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AM - CS - CC - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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  • A imprensa militar especializada e os desafios das novas tecnologias
    Publication . Rodrigues, Filipe da Silva; Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston; Rodrigues, Paulo Sérgio de Almeida
    O presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como objeto de estudo a Revista da Cavalaria, uma publicação militar especializada, que na sua longa história acompanhou as transformações estruturais no país e os desafios que se foram colocando às Forças Armadas, mais particularmente ao Exército e à Arma da Cavalaria. Recentemente, ocorreram mudanças de vulto no projeto editorial da revista, com a passagem desta ao suporte online. O objetivo do estudo consiste assim em avaliar como a Revista da Cavalaria está a responder aos desafios relacionados com as novas tecnologias, nomeadamente com a presença da mesma nas redes sociais e no seu próprio sítio online. Para tal, além da revisão de literatura, foram efetuadas três tipos diferentes de entrevistas a membros que estão/estiveram ligados à Revista da Cavalaria, e também foi efetuado um inquérito direcionado a associados da revista, sendo por isso um estudo baseado numa estratégia de investigação quantitativa e qualitativa. Conclui-se que o grande desafio para o futuro da revista será o de incentivar todos os associados, e até mesmo leitores não associados, a interagir com a revista, seja na contribuição com artigos, seja na sugestão de melhorias. Outros desafios relevantes serão a sustentabilidade financeira, a divulgação da Revista da Cavalaria, a maximização da sua página na rede social Facebook, o acompanhamento das unidades de Cavalaria, tornar os meios online mais apelativos, a organização de eventos por parte da Associação Revista da Cavalaria, e por fim, o desafio de voltar ao suporte papel. O projeto da Revista da Cavalaria tem de ser de todos e não apenas de um grupo restrito de militares que tentam a todo o custo suportá-lo.
  • A integração de profissionais dos Órgãos de Comunicação Social nas missões táticas das unidades de Infantaria
    Publication . Monteiro, Cristiano
    O presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema “A integração de profissionais dos Órgãos de Comunicação Social nas missões táticas das unidades de Infantaria”. Teve como objetivo geral descrever a integração dos jornalistas em operações das Forças Nacionais Destacadas e captar elementos relevantes para a potencialização das missões operacionais das unidades de Infantaria. Para a concretização deste o objetivo, delimitou-se o trabalho ao Teatro de Operações do Kosovo (1999-2014). A investigação adota uma perspetiva descritiva, com base em metodologias qualitativas, designadamente análise de documentos disponíveis e envolve técnicas padronizadas de recolha direta de informação. Foram aplicados inquéritos por entrevista a três militares, nomeadamente ao atual porta-voz do Exército e aos comandantes das forças militares portuguesas em 2013 e 2014, e a oito jornalistas que acompanharam os militares portugueses no Kosovo de 1999 a 2014. O método de abordagem utilizado na investigação é o hipotético-dedutivo. Para tal, foram elaboradas hipóteses de investigação, que são respostas provisórias ao problema, que no final do processo de investigação vão ser confirmadas ou refutadas, com o intuito de atingir o objetivo principal da investigação e por fim responder à questão central. Os resultados indicam que, o Exército tem evoluído positivamente na relação que mantém com os Órgãos de Comunicação Social, especificamente no Teatro de Operações do Kosovo. Contudo, verifica-se ainda resíduos de desconfiança de parte a parte, relativamente a informações que são mantidas em confidencialidade pelos militares. Consequentemente, esta salvaguarda da informação causa alguma consternação nos Órgãos de Comunicação Social, ou até mesmo desentendimentos entre estes e os militares, por ambicionarem o acesso a certas informações. Dos resultados conclui-se que o respeito mútuo, a responsabilidade, a honestidade são elementos importantes, já que eliminam na sua maioria a falta de credibilidade que poderá haver entre as duas partes. Valoriza-se igualmente a existência de disciplina e de um conjunto de regras pelas quais os jornalistas se devem reger, quando estão integrados com forças militares em Teatros de Operações. Isto para permitir salvaguardar tanto a segurança destes como a dos militares e para o êxito da atividade operacional. Deste modo, realça-se a importância de reforçar o investimento em ações de formação que promovam o intercâmbio entre os militares e os jornalistas para desenvolver uma melhor perceção das limitações e as possibilidades de cada um no Teatro Operações em que vão interagir.
  • Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual conjuntura nacional
    Publication . Fragosa, Pedro
    O presente Trabalho de Investigação Aplicada versou a “Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual Conjuntura Nacional”. Tendo como objetivo principal contribuir para a criação de medidas que ajudem na melhoria da imagem das Forças Armadas como um todo. Para o estudo foi realizada uma entrevista exploratória à Professora Doutora Helena Carreiras, por forma a perceber qual o estado atual da arte, bem como um Inquérito por Questionário aplicado a uma amostra de trezentos e oitenta e quatro indivíduos de ambos os sexos, habitantes no Distrito de Aveiro. Com base nas respostas obtidas nos Inquéritos por Questionário, efetuou-se o tratamento e análise estatística com recurso a programas estatísticos como Statistical Package for Social Sciences e Microsoft Excel Office 2010. Após a análise de dados conclui-se que a Opinião Pública sobre as Forças Armadas é bastante positiva, muitas vezes influenciada pelos Media. Entre os dados obtidos, destacamos os seguintes: A maior parte dos inquiridos entendem que as Forças Armadas são necessárias para o País, assim como consideram serem importantes para a Defesa Nacional. Em relação à confiança que os inquiridos têm nas Forças Armadas, mais de metade dos inquiridos consideram os militares pessoas sérias e honestas e aconselham o ingresso de familiares e amigos nas Forças Armadas. No que concerne ao efetivo das Forças Armadas, os inquiridos têm uma percepção muito próxima da realidade do total do efetivo das Forças Armadas, concordando que o efetivo atual é o suficiente. De treze instituições apresentadas, as Forças Armadas são aquelas em que a maior parte dos inquiridos confia, tendo obtido uma média positiva, os Partidos Políticos é a instituição que menos confiança transmite aos inquiridos. Uma parte significativa dos inquiridos concordam que a atuação das Forças Armadas contribui muito para o prestígio internacional do País, assim como entendem que as Forças Armadas são eficazes no cumprimento das suas missões.
  • A Aprendizagem da Língua Inglesa na Academia Militar
    Publication . Fernandes, Vítor
    Actualmente a importância da Língua Inglesa é indiscutível nos mais diversos sectores, nomeadamente a nível económico, cultural e profissional. As Forças Armadas Portuguesas reconhecem igualmente a importância da Língua Inglesa na carreira dos Oficiais dos Quadros Permanentes. É também um facto que os futuros Oficiais do Exército e da GNR têm como parte integrante do seu currículo durante o curso da Academia Militar a Unidade Curricular de Língua Inglesa. Contudo, ao longo dos anos, tem-se constatado que nem todos os alunos atingem, no final do 4º ano de curso, os níveis mínimos exigidos preconizados pela OTAN, segundo o acordo normalizado STANAG (NATO Standardization Agreement – Language Proficiency Levels) 6001, para aprovação naquela Unidade Curricular. O presente Trabalho de Investigação Aplicada procura encontrar as possíveis causas para este problema. Para tal, um inquérito relativoà Unidade Curricular de Língua Inglesa foi aplicado a uma população alvo constituída por Alferes, Alferes Alunos, Aspirantes-Alunos e pelos Cadetes-Alunos do actual 8º Semestre. Da análise dos dados, obtiveram-se alguns resultados que podem contribuir para a existência do problema inicial, entre os quais: insatisfação por grande parte dos alunos relacionada com os conteúdos programáticos; o factode muitos alunos terem dificuldades ao nível das suas capacidades para a aprendizagem de competências linguísticas; o pouco tempo disponível extra tempo lectivo para a práticadas competências linguísticas; a falta de motivação dos alunos. Concluiu-se ainda que o ensino está mais adequado aos objectivos do nível intermédio, embora estes não progridam significativamente ao longo dos quatro anos de curso. No final deste estudo e com base nos resultados obtidos, apresentam-se algumas conclusões e sugestões para reflexão.