AM - DC - DAL - AE - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer AM - DC - DAL - AE - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais por título
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
- Comportamento de Fachadas Envidraçadas sob a Ação de ExplosõesPublication . Rita, Rui; Pedro, José; Matias, PedroNuma análise de qualquer sistema de proteção de uma estrutura é crucial considerar três elementos: o sistema de fixação, os elementos estruturais e as ações. No presente estudo foram estudados vários aspetos relativos ao vidro e ao seu comportamento como elemento estrutural. O vidro pode ser um elemento estrutural inserido em fachadas VEC (Vidro Exterior Colado) e VEA (Vidro Exterior Agrafado). Nas fachadas exteriores de vidro agrafado, as possibilidades de soluções de fixação são muito diversas. Para que os painéis de vidro não apresentem tantos danos, terão de possuir melhores propriedades mecânicas, maior espessura ou diferentes condições de apoio na estrutura de suporte. Em todos os modelos se detectou uma formação clara do Mach stem, pelas características dadas à explosão, porque a fachada recebe mais carga desde meia altura até à base. Portanto, ocorre uma reflexão no plano do solo e posterior potenciação da onda de choque e do próprio impulso incidente. Pela análise dos resultados, o dissipador não teve um impacto tão significativo com esperado. Regista-se uma certa capacidade para amortecer a ação dinâmica transmitida à estrutura, mas não consegue amortecer o que seria necessário para reduzir de forma clara os danos estrutura de suporte.
- Conversor Boost totalmente integrado em Tecnologia CMOS de 130nmPublication . Moreira,Sérgio Martins Maciel; Santos,Pedro Mendonça dos; Borges,Maria Beatriz VieiraEste trabalho propõe um conversor Boost totalmente integrado num processo CMOS de 130nm, apenas alimentado por uma OPV. O sistema inclui um conversor Boost a funcionar em modo lacunar (MCD), comutado a 1,2GHz, com recurso a um oscilador LC de par cruzado. O circuito é usado para aumentar a tensão de saída de uma OPV (na ordem das centenas de mV) para uma tensão padronizada de 1.2V. A proposta mostra que o objetivo é cumprido com uma implementação em Silício inferior a 0,34 (µm)2, o que torna este sistema numa solução comparável ao estado-da-arte, com vantagens significativas em termos de miniaturização
- Detecção de Intrusões por Monitorização do Comportamento através de Mudanças de ClustersPublication . Fernandes, Tiago; Dias1, Luis; Correia, MiguelO presente trabalho apresenta uma abordagem de detecção ao de intrusão que assinala a atividade maliciosa sem conhecimento prévio sobre ataques ou sem dados de treino. A abordagem Cluster Change-Based Intrusion Detection (C2BID) detecta intrusões através da monitorização, do comportamento de máquinas (servidores, computares ou outros elementos de uma rede de computadores). Para esse efeito, o C2BID define e extrai características da rede, agrega máquinas com comportamento semelhante utilizando o clustering, e analisa depois como as máquinas se movem entre clusters ao longo de um per´ ıodo de tempo. Isto contrasta com os trabalhos anteriores na área que param na etapa de clustering. Avaliamos experimentalmente este sistema com um conjunto de dados de avaliação, (artificiais) e um conjunto de dados do reais, obtendo melhor F-Score do que as soluções anteriores.
- Estudo do Comportamento Estrutural da Ponte Militar Mabey&JohnsonPublication . Osório, Eduardo Miguel da Silva; Pedro, José Oliveira; Matias, Pedro; Academia MilitarAs pontes logísticas militares são, desde a década 30 do século XX, indispensáveis em vários teatros de operações possibilitando transpor obstáculos com elevada rapidez, tais como cursos de água. Procurando aumentar o comprimento de vão bem como a capacidade de carga da mais recente ponte logística militar em Portugal, Ponte Mabey, elaboraram-se vários modelos numéricos de elementos finitos, aferidos com outros estudos, os quais pretenderam avaliar a capacidade de carga da ponte para uma configuração de montagem de um tabuleiro contínuo com dois vãos longos de 57.91 m. Tendo em consideração as limitações de capacidade de carga encontradas para a configuração estudada, tanto para tráfego de natureza militar como civil, avaliaram-se várias possíveis soluções de reforço, desde a alteração geométrica da ponte a alterações de secção e adição de novos elementos. Uma vez definida uma solução possível de ser utilizada, realizou-se o estudo da montagem da ponte por lançamento incremental, a partir da solução proposta pelo fornecedor e um lançamento que foi possível acompanhar e estudar, na Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia n.º 1 , que serviu como referência no estudo do lançamento da ponte.
