitividade necessária à sobrevivência. Importa, então, analisar e refletir sobre casos em que estas ferramentas são utilizadas como um fator de inovação por organizações de referência no campo de políticas de gestão de pessoas. No presente estudo, a partir de uma metodologia qualitativa - analise documental e analise de entrevista através do software NVivo, pretende-se perceber como o Recrutamento & Seleção está a ser utilizado no Corte Inglês enquanto ferramenta da gestão estratégica, ajudando, num ciclo constante, a manter disponíveis as pessoas que lhes permitam dar resposta quer às necessidades estratégicas quer às mais operacionais, mantendo os seus recursos humanos num nível de relativa estabilidade que lhes permita desenvolver um trabalho de valor acrescentado para a empresa e, por sua vez, desta para o mercado.
- ESTUDO COMPARATIVO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE RISCOS APLICADOS AOS NANOMATERIAISPublication . Tudella, JoanaEste trabalho insere-se numa linha de investigação direcionada para os nanonomateriais - novos compostos químicos com partículas de dimensões muito reduzidas, cuja utilização tem vindo a aumentar significativamente. Em trabalhos anteriores, foi feita uma descrição dos diversos nanomateriais que têm vindo a ser desenvolvidos, entre os quais, os nanotubos de carbono, os vários tipos de grafenos, os fulerenos, nanopartículas de dióxido de titânio, óxido de zinco, óxido de cério; nanopartículas de ouro, prata, platina, sílica, cerâmicas bem como das suas principais aplicações. Foi também efetuado um estudo sobre os riscos associados à utilização dos nanomateriais para a saúde humana e para a própria segurança e acerca da Legislação existente aplicável a este tipo de compostos. Ainda no seguimento desta linha de investigação, foi posteriormente apresentado um estudo sobre a aplicação de métodos de avaliação e controlo de risco aos nanomateriais, descrevendo alguns exemplos, vantagens e limitações. Entre os métodos de controlo que têm sido aplicados com sucesso aos nanomateriais, pode referir-se, por exemplo, o “control banding” e a ferramenta “CB Nanotool”. Este trabalho tem como objetivo o aprofundamento do estudo dos métodos de avaliação de risco que podem ser aplicados aos nanomateriais, fazendo uma descrição detalhada dos mesmos, uma pesquisa bibliográfica mais abrangente e, por último, um estudo comparativo dos vários métodos que têm vindo a ser utilizados. Este estudo pretende focar-se nas principais características, limitações e vantagens de cada um dos métodos apresentados.
- O PAPEL ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GESTÃO DA MUDANÇAPublication . Luís, Vera; Martins, EliseteO presente trabalho tem como objetivo estudar o papel estratégico da gestão de recursos humanos na modificação de paradigma que a mudança ocasionou no mundo atual. Havendo consciência que as empresas enfrentam novos desafios, como a globalização e internacionalização dos mercados, inovação, alterações constantes das tecnologias de informação, emergindo uma economia baseada no conhecimento, espera-se compreender este fenómeno e, nesta primeira fase, através da recolha de informação existente, sustentada por académicos de referência. A posteriori, proceder-se-á à recolha de dados válidos, aplicando um método de avaliação, suportado por um inquérito por questionário a uma amostra representativa de empresas que cumpram com os requisitos de possuírem gestão de recursos humanos estratégico e tivessem passado por processos de mudança na zona de Santarém. Finalmente, após os procedimentos inerentes à recolha e tratamento de dados e, auxiliados por programa específico poderemos chegar a conclusões, expressivas ou não, sobre o nosso objeto de estudo. Neste contexto, as organizações necessitam de acompanhar as transformações, tornando-se mais dinâmicas e inovadoras, por forma a manterem as suas posições no mercado e encontrarem novos elementos de criação de valor. As organizações alteraram o seu funcionamento interno, realinharam os seus processos, práticas ou sistemas de forma a poderem tornar-se mais ágeis e competitivas. Nas organizações atuais, as mudanças surgem a um ritmo acelerado, podendo estas serem provenientes de natureza endógena ou de natureza exógena. A mudança enquanto passagem de um estado para o outro, traduz-se na transição de uma situação para outra diferente. O processo de mudança implica, desta forma, transformação, perturbação, interrupção e fratura. A competitividade, a globalização dos mercados e o foco na obtenção de lucros a curto prazo, conduzem as organizações a processos de reestruturação e reorganização, alterando as relações laborais tradicionais. Estas mudanças suscitam, inevitavelmente, um sentimento de incerteza nos trabalhadores relativamente ao seu emprego, às suas capacidades e às suas possibilidades de desenvolvimento e formação, fato que origina uma redução na sua confiança, na satisfação com o trabalho, na sua motivação e empenhamento. O Capital Humano, principal elemento do Capital Intelectual, constitui a mais importante fonte de vantagem competitiva de uma organização. As transformações ocorridas nas organizações conduziram à necessidade de compreender de que modo a liderança de equipas contribuía para um desempenho positivo das equipas de trabalho, e de que forma poderia funcionar enquanto agente facilitador, nos processos de adaptação e aprendizagem. A gestão de recursos humanos, em articulação com as restantes áreas funcionais aplicaram novos métodos e práticas de trabalho, por forma a rentabilizarem os seus recursos, em especial o Capital Humano, para fazer face às novas competências e exigências do inconstante mercado.
- A LIDERANÇA NO FEMININO E OS ESTILOS DE COMUNICAÇÃO: O PAPEL MODERADOR DO EFEITO GERACIONAL NO EXÉRCITO PORTUGUÊSPublication . Norte, Mariana; Pinto Dos Reis, IsabelNos últimos anos, as organizações têm revisto a postura da mulher no que toca ao seu contributo estratégico, e como resultado disso as empresas estão a abrir espaço para a presença feminina em postos de liderança. O Exército Português foi umas das organizações mais retraídas em relação à inclusão do sexo feminino e à medida que subimos na hierarquia da instituição, o número de mulheres existentes é menor. A liderança feminina destaca-se por possuir caraterísticas exclusivas das mulheres que se distinguem como um conceito de liderança singular e específico, muito procurado pelas organizações atuais. A liderança só pode ser incentivada através da comunicação, sendo esta temática também de grande relevo nesta investigação. Neste estudo participaram militares do sexo feminino do Exército Português, inseridas na Brigada Mecanizada. Foram selecionadas apenas militares que desempenhassem cargos de liderança, nomeadamente as Sargentos e Oficiais. O principal objetivo desta investigação é aferir qual o estilo de liderança vigente entre as líderes questionadas; perceber qual o estilo de comunicação interpessoal que se destaca em contexto militar e compreender de que forma a geração a que pertencem pode afetar a comunicação e a liderança destas líderes. As gerações estudadas foram a geração BabyBoomer, a Geração X e a Geração Y. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o questionário, sendo este último divido em: dados demográficos, um questionário multifatorial de liderança e um questionário que afere o estilo comunicacional. Os dados recolhidos serão depois devidamente tratados com um software de análise adequado às ciências socias, neste caso o SPSS. O inquérito por questionário foi aplicado a militares da Brigada Mecanizada, que ocupam cargos de liderança nomeadamente Sargentos e Oficiais. Tendo em consideração as habilidades interpessoais e a proatividade típica da liderança feminina, espera-se através desta investigação constatar que a liderança feminina em contexto militar carateriza-se por ser maioritariamente transformacional e o estilo de comunicação predominante o estilo de comunicação assertivo. Acreditamos também que a liderança transformacional está mais vinculada às gerações mais jovens, ao contrário da Geração Babyboomer que cremos ser mais rígida e transacional.