- Plataforma de gestão de Energia para Edifícios do ExércitoPublication . Bernardo, Jóni André Santo; Chambel, Énio Rodrigo Pereira; Silva,Carlos Augusto SantosTendo em conta o panorama e a conjuntura atual que se vive nas forças armadas, o termo de ordem comum a todos os ramos é de contenção de custos e racionalização dos recursos. Nesse âmbito, a eficiência no emprego dos meios e dos recursos assume um papel vital para o cumprimento das missões atribuídas. Para poder atuar com critério e de forma eficaz no processo de redução do consumo energético e na sua eficiência é impreterível que se saiba quando, onde e quanto se consome de energia elétrica. Segundo os resultados da análise das simulações foi possível aferir os consumos e comparar os valores relativamente ao campus e a viabilidade económica da adoção de sistemas diferentes. Através da modelação geométrica e simulação dinâmica do edifício que aloja os alunos, é possível averiguar que a modalidade adotada na simulação 1, que corresponde a que a AMA atualmente adota, corresponde à medida mais dispendiosa, pois se a AMA adotar a medida sugerida na simulação 2 para as duas casernas, ou seja para as 4 Companhias, a AMA consegue poupar 8 716,38 € anuais se optar pelo aquecimento dos quarto através do uso dos radiadores e o gás natural como fonte de aquecimento das águas de AQS e dos radiadores. No entanto, a simulação 3, a adoção de painéis solares térmicos, permite poupar anualmente 11 501,28 €, no entanto necessita da instalação de um sistema complementar, o que envolve custos iniciais, mas possui um maior retorno a longo prazo, sendo este prazo dependente do investimento inicial real. A adoção do sistema da simulação 4, é o que permite a maior poupança anual e a maior redução de emissões de GEE, porém, consiste no sistema com o investimento inicial mais alto mas também o que apresenta o maior retorno do investimento e redução de custos a longo prazo. Por fim, e utilizando a simulação primária no DesignBuilder, é feito uma extração sumária dos consumos gerais e específicos do edifício e insere-se esses mesmos dados nos arquétipos do CEA, sendo esta metodologia a mais fácil de implementar de modo a obter arquétipos precisos e realistas dos consumos de diferentes categorias de edifícios pertencentes ao Exército Português. Esta metodologia permite a gestão e controlo dos consumos das unidades militares numa escala a nível macro (campus), mas também a um nível micro (edifício/setor de edifício).
- Reconhecimento Facial Através de Aprendizagem Profunda em Imagens MultiespectraisPublication . Chambino,Luis Lopes; Silva,José Silvestre; Bernardino,AlexandreNeste trabalho, é proposta uma nova arquitetura para o reconhecimento facial utilizando imagens multiespectrais. A arquitetura produz conjuntos de características de 256 dimensões que representam a identidade de uma pessoa baseada em imagens multiespectral. Adicionalmente, neste estudo é proposto um detetor de personificação com o objetivo de detectar a utilização de máscaras. O classificador multiespectral obtém melhores resultados quando comparado com o YCbCr ou o HSV. Foram realizados diversos testes com o intuito de identificar quais as melhores camadas a adaptar da LightCNN e concluiu-se que o melhor resultado corresponde ao conjunto das camadas ({1-3}+UCL). Este estudo permitiu concluir que quanto maior for o número de camadas adaptadas, pior é o resultado final. Os melhores resultados ocorrem da adaptação das camadas iniciais da rede neural. Para classificar os conjuntos de características de 256 dimensões o classificador SVM com kernel linear obteve os melhores valores em rank-1 quando comparado com os restantes classificadores, para as duas bases de dados multiespectrais utilizadas. Estudos extensivos nas bases de dados multiespectrais demonstraram a superioridade da metodologia proposta, tendo sido obtidos valores em rank-1 de 99,7% e 99,8% para as bases de dados multiespectrais Tufts e CASIA NIR-VIS 2.0.
